quarta-feira, 24 de junho de 2015

2 E nem tudo são flores no mundo do artesanato!

pap, artesanato, molde, passo a passo
imagem via 
Artesão da Depressão - aproveite pra ouvir esse vídeo-paródia

Post pra turma que faz arte com tecido, cola, madeira, tintas, EVA, papel e outros materiais porque acredito que a maioria do que é citado no vídeo serve como dica/lembrete/conversa para vários estilos de artesãs:



Eu gostei do vídeo, acho que ela deu uma geral em vários seguimentos do artesanato, inclusive com muitas dicas pra gente pensar na hora que vai trabalhar com isso e, independente de quanto % ela tem ou não razão, são coisas que a maioria das artesãs não pensa. 

Nos concentramos só em ver o pap, fazer e tentar vender ...

Em relação ao que ela falou sobre os PAPs - os tão amados, desejados e cobiçados passo a passo ... 
Bom, eu sou muito agradecida a turma que disponibiliza PAP de graça, seja em vídeo no Youtube, seja em fotos em blogs e Facebook, mas também acho que se a pessoa quer vender o PAP que fez, é direito dela...eu já comprei cursos de artesanato na EDUK porque, além dos moldes, as aulas são muito bem explicadas e o que eu aprendo lá serve pra muitas outras peças além das ensinadas, mas nunca comprei PAP nas redes sociais porque, sinceramente, até hoje não vi nenhum sendo oferecido que eu ainda não tenha encontrado de graça procurando ...nem que seja naqueles sites japoneses que, sim, eu não entendo a linguagem, mas são tão bem explicados que com paciência e persistência, vendo várias vezes, dá pra entender visualmente como fazer. 

Aliás, eu vejo muito é PAP sendo oferecido com peças que foram ensinadas nesses sites japoneses, coreanos, canadenses... Se acho errado venderem? Não - embora também concorde que seria ético citar a fonte original - até porque tem gente que prefere a versão explicadinha em português, mesmo sendo paga. E aí, se a pessoa refaz a peça com medidas e explicações em português e acha que é justo receber por isso...Ok, afinal, os tradutores de livros também não ganham por esse serviço?

**********************

2 comentários:

  1. Gostei do vídeo, é o que penso também.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olha, conheço muita gente que rala com artesanato mas é difícil tirar grana viu?
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...