terça-feira, 31 de março de 2015

2 Eu li: Jogos Vorazes #resenha

Relembrando que minhas resenhas na verdade são meus pitacos, ou seja, pura opinião pessoal, do livro que eu li, escrita do meu jeito. 

Primeiro eu tenho que dar algumas explicações da minha relação com essa saga ao começar a ler o livro porque, sim, acho que faz diferença a relação que você já tem ou não com uma história quando começa a ler um livro porque quase sempre isso influencia como seus olhos vão, não só ler as palavras, mas compreender...interagir com a história.

jogos vorazes, livro, filme, resenha


Bem, a saga Jogos Vorazes me chegou primeiro pelos filmes. Sim, eu vi o primeiro e, sinceramente, o filme não me ganhou: a ideia dos tais jogos não me chamou atenção, a atuação da Jennifer Lawrence como Katniss não me chamou atenção (achei a interpretação/ personagem tão sem graça) e não me chamou a atenção toda a devoção do Peeta pela Katniss...

Mas eis que aí eu assisti ao filme dois, baseado no segundo livro, Jogos Vorazes - em Chamas e terminei o filme com duas sensações: primeiro que essa continuação deveria se chamar "Jogos Muito Mais Vorazes" e segundo que eu tinha, precisava, necessitava saber como aquela saga ia terminar (ainda mais que a parte 3 só seria lançada um ano depois e em duas partes) então eu corri pro Submarino e comprei o livro 3, Jogos Vorazes - A Esperança. E depois de ler o livro eu revi o filme 1 e, sim, confesso, tudo o que eu não tinha entendido/curtido/gostado acabou me emocionando em muitas partes do filme por saber como a história daquelas personagens acabaria, eu sofri com eles, me emocionei por eles... e fiquei bem puta da vida com outros. Ahã!



katniss, jogos vorazes, resenha
Essas imagens são do final do filme 2, em Chamas, e essas cenas finais de Katniss foram uma das razões de eu precisar ler o livro 3 porque dava pra sentir a dor da personagem...mas também a promessa de vingança!

E quando terminei de ler o livro 3 eu sabia que precisava ler os outros dois, que só os filmes não bastavam (quem está acostumado a ler e ver as adaptações pro cinema já sabe que, por mais fiel que seja a adaptação, sempre ficam de fora muitas cenas, muitas informações, muitos detalhes que, no fim, é o que acabam fazendo a gente ter intimidade com os personagens de uma história) e lá fui eu novamente entrar no Submarino, aproveitar uma promoção e comprar o Box da trilogia Jogos Vorazes.

Jogos Vorazes - livro 1:
E foram com todos aqueles detalhes que eu contei que eu li o livro e, sim, eu curti muito. A história é bem amarrada e o desenvolvimento dela se dá num ritmo ágil; se você for capaz de se envolver com a história, o que aconteceu comigo, em muitas situações você vai estar lá, com a Katniss, torcendo por ela, sofrendo com ela.
E a sensação que eu tive ao final do livro em relação ao filme foi como se o filme fosse quase uma edição, com muitas cenas deletadas, apenas para que os telespectadores dos jogos pudessem acompanhar o que estava acontecendo, mas com certeza, ao assistir o programa (livro) todo, aí sim a expressão Jogos Vorazes que dá título ao programafizesse sentido 

No livro os jogos são muito mais longos do que no filme e a luta de Katniss por comida é mais árdua, assim como a luta pra vencer a sede, os ferimentos...as dúvidas em relação as palavras e atitudes de Peeta são muito mais conflitantes assim como a vontade de mantê-lo vivo também dá mais trabalho.

Se no filme a ideia de Jogos Vorazes pode parecer simplesmente insana, no livro ela é cruel. Não só a ideia dos jogos, mas a colheita, a arena... cruel tanto emocionalmente quanto fisicamente!
E os sucessos dos jogos na capital me lembrou aquelas histórias de cristãos sendo devorados por leões, de gladiadores enfrentando uns aos outros até a morte, de pessoas acusadas de bruxaria e heresia sendo torturadas, queimadas... e as pessoas assistindo, curtindo, vibrando e provavelmente apostando, escolhendo um vitorioso...um sobrevivente. 
Porque ao que parece ao longo da história, seja ela de ficção ou não, uma grande parte da humanidade é voraz no que se refere ao assistir a voracidade com que algumas pessoas lutam pela vida, mesmo que para isso precisem tirar a vida de outros. 

E no meio disso, há a personagem Katniss Everdeen que faz a gente lembrar que nem sempre o que a gente deseja, é o que a vida reserva pra gente
Katniss não sonhava com rebelião, não desejava muito mais do que tinha direito e a única coisa que ela realmente desejava até o nome da sua irmã ser sorteada na colheita era poder caçar escondida com Gale na floresta do distrito 12, colher alguns vegetais, fazer algumas trocas no mercado negro, vender seus esquilos...tudo pra poder cuidar da mãe e, principalmente, da irmã Primrose

É, a vida muitas vezes têm as suas próprias regras pra esse jogo que é viver. 

Alguns chamam isso de destino...outros de uma puta falta de sorte!

imagem via Colheita Vorazes

Livro lido para o Desafio Literário Skoob 2015
Março: Livro escrito por mulher

Dados do livro que eu li:
Título; Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora Rocco

Primeira edição - 397 páginas
Capa brochura, títulos e imagem do Tordo em alto relevo, páginas amarelas (#Eeeba)


**********

2 comentários:

  1. Lua,
    Amo os filmes do Jogos Vorazes, e o primeiro filme já me arrebatou sim. Eu fui achando que iria detestar e saí do cinema amando a Katniss. E já querendo assistir a todos os outros filmes. Como tinham me falado que no livro o sofrimento e a crueldade era muito mais explícita que no filme não me animei para ler os livros. Acredita? Foi o primeiro caso que preferi assistir aos filmes que ler os livros...rsrs...
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana pois eu vi o filme e, confesso, não entendia porque povo curtia tanto.
      Como eu falei no texto, só curti mesmo a partir do filme dois...

      E se vc não quer "ver" a crueldade explícita dos jogos, melhor não ler os livros mesmo rs

      Aliás, eu li o terceiro me preparando pra chorar quando for ver o final em filme se forem fiéis a histórias dos personagens no livro porque vai ser bem cruel e muuuuito dramático ....snif

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...