segunda-feira, 28 de setembro de 2015

22 Dá para fazer em casa: decorar espelho de luz !

Aproveitando que o fim de ano está quase aí e nessa época a gente adora dar uma mudada na casa, redecorar, enfeitar pra virado de ano estou republicando esse post que ensina como decorar os espelhos de luz da casa. 
Lembrando que eu fiz com tecido e guardanapo de papel, mas tem gente que faz com tecido adesivo, papel contact ...

Bem, como artesanato agora faz parte da minha vida e, embora eu ainda não tenha desenvolvido amor pela máquina de costura, descobri um mundo de tecidos maravilhosos quando comecei a procurar coisas para patchwork e, procurando alternativas para usar alguns deles, decorar (ou customizar) espelhos de luz apareceu como opção (impressionante como dão outra vida as paredes).

Mas vamos ao meu PAP (que só a pouco tempo descobri que significa 'passo a passo' ) e, se alguma coisa não ficou explicada ou a explicação ficou confusa, deixe a dúvida nos comentários. 


da pra fazer em casa espelho luz decorado

Início:



Eu usei os espelhos de casa, então, depois de desparafusar da parede, lavei e sequei bem. 
Tecido escolhido coloquei o espelho de luz em cima e, como o objeto é pequeno eu não risquei, cortei direto (lembre-se que o tecido  vai ser preso pelo lado de dentro, então não corte do tamanho exato do espelho, deixe sobrando uns centímetros como aparece na foto do lado esquerdo. Faça isso na volta toda
Depois passei cola branca sobre o espelho e cobri com o tecido. Para tirar o ar e não deixar bolhas, passei uma espátula (dá para usar uma régua) sobre o tecido. 

passo a passo espelhos de luz decorados

Depois de seco, é virar e  esconder o tecido do lado de dentro. O primeiro espelho que fiz eu usei cola (tipo super bond) pra fixar o tecido, mas foi um tal de colar os dedos...daí que no segundo eu já troquei pela fita dupla face. A minha é fina, mas mesmo assim ficou mais alta que o espelho, então, antes de puxar a película da fita, eu cortei as sobras e as colei num outro pedaço do espelho. Fui fazendo isso até cobrir toda a volta. Usei a ponta fina da tesoura para começar a tirar a película da fita e o resto puxei com uma pinça sobrancelha. 
                       
Para virar o tecido com facilidade, dei uns picotes nele...


 A mesma coisa eu fiz no cento 

  

Depois passei sobre o tecido (em cima e nas laterais) verniz , mas tem quem use a mesma cola branca para impermeabilizar ou termolina leitosa. 

espelho de luz decorado sexta arteira
Eu usei Gliter sobre o tecido antes de impermeabilizar, passei com o dedo mesmo, só para dar um brilho, mas não gostei do resultado quando coloquei na parede. Fica bonito, mas quando bate a luz ...


Fiz outro e não passei o gliter (é o da primeira imagem do post) daí lembrei de uns laços de acrílico que comprei em Maringá e coloquei com durex sobre uma borboleta, só como sugestão caso você queira incrementar. Ficou até parecendo uma borboleta, né não?

customizar espelhos de luz

Fiquei tão empolgada que decorei mais dois espelhos de luz , dessa vez para a clínica de massagem da minha mãe. As decoração lá é em lilás e branco, inclusive as paredes então para a parede lilás eu usei esse guardanapo de papel (em casas de artesanato e livrarias tem muitas opções de estampa e cores).

Para decorar com guardanapo de papel, o passo a passo é o mesmo do tecido, só não use espátula ou régua para tirar as bolhas que o guardanapo rasga fácil (é, aconteceu comigo). Na segunda tentativa eu tirei as bolhas com delicadeza; coloquei sobre o guardanapo um plástico fino (pode ser filme de cozinha) e fui apertando com os dedos suavemente sobre (vá fazendo pedacinho por pedacinho, aperte e não puxe que é pra não esticar o guardanapo. Aviso: quando a cola no espelho (e depois na hora da impermeabilização) começa a secar no guardanapo a impressão é que vai ficar tudo enrugado, mas não ficou. Mas confesso que a aparência, a princípio, me assustou. 

 Já pronto, na parede, ficou assim...

customizar espelho de luz pitacos de luz

Já para a parede branca eu achei que o guardanapo florido ia ficar muito chamativo, então usei esse tecido lilás que é bem delicado...


 Minha mãe gostou do resultado, então agora eu vou ter que fazer pras outras tomadas!!!


Dica final:  No youtube tem um vídeo que ensina a customizar espelho de luz. O vídeo têm umas dicas boas no caso de você customizar espelho de luz antigo (amarelado) principalmente se você quiser usar guardanapo de papel com estampa clara (no guardanapo o ideal é que o espelho seja branco) ou se você  for bom em desenho e quiser customizar o espelho transformando-o numa mini tela de pintura. 

Se você também faz arte, deixe o link do seu blog de artesanato ou de um post onde você, assim como eu, se aventurou nos trabalhos manuais...


