quarta-feira, 17 de outubro de 2012

2 Pitacos de entretenimento: Branca de Neve e o Caçador

Eu tentei não por spoiler que comprometessem o filme. Sei que tem gente que não gosta. Creio que consegui mas não garanto... Se eu falhei, desculpa :(


Se você não assistiu Branca de Neve e o Caçador no cinema, eu diria que você não precisa correr para pegar o filme que acabou de chegar as locadoras (que foi o que eu fiz no feriado do dia 12/10). Claro que isso não vale se você é do tipo que tem que ver tudo quanto é lançamento ou ficou fascinado pelo trailer, amou as fotos ou ficou ansioso pra ver o filme depois de ouvir falar muito do caso entre Kristen e o diretor (é, tenho a minha teoria sobre, mas fica pro final). 
Ah, e é claro que você pode ter um blog e querer ver o filme logo para escrever sobre ele.


Sim, o filme tem um visual diferente, principalmente porque em parte do filme saem aquelas cores vibrantes dos tradicionais contos de fadas e entram muitos tons de cinza (e a turma que curte observar a fotografia, vai curtir assim como os efeitos especiais, mas sobre a parte técnica com certeza tem gente mais competente no assunto opinando pela internet). 
Em relação a história, no começo a narrativa lembra mesmo o tradicional conto de fadas "Branca de Neve" embora tenha uma mudança significativa no roteiro em relação a história da Madrasta de Branca como a gente conhece. Mas nada que comprometa o 'conto de fadas', pelo contrário; da uma outra visão do porque a rainha é como é, o que eu achei até interessante. 

E que como é bela e que doce olhar tem a menina Branca de Neve - embora visualmente não me lembrasse a Branca de Neve das histórias. Cadê o cabelo negro como a noite??? 
Problema é que, depois de adulta, não vejo como alguém possa olhar para as duas e dizer que Kristen, a Branca, é mais bela que Charlize, a rainha (em interpretação maravilhosa). Para achar isso só o espelho estando embaçado (que no filme nem é exatamente um espelho) ou se levar em conta que 'a beleza está no interior: Branca é boa, a rainha é má'. Aliás, no Caravela Virtual há uma resenha sobre o filme e o autor comenta que no Brasil a tal frase do espelho, essa que a gente conhece como 'Espelho, espelho meu...Existe alguém mais bela do que eu?' na verdade foi adaptada por questão de rima, que no original ela se refere a 'exuberante' e o autor avalia que 'exuberante' não se refere apenas a beleza externa, mas a interior. 

Ok, pode ser... Segue pela teoria de que, na verdade, o espelho mágico não mostra só a aparência física, mas visualiza sua alma. Mas aí essa rainha, imagino eu, não teria ouvido do espelho que era a 'mais bela/exuberante' nunca, né não? Será que no reino todo não havia uma mulher de melhor alma que a rainha? Só Branca? Se for assim o reino então bem que merecia as mazelas porque passou.

Fato é que, mesmo com deslizes, as mulheres do filme roubam a cena: o caçador, que já foi o Thor, é bonito, está fisicamente adaptado ao papel, mas vejo a atuação dele deixando sempre a desejar (pelo menos nesses dois filmes que vi com ele). O irmão da rainha má é uma caricatura do homem que ele não é por ser subjugado pela irmã. E o William, apesar do amor por Branca estampado no olhar, toda vez que aparecia me dava aquela sensação de que ele tinha esquecido parte do texto. 

Se achei o filme ruim? Não, mas não é um daqueles que eu vejo e fico torcendo para poder ter logo na minha coleção (que já está mais gordinha do que quando tirei essa foto). 
Se acho que você não deve assistir? Ah, claro que deve. Mas se você for na locadora e ele não estiver, tudo bem. Tem muitos outros que você pode assistir antes dele. 

Se bem que se você tem amigos que quando se reúnem falam sobre filmes, bem capaz de você se sentir excluída.  Provavelmente vão comentar sobre Branca de Neve e o Caçador.
Melhor do filme, para mim, ficou por conta dos extras que eu curto. Adoro saber como foram feitas as filmagens, alguns efeitos, preparação dos atores, ver cenas deletadas.

imagens via Adoro Cinema

Agora a gente chega aquela parte do 'opinião minha, claro'. Você que também viu o filme pode ter ficado com aquela sensação de que nós dois não vimos o mesmo filme. Acontece. Comenta aí.


*****

Ah, e sobre a minha teoria sobre o envolvimento de Kristen com o diretor do filme: Eu não me surpreenderia se tivessem surgido rumores de que os dois resolveram garantir uma visibilidade maior ao filme ligando ele a um escanda-lo, daqueles que rendem capa de revistas e muitas horas nos programas de TV.

No fim a fofoca da traição acabou sendo mais instigante que o filme. 


2 comentários:

  1. Tudo um grande golpe de marketing para alavancar o filme que não é tão bom.
    Quem nunca?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lulu... o Robert Pattinson até já voltou com a Kristen :)

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...