sábado, 14 de julho de 2012

15 Esmaltes e França: Bienvenue

Neste sábado (14) no blog da Fernanda Reali tem a blogagem coletiva de esmalte com o tema 'Esmalte e França'. A Fernanda deu até algumas sugestões de temas para as cores de esmalte bem interessantes e eu confesso, fiquei bem indecisa. Mas pensava em algo como uma francesinha feita com branco cintilante (cidade luz) e as pontas rosas (porque todo mundo fala que Paris é a cidade propícia ao romance), mas no fim acabei optando pelo que mais me lembra a França, ou seja, a Torre Eiffel (que é feita de ferro), mas a minha versão Torre Eiffel, claro, tem mais brilho e lembra ferro e não aquela cor bronze... Digamos que é uma homenagem estilizada (porque aquela cor original é bem sem graça). 


Confesso que em fotos acho a torre sem graça; bonita, só assim, iluminada!

Da França, eu conheço muito pouco (além da fofoca que francês não gosta de banho e que fala fazendo biquinho). Da cultura, quase nada, a não ser a consumista como moda (muito chique) e perfumes maravilhosos. 
Perfumes já tive alguns, hoje moro perto do Paraguai. Difícil um perfume aqui que não seja pirata, então nem compro. Mas como não se apaixonar pela culinária que enche os olhos da gente embora seja tão pouca comida nos pratos,né não? Aqui em casa, diferente do que vemos pela TV, pouco comida, só se for no potinho de  mousse... 



Aquela tradicional mousse de maracujá, facinha e gostosinha... 

Falando em comida: fiquei chocada ao saber que na França o nosso pão francês, não existe... Como assim?!?


Essa de chamar de pão francês um pão que não existe na França é quase o que acontece ao chamar qualquer cidra comprada em mercadinho por menos de R$ 10,00 reais de Champanhe, né não?

Cadê uns copinhos descartáveis pra gente brindar?

Pior que acostumamos tanto com o gosto dessas baratinhas que somos capazes de nem apreciar o sabor da original champagne - Oi? Relaxa. que já que aqui a gente não toma o original, podemos chamar de champanhe ou champanha mesmo. Embora champanha soe muito feio (tá, meus ouvidos acham). 



É, decididamente eu não te ajudei a conhecer um pouco mais da França. Melhor a gente ir espiar o post da Fernanda e das outras garotas que participam da blogagem. Ah, e se você se empolgar com o tema da postagem e quiser sair falando algo em francês, no blog Petit Journal de la Porte Dorée tem 10 expressões francesas. Voila! (de 'voalá' e não de 'vou ir lá'.Só pra constar :)
Achou pouco? No ArtdeViv tem 50!

Au revoir.


*******

15 comentários:

  1. Isso é um verdadeiro Crime da cidra cereser rsrsrs Isso é inominável
    Eu sempre chamo essa bebida maravilhosa de Espumante que é o correto.
    Amando as releituras francesas que estou encontrando.
    Bjks
    http://www.makeviagem.blogspot.com.br/2012/07/esmalte-e-franca.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a gente brinda com cidra e se sente chique, né bem? rs Ah, mas é tão gostosinha, ainda mais essa vermelha aí... Adooooooro :)

      Excluir
  2. Aprendendo sobre a França....tá mto bom!
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  3. O esmalte ficou bonito!
    bjus
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. É o tal de 'ado- a- ado' cada um no seu quadrado: já que eu não consegui ser viajada, tentei sei bem humorada. Ainda bem que funcionou :)

      Excluir
  5. Oi Lua,
    o esmalte ficou lindo demais. E realmente chamar esse pão de Francês e Cridra de champangne, não dá. Mas eu chamo o pãozinho de pão francês. kkk.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Lindo esmalte, post ótimo! Não tem o pão francês na frança, mas tem baguetinha, o que é bem parecido. Nem dá pra sentir falta do nosso pao francês. ótima ideia de usar o Na Mira 3 D, acho um esmlate curinga, vai bem com tudo!!!!


    beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baguetinha é bom, a gente tem por aqui também, né? Mas pão francês que não é francês... Realmente, Brasil tá cheio de pirataria :)

      Excluir
  7. Adorei o post... jeito divertido de abordar o tema. Vou conhecer a Torre Eiffel daqui há um tempinho - tratarei de olhar iluminada tb! Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Post muitas fotos... E como uns pães verdadeiramente franceses por mim (e brinde com champagne, claro :)

      Excluir
  8. Adorei seu post!
    Muito espirituoso, dei mta risada com a champanha...rs

    Lindo seu esmalte tb

    Beijos e um lindo domingo
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga!
    Olha concordo com vc: se não fosse tão famosa, a torre Eiffel seria até um monumento tosco. kkkkkk
    Adorei o esmalte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi querida
    Amei teu esmalte e fiquei boquiaberta em saber que na França não tem pão françês, ué....doido isso né?
    bjos florzinha! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Não bastasse os produtos piratas, ainda tem o pãozinho fake :(

      rs

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...