E se você viu por aí algum trabalho que curtiu e acha que é legal para mostrar  mande um e-mail para o pitacosdelua@gmail.com 




**********

22 comentários:

  1. Bom que é o tipo de trabalho que dá pra fazer sentada, depois do primeiro dá pra fazer vendo TV...
    Ainda bem porque, espelho de luz, é algo que a gente acaba não fazendo só um, até porque interruptor e tomada tem váaaaarios na casa :)

    ResponderExcluir
  2. Achei bacana, mas eu não tenho muita paciência pra fazer isso.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo que ficou!
    adoreei!!! beijos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Eu gostaria de saber manejar uma máquina de costura, mas não tenho tempo para pregar um botão. Deixo tudo para a passadeira, os pequenos consertos! Quanto ao espelho do interruptor de luz, eu preferiria comprar tecido adesivo e colar somente na frente, sem precisar tirar da parede, ou melhor, desparafusar! Aqui em casa os espelhos não tem parafuso e são de metal polido, se eu desencaixasse, não encaixariam com um tecido envolto. Acho que os tecidos adesivos vieram para simplificar. Gostei do seu empenho!!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma...
      Ainda bem que as tomadas daqui de casa são simples, dá pra desparafusar e parafusar 'trocentas' vezes :)
      Pra quem não pode desparafusar, como vc, realmente o tecido adesivo deve ajudar, embora até pareça bem fácil fazer assim, fico pensando no contorno da tomada; na parte de cima deve ser simples, mas no contorno, pra fazer o acabamento direitinho, deve ser mais complicado...Se eu tivesse tecido adesivo, ia até fazer o teste, mas onde moro, já procurei e não encontrei (pensei nele pra fazer decoupage em caixa,deve facilitar),então eu não sei se, na prática, o tecido é bom pra uso.
      Mas mesmo para quem tem acesso ao tecido adesivo, creio que o tecido normal, pra usar com cola, tem a vantagem de ter todas as opções de estampa que a gente encontrar porque artesanato tem aquela coisa da gente se apaixonar por determinada estampa, mas para quem gostar de uma no tecido adesivo, claro que vale muito a pena experimentar, afinal, se dá para decorar com um tecido que a gente goste, sem sujar os dedos de cola, só besta pra não usar, né?

      Excluir
    2. Vc falou algo muito singular...se apaixonar por uma estampa ,guardei um pedaço de tecido lindo que sobrou de um vestido de mamis.Adivinha se não vou personalizar o espelho do interruptor do meu cantinho !adorei a ideia !!bjs.

      Excluir
    3. Vc falou algo muito singular...se apaixonar por uma estampa ,guardei um pedaço de tecido lindo que sobrou de um vestido de mamis.Adivinha se não vou personalizar o espelho do interruptor do meu cantinho !adorei a ideia !!bjs.

      Excluir
  5. Eu simplesmente amei o seu trabalho. As tomadas daqui de casa são como essas da sua casa. Vou fazer isso na do meu quarto. Agora os que fez para sua mãe ficaram show de bola! Parabéns! Para quem diz que não é arteira vc está me saindo uma perfeita! Continue assim. Pois eu amei esse seu trabalho.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana se você fizer mesmo, tira foto e mando pro pitacosdelua@gmail.com pra eu mostrar aqui também.

      Quinta feira eu achei um tecido que foi paixão a primeira vista, estou decorando as tomadas da minha cozinha (tô meio compulsiva rs)

      Excluir
  6. Own que fofura!
    Meus espelhos aqui estão em petição de miséria, encardidos e velhos.
    Ia comprar novos, mas de repente me arrisco e encapo todos!
    Se fizer te falo.
    Aí, garota! Arrasando no pap rsrsrs

    beijosss

    ResponderExcluir
  7. OI Lu, adorei a iniciativa.... eu sou arteira e adorei essa dica. um beijo.

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  8. Lu esse Mateus Tiberio é o folgado do meu filho, que usa o meu note e não se desliga na opção "sair", dai vem euzinha, sem saber de nada, fazer comentarios nos blogs das amigas e aparece o nome dele, saco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia sem problemas, aliás, diz pra ele voltar mais vezes :)

      Excluir
  9. Muito bonito o feito com papel, e a cor da parede também.

    ResponderExcluir
  10. Oi LU amei seu trabalho, suas ideias, parabéns!!!


    Blog cantinhodasartesereciclagem.com

    ResponderExcluir
  11. Oie...nossa adorei a sua idéia, vou tentar fazer na minha casa, já que estou tentado decorá-la de um jeito barato e simples e que eu mesma possa fazer. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olha ficou uma lindeza esses espelhos de luz viu.
    Bom fds!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  13. Lindos adorei quero fazer tbm.

    ResponderExcluir
  14. Lindos adorei quero fazer tbm.

    ResponderExcluir
  15. Lindos adorei quero fazer tbm.

    ResponderExcluir
  16. Lindos adorei quero fazer tbm.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...