quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

16 Eu li: Cinquenta Tons de Cinza #Resenha #Sorteio do livro

Resenha/opinião sobre o livro Cinquenta tons de cinza - volume 1 da trilogia.
Dados da edição:
Autora: EL James 
Editora: Intrínseca - 1 edição agosto /2012
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
455 páginas e mais o primeiro capítulo do Vol. 2 : Cinquenta tons mais escuros

sorteio, 50 tons de cinza, resenha, sadomasoquismoEu confesso que, mesmo com todo oba-oba em torno do livro na época do lançamento e suas discussões acaloradas sobre o tema só fui ler agora, no final de janeiro, por conta de que Cinquenta tons de filmes estreia nos cinemas dia 12 de fevereiro (e eu adoro muito ler qualquer livro antes de ver a história transformada em filme) e quer saber? Adorei o livro! 

Um adendo antes de começar a falar do livro porque vi muitos comentários que achei equivocados então, por favor, não confundir o sexo sadomasoquista de Cinquenta tons de cinza com estupro, com sexo não consentido, com sexo feito por obrigação só pra agradar o parceiro, com sexo onde um homem amara uma mulher contra a vontade dela, com sexo onde o homem acha que tem direito de fazer o que quiser com ela mesmo se ela NÃO quiser, com sexo onde o parceiro não se importa com o prazer da parceira, só em sentir prazer vendo a mulher sofrer, gritar e sangrar porque isso nem devia ser considerado sexo, isso não é transa, não é nem foder...
Isso é violência sexual, é crime...e isso não tem nada a ver com Cinquenta tons de cinza!!! 


cinquenta tons de cinza, resenha, livro
imagem via UOL Entretenimento - na página tem trailer do filme 

estudante Anastácia ( chamada de Ana pelos amigos) é ingênua e inexperiente sexualmente - o que fez muita gente achar que era uma personagem irreal pros tempos atuais quando, fato é que sexo não era algo que tivesse importância na vida dela, nem sequer era algo presente na mente de Ana que só pensava em se formar e começar a trabalhar e sonhava em conhecer a Inglaterra, berço de seus autores preferidos - o que pra mim devia ser visto como algo absolutamente normal aos 21 anos, embora eu saiba que não é muito comum...infelizmente) 
O jovem empresário Christian Grey, 27 anos, é  lindo, poderoso, multi milionário, com uma presença intimidadora com ares de príncipe - só que com um avião ao invés de cavalo e gostos sexuais que podem escandalizar e gerar aversão em muita gente.
Sobre a história, ao contrário do que vi muita gente comentando, não é uma história pornô - na verdade, aos meus olhos de leitora, é um romance divertido, com algum drama e um pouco de sexo não tradicional e que, sim, é descrito no livro em algumas partes de forma bem explícita... como num filme pornô. 
E só pra constar: sexo é só parte do livro, aliás, uma parte que até demora para acontecer... até eu já estava pensando 'e afinal, cadê aquela sacanagem toda que o povo comentava???


50 tons de cinza, humor, pitacos de lua
imagem via UOL Mulher

E enquanto a sacanagem não começava - e eu não aprendia que uma mordidinha no lábio tem seu poder e uma gravata não é só um acessório pra terno - , eu me diverti muito com a personagem da Ana porque eu tenho a mesma mania dela de ficar com o cérebro ligado o tempo todo, sempre questionando, relembrando, discutindo, avaliando as coisas, fazendo piadinhas internas - mas confesso que fiquei meio de saco cheio com aquela coisa de toda hora Ana falar na tal 'deusa interior'.

Uma coisa fofa na história (além da troca de emails entre Grey e Ana) é que eles vão, na convivência um com o outro, curtindo os momentos juntos mesmo quando esses quebram uma de suas regras - como o sexo baunilha (expressão usada pelo personagem Christian Grey ao se referir ao sexo mais conhecido como papai e mamãe), a de não dormir/passar a noite com alguém ou quando uma chicotada nas nádegas que parecia ser algo horrível, desperta prazer...
São muitas 'primeiras vezes' que eles vão experimentando na companhia um do outro ... como deveria acontecer em toda boa história de amor, né não?
Mas claro, como não é uma história de amor toda fofa, tem partes meio...bizarras!
Como o contrato de submissão que é muito, muuuito detalhado- descrições como introdução de mão no anus podem ser bem perturbadoras (ah, mas podem ser negociadas :)

Mas mesmo assim o relacionamento entre eles seria um romance perfeito, na cama e fora dela, se o Sr. Grey não tivesse seus traumas que acabaram com que ele não se sinta bem ao ser tocado - ele deixa claro que claro que não faz amor,  ele fode...com força -, mas Anastácia, apesar de descobrir que ser algemada ou levar umas palmadas pode ser prazeroso, tem o desejo de também fazer amor - o que inclui um sexo onde ela possa usar as mãos para tocar em todo o corpinho de Grey - e, pra mim, esse é o ponto que causa o maior conflito de Cinquenta tons de cinza e não o sexo sadomasoquista apesar das dúvidas de Ana em relação ao assunto - que acabam sendo mais pelo "não é algo socialmente aceito" já que, na prática, o corpo dela reage com prazer.

Apesar de muita gente dizer que a personagem de Ana se submete aos desejos do Sr. Grey por ter baixa estima eu, sinceramente, só achei que ela é uma moça tímida - aliás, pela descrição de Ana, ela é uma moça bonita, mas com uma beleza e personalidade que não chamam atenção - ao contrário da amiga Kate -, e achei muito normal ela pensar que um cara como Grey é muita areia pro caminhãozinho dela e, se você prestar atenção na personagem vai ver que de submissa a Ana não tem nada e no fundo Christian Grey foi apenas o agente responsável pela descoberta do que também excita e dá prazer a Anastácia - talvez sem ele Ana fosse arrumar um namorado (talvez José) e eles namorariam, se casariam, teriam filhos e levariam uma vida sexual, embora boa, insatisfatória para Ana...mesmo ela nunca entendendo o porque.

Então experimente ler o livro sem ficar julgando as práticas sexuais (afinal a gente não está falando de incesto ou pedofilia) desde o início da leitura. Se tiver oportunidade, tente reproduzir as cenas mesmo que na sua cabeça... e olha que você pode descobrir que você também ia gostar de experimentar outros sabores no sexo, além do sabor baunilha... couro, por exemplo - evidentemente a cartela de sabores é enorme e ninguém vai gostar de todos. 

E sim, tem gente que com certeza vai ler e odiar, achar que é coisa de gente doente. E quer saber? Normal. Ás pessoas têm gostos diferentes, tanto na mesa quanto na cama.
O importante é que você aprecie o que...come. Só não fique tão preocupada com o que os outros iriam pensar se descobrissem e, principalmente, não finja gostar só pra agradar

Uma coisa, pra mim, ficou bem clara ao ler o livro e pensar nas tantas coisas que li sobre ele: 1- muita gente falou do livro sem ler o livro. 2 - Muita gente tem sérios problemas sexuais. 3 -  muita gente quis pegar carona no sucesso do livro e saiu falando qualquer coisa só pra ser lido também. 

Aí você, se ainda não leu o livro, participa do sorteio para ler e dar o seu pitaco sobre também!

SORTEIO: Bem simples, como sempre. É só incluir no seu comentário (pode fazer um copiar/colar) a frase "baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores" (só vale uma participação por pessoa) e para concorrer só precisa ter endereço de entrega no Brasil. 
Podem participar menores de idade? Eu não vou pedir cópia de RG, claro, mas sinceramente, não é um livro que deveria interessar a galera muito jovem...Ok, Ok, eu sei que não só se interessam como praticam, aliás, se a turma jovem usasse tanto preservativo quanto o Sr.Grey (e se preocupasse que a parceira tomasse pílula) galera não seria pai tão jovem. Ahã

As participações pro sorteio se enceram no dia 12/02/2015 às 21h - dia da estreia do filme nos cinemas - assim a turma que for ver o filme e quiser saber mais detalhes sobre a história ( no livro sempre tem material que fica de fora nas adaptações pro cinema) ou para quem quiser ler o livro enquanto espera o filme chegar nas locadoras, tem uma possibilidade de ter o livro sem precisar comprar . 

Por favor  deixe um endereço pra que eu possa entrar em contato no caso de você ganhar; pode ser e-mail, o link do seu Facebook, do seu blog. Depois do sorteio eu tento por até três dias entrar em contato com o ganhador, se não conseguir seu endereço de entrega, refaço o sorteio. 


sadomasoquismo, pingente, cinquenta tons de cinza
Olha aí o que seria um presentinho ótimo pros fãs de Cinquenta tons de Cinza Ah, eu queria!



**************

16 comentários:

  1. Deve ser muito bom o livro e também o filme estou ansiosa para assistir no cinema.
    Enfim as pessoas confundem muito né em relação a sexo, vai entender.

    Gostei muito da sua resenha rsrsrsrsrs me aprofundei mais na história!
    E Grey no filme tá lindão kkk

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
  2. "baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores"
    Pronto, estou no sorteio. Agora deixa eu falar, amei sua resenha. Me deixou com vontade pela primeira vez de ler esse livro. Não que eu seja puritana ou avessa a livros de sucesso, muito pelo contrário. É que não tive mesmo a oportunidade de ler mesmo. E de comprar...rsrs... É que priorizava outros livros na minha lista de compras! Mas só isso mesmo. Tenho até ele em PDF e tentei ler, mas nunca gostei de ler pelo computador. Então não forcei. Mas quem sabe se ganhar...
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Olááá....

    Lua, concordo em alguns pontos com você.

    Eu acredito que o livro não teve tanta repercussão devido à descrição das cenas de sexo, mas, sim, devido à hipocrisia maioritária dos que creêm que liberdade sexual é safadeza... Não é!!! E concordo totalmente com a frase "baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores". Todos nós podemos experimentar o diferente em todo o sentido.

    ResponderExcluir
  4. baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores :)

    ResponderExcluir
  5. "baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores" :-D

    ResponderExcluir
  6. Perfeito seu comentário antes da resenha, porque, realmente, a maioria das críticas que se ve por ai a respeito do livro, é negativa. Pessoas que nem leram, saem dizendo que é livro de mulher que gosta de apanhar, violência, pouca vergonha e muitas outras hipocrisias que muita gente diz que é absurda, mas adora fazer... muito bem colocado seu ponto de vista. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. "Baunilha é bom mas talvez eu possa experimentar outros sabores."
    Sua resenha e ponto de vista aguçaram minha curiosidade...
    Bjs.
    Sil

    ResponderExcluir
  8. "Baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores"

    Depois do seu texto, extremamente lúcido sobre o livro e sem o alarde que tenho visto na blogoesfera... até fiquei com vontade de lê-lo.

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
  9. "Baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores"
    admito que tenho certa curiosidade em ler o livro...ficaria feliz em recebe-lo..rssrsrs

    ResponderExcluir
  10. "Baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores"
    Cara, confesso que fiquei com vontade de ler, apesar que o ultimo livro que li que fosse o mais próximo de 50 tons de cinza (eu acho) me deixou um pouco assustado, e se você Dona LUA, puder ler e me dizer o que acha dele, eu agradeço. Autor brasileiro em? Nome: O terceiro travesseiro. Tomara que eu ganhe o sorteio :P

    ResponderExcluir
  11. "baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores"
    p.patricia.pierazo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. "Baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores"
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100008554037009

    ResponderExcluir
  13. "baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores"

    rapaz, eu tenho curiosidade de ler o livro para tirar minhas conclusões, já ouvi de td sobre ele e pq n dar uma chance? Amei o texto q vc escreveu, vc realmente se deu ao trabalho de dar um parecer bacana n só sobre o livro, mas sobre o contexto geral da coisa...

    participando aqui, abs
    alinetrix@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. "baunilha é bom, mas eu acho que talvez eu possa experimentar outros sabores"
    Com certeza ahahahha
    Se ainda der tempo de participar, estou nessa.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Agora é esperar pra saber quem vai poder curtir a sorveteira do Sr. Grey

    ResponderExcluir
  16. Oi Lua:
    Agora que já assisti o filme, vim deixar o link, pra você conferir o meu ponto de vista:
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2015/03/a-verdade