segunda-feira, 30 de julho de 2012

2 O que os caminhoneiros têm em comum com as gangues?

Desde a semana passada os caminhoneiros de todo Brasil estão fechando rodovias para protestar contra a  'Lei Federal 12.619 que obriga os caminhoneiros a terem descanso de 11 horas entre duas jornadas de trabalho, uma hora por dia de parada para almoço e repouso de 30 minutos a cada quatro horas rodadas (G1).

No mercado do meu pai já vi caminhoneiro comentando que é a favor da lei porque nas estradas acontecem muitos acidentes já que os caminhoneiros não respeitam o tempo do descanso; estradas demais e tempo de menos para as entregas. 
Mas entendo os argumentos dos caminhoneiros que vi na TV que dizem que não há como cumprir essa determinação de parar a cada quatro horas -  'parar onde? Nos postos não vai dar para todo mundo, no encostamento a gente é multado' - os caminhoneiros questionam. E acredito que com razão. É preciso mesmo saber se essa lei é viável no momento. O governo só dizer que 'tem que parar senão é multado' é uma forma muito simples de dizer que está fazendo alguma coisa para melhorar a segurança nas estradas (ou seja, lavando as mãos pro assunto), visto que é uma cobrança da população já que os caminhoneiros abusam nas viagens, dormindo pouco com ajuda dos tais 'rebites' que os deixa acordados para que não atrasem as entregas já que quem vai receber a mercadoria estipula horários no conforto da sua cadeira atrás de uma mesa de escritório. Talvez fosse esse um dos pontos que o governo devesse fiscalizar. 

Apesar do que a gente tem visto na TV, caminhoneiros são conhecidos pelo bom humor. Imagem via Site de Curiosidades

Mas o que eu também não posso deixar de ver é que a forma como os caminhoneiros protestam lembra aqueles filmes de gangue. Ambos com um comportamento muito semelhantes na forma de agir. 

Em quantos filmes você já não viu aquela turma que parece achar que manda na rua? E quando alguém discorda das determinações dos chefes das gangues? E quando alguém não aceita fazer parte da gangue? Ou você está com eles ou está contra eles. 

Caminhoneiros pararem como forma de protesto, ok, é direito. Mas obrigar aqueles que não querem participar a pararem, inclusive com agressões físicas e depredando os caminhões não é coisa de gangue? Claro que nas nossas empreitadas, queremos que os outros se juntem a nós, mas já pensou se todo mundo resolve obrigar os outros a isso? (Olha lá, se você não comentar o post eu vou mandar mentalmente energias negativas para que sua conexão caia, seu PC fique resetando toda hora). 
Aliás, não são só os caminhoneiros que são obrigados a parar; muitos doentes e até os defuntos são impedidos de seguirem viagem. 

Mas imagino também que tenha a questão de que é mais fácil para o caminhoneiro que protesta, se todos pararem. Se ele acabar atrasando a entrega, vai poder alegar que não tinha como continuar a viagem. Já se cada um tem o direito de fazer a sua escolha, parar ou seguir com a entrega, como explicar que ele fez a opção de ficar parado? Como um caminhoneiro comentou no Jornal Nacionalavisaram democraticamente que o caminhoneiro que não parasse ia se ferrar. Democraticamente. Não é de se espantar que ele faça piada com democracia.  
E a população que entenda que vira refém dessa situação.

Diferença entre o comportamento que estamos vendo no protesto dos caminhoneiros que fecham as rodovias com os integrantes de gangues que querem mandar no bairro é a legalidade da coisa: É mais ou menos como se os caminhoneiros fossem as drogas lícitas e a turma de gangue de rua, drogas ilícitas. 

Tirando o que a lei permite ou não, o comportamento de ambos acaba sendo lastimável (é, achei uma palavrinha mais bonitinha para descrever a coisa que é bem mais feia).

E você, tem acompanhado os protestos?


***********

2 comentários:

  1. Eu li ontem, mas meu PC deu algum problema e ficou 'resetando' o tempo todo. O que pode ter acontecido, hein? =D

    A lei é justa, mas é como você escreveu: há condições para que esta seja cumprida? Porque é muito fácil para governos e parlamentares decretarem leis à revelia e o povo que "se vire". Duvido que muitos patrões e empresários aceitariam. Em todo caso ocorrem muitos acidentes e é preciso maior fiscalização por parte das autoridades.

    E sou contra esses protestos de "fechar ruas" ( ou avenidas ou estradas); aqui em Salvador quase todos os dias tem protestos deste tipo - e a cidade, com um trânsito já caótico, trava. Hoje pela manhã enfrentei um protesto de moradores de uma comunidade que fechou uma grande avenida com pneus e pedaços de pau. Deveriam ir para a sede do Ministério Público, das assembleias, dos governos, enfim, montar uma manifestação por lá e liberar as pistas para a população, afinal há médicos, professores, policiais, pacientes, estudantes e outros profissionais tentando chegar ao seu destino. E estes chamados "piquetes" para...hum...CONVENCER os chamados "pelegos" a aderirem à causa é tão...anos 50, 60, isso nem deveria mais existir.

    Abs! Acho que agora meu computador vai ficar bom rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime vc deve estar exigindo demais do seu PC rs
      Estava vendo hoje uma passeata de professores e estudantes em Salvador. Parece que fecharam até viadulto.... "Engraçado" que quando os grevistas voltam ao trabalho, nenhum dos movimentos divide aumento, patrocina um churrasco de a população pelos inconvenientes proporcionados. Todo mundo tem que ser solidário a eles, mas quantos deles são solidários aos vizinhos que seja?

      Obrigada por participar do assunto

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...