sexta-feira, 19 de outubro de 2012

2 Avenida Brasil: Carminha e Nina, o final!

Segundo os TT's, que nessa quinta anunciavam o capítulo #OiOiOi178Avenida Brasil acaba no capítulo 179 - sexta-feira, 19/10 - e, pra ser franca, pra mim já acaba tarde. 
Aliás, confesso que nem entendo todo o sucesso que dizem que ela fez. E acho meio ridículo quando dizem que a teledramaturgia vai se dividir em duas: uma antes e outra depois de Avenida Brasil. Só posso rir e dizer OiOiOi? Ah, não força...


Avenida Brasil: Elenco de primeira, mas roteiro com mais buracos que estrada de chão...

OK, talvez eu seja suspeita pra falar já que não acompanhei toda a novela pela TV porque foi uma trama que não me convenceu, não me ganhou. Mais interessante foi acompanhar Avenida Brasil pelo twitter

O maior problema da novela, pra mim, foi que chegou com 10 anos de atraso. A história passada no lixão, a dificuldade de Nina em provar a traição de Carminha e Max, por exemplo, seriam muito mais plausíveis 10 anos atrás. Hoje viraram piada na internet. 

Em certo momento da novela, no capítulo 100, quando Nina deu a virada para se vingar do seu algoz, Carminha, o bem e o mal das personagens ficaram bem misturados e a disputa pra ver quem na verdade era vilã, Nina ou Carminha, acabaram tornando a novela uma febre nas redes sociais. 

Fato é que, nem no mundo real, cada um de nós é 100% bom ou 100% ruim. 
O que não deixa de ser assustador. 

Mas observando a história das duas, no fim, eu confesso que achei que Carminha tinha mais motivos pra ser do jeito que era do que a Nina teve pra acabar sendo vista como justiceira.



Nina descobriu que o pai estava sendo traído e ia ser roubado pela madrasta e pelo amante dela. O pai morreu. A madrasta a mandou para o lixão. A garotinha passou... Um ano no lixão? Ainda menina foi para a Argentina. Teve uma pai que a amou muito. Teve duas irmãs que a adoraram. Teve uma vida boa. Cresceu, tinha um noivo bom, tinha um trabalho que gostava. Mas só pensava em se vingar da madrasta... 

Carminha, ainda menina, tinha uma vida boa: De um dia para o outro, por causa da traição do pai, a sua vida virou um inferno. A mãe tentando matar a amante do pai, matou uma criança. Carminha viu o próprio pai matar a mãe e teve que ficar em silêncio. Carminha foi parar no lixão. Carminha era obrigada pelo próprio pai a dar golpes, a se prostituir... Carminha teve um filho e teve que abrir mão dessa criança... 

Bom, não sei pra vocês, mas se Nina/Rita teve motivos para se vingar de Carminha, Carminha teve muito mais para querer se vingar do mundo. Foi cruel mandar Rita para o lixo? Foi... Mas com certeza parece mais cruel para você e para mim do que para a própria Carminha que foi criada lá. Afinal, ela cresceu lá, se fez forte por lá... Se ela quisesse acabar com a vida de Rita, provavelmente não a teria mandado pro lixão. 


E Nina, finalmente voltou ao Brasil e conseguiu se infiltrar na casa de Carminha para se vingar, mas quando teve a oportunidade de 'livrar a família de Tufão daquela diaba', o que ela fez? Ficou naquele joguinho de humilhar a Carminha transformando-a numa doméstica... 
Se queria mesmo punir Carminha, porque não mandou Carminha para cadeia quando teve oportunidade e se queria salvar a família do Tufão porque não entregou as fotos para que se livrassem logo dela?
Mas Nina passou tantos anos se alimentando do ódio que sentia pela Carminha que acabou dependente dele; é como se não conseguisse se afastar da Carminha para continuar se alimentando do ódio que sentia por ela. Acontece com algumas pessoas na vida real também.

Se fosse filme americano, ao invés de novela, bem capaz de Nina/Rita acabar sendo internada depois de ver aquela que por tantos anos envenenou sua alma, morrer. 
Porque, pelo que eu vi da novela, Nina sentia necessidade de se alimentar desse ódio e por causa dele várias vezes abriu mão do amor que tantos tiveram por ela durante a novela. 

Mas se tem uma coisa que trama da novela deixa, é a lição de que se alimentar de ódio é uma merda! E que não fazer uso das tecnologias disponíveis na atualidade, uma grande burrice. 

***********


2 comentários:

  1. Bom mesmo é que a gente fizesse valer o ditado: A melhor vingança é ser feliz.

    E imaginar que, quando a morte chegar ao que te fez mal, vai ter alguém que vai garantir que ele vá pro inferno! :)



    ResponderExcluir
  2. Ódio não leva a nada. Tb fiz minha postagem sobre a novela.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...