segunda-feira, 21 de maio de 2012

0 Toda empreguete tá de olho na vaga de patroa?

'Antão genti...'

Eu adoro a novela Cheias de Charme que tem um elenco delicioso; a novela é divertida, tem música, me faz rir... Realmente não tem como não amar a novela, mesmo com uns esteriótipos que eu, como já trabalhei de empregada doméstica, poderia ver como pejorativos embora sejam quase nada perto da personagem de Marinete do seriado A Diarista. Aquela diarista ridicularizava tanto as empregadas que se eu não tivesse personalidade forte, iria dizer que já fui prostituta ao invés de doméstica (e por favor, nada de 'auxiliar do lar' e muito menos 'empreguete', ok?), mas essa minha aventura entre quatro paredes (quatro varias vezes multiplicadas, afinal, têm lavanderia, quartos, sala, cozinha, banheiro...), eu conto em outro dia. Hoje é só pra comentar sobre o tal clipe 'Vida de Empreguete' que você pode assistir direto no site da novela.

Lá no site eu achei também uma imagem com a letra:


Então... O clipe é legal, bem colorido e animado... Mas a letra é 'sofrível'. Com esta letra 'Queria ver madame aqui no meu lugar / Eu ia rir de me acabar', não fica difícil imaginar que, realmente, empregada tem é inveja da patroa e que, se pudesse, pegava o lugar dela rapidinho. E o que é 'As filhas da patroa / A nojenta e a entojada /Só sabem explorar, não valem nada'...? Oi? Cadê o respeito que as tais empreguetes tantos pedem? 

 imagem via UOL Entretenimento

É diversão, é brincadeira, é obra de ficção... Eu sei que é gente! Mas dá licença de eu lamentar que uma novela não faça mais pela 'categoria' do que só reforçar esteriótipos de mulheres que têm inveja das patroas e são tão burrinhas que não conseguem repetir o nome de uma comida mesmo o patrão repetindo pra ela várias vezes? Gente, repetir até papagaio faz, né, não?!? (coisa que a Penha não consegue). 

Ah, só pra constar: hoje eu não trabalho mais como empregada doméstica. O que não quer dizer que eu não faça o serviço doméstico, afinal, aqui em casa não tem doméstica 'profissional', ou seja: eu continuo fazendo o trabalho da casa, mas sem ganhar salário, férias, 13º  :( 

Ô pai, tem que ver isso!!!

***********




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...