segunda-feira, 30 de julho de 2012

0 Manu Gavassi: você não gosta, mas sua irmãzinha curte!

Verdade seja dita: até o programa De frente com Gabi deste domingo, eu não tinha a menor ideia de quem era Manu Gavassi. Mas a própria Manu explicou isso quando citou que quem costuma ouvir suas músicas são adolescentes e garotas mais jovens que se identificam com as músicas que ela escreve sobre garotos errados, amores distantes (ela tem 19 anos e começou a fazer sucesso com vídeos no youtube). 


Manu é uma garota que cresceu no meio musical, com pai radialista que incentivou a filha a gostar de música desde cedo. A ensinou a dedilhar o violão e quando viu que a filha amava cantar e começava a compor, colocou a filha em aulas de violão e canto. Coisa que qualquer pai amoroso, que tivesse condições, faria. Ou não? 
Talvez por ter sido uma criança com vocação para dança, música e para as letras, mas que nunca foi muito incentivada em casa para nada que não fosse arrumar prateleira no mercado e lavar louça em casa (mimimi), simpatizei com a história de Manu. Aquela sensação de 'se em toda casa fosse assim, existiriam menos adultos frustrados'.  Mas imagino que o que para mim pareceu 'fofo' já seria um bom motivo para muita gente que teve seus talentos ignorados,antipatizar com a sortuda Manu Gavassi.

Manu canta bem? Com certeza a garota é afinada. Se tem boa voz? Com certeza pode melhorar. Tem aquela voz meio anasalada (que o povo esculachou com prazer no twitter chamando de 'taquara rachada'). Mas desde quando só os cantores de voz maravilhosa fazem sucesso? Eu gosto de Renato Russo, mas confesso que gosto mais por causa de algumas letras do que exatamente pela voz, porque,né...(ops... Senti uma pedrada aqui).
Verdade que não achei as letras das músicas de Manu obras primas. Mas, sei lá; sempre penso que a letra de uma música é boa quando toca nossos sentimentos, nossas lembranças, nossos sonhos, nos faz companhia, nos conforta, nos incentiva. E as letras de Manu parecem estar tocando várias garotas que se identificam com ela. Então para essas, as músicas de Manu podem ter muito mais valor que aquelas que você chora ou vibra porque você já está na fase do 'Explica a grande fúria do mundo'. enquanto as fãs de Manu ainda tentam entender que 'Você, apareceu pra mim/ Não posso evitar, me sentir assim/O que eu faço pra escapar/Dessa vontade que eu tenho de falar/Toda hora com você'. 

E a entrevista foi acontecendo e eu, apesar de não entrar para o fã clube musical da Manu, curti a pessoa que ela foi se mostrando. Então fui sondar os comentários sobre a entrevista no twitter e quase levei um susto pelo número enorme de gente praticamente odiando a moça. Sei lá, vai ver eu dormi em algum trecho ou pelo tardar da hora, já com sono, eu ouvia mal a entrevista. Porque o que eu vi foi uma garota simpática, cheia de vontade em mostrar o seu trabalho, com jeito de gente boa, feliz por poder estar fazendo o que ama.
Mas nas redes sociais, diante do tal conforto de estar sem fazer nada do outro lado do PC, as pessoas costumam ser extremamente maldosas em relação aos outros e não exatamente críticas do trabalho alheio em seus comentários. 

 Manu nos TT's:









Ai, ai.... Olha só o que rende a tal liberdade de expressão. Dificilmente na internet ela vem acompanhada daquela palavrinha que a gente tanto cobra mas que distribui pouco chamada respeito.

E o que dizer do povo dizendo que Manu é feia...Feia? Tudo bem que a tal beleza 'está nos olhos de quem vê', e que ninguém é obrigado a achar a moça linda, maravilhosa, divina... Mas difícil nesse caso não achar que tem uma pitada de 'invejinha' nesse feia, porque,né...


imagem via De Frente Com Gabi
********

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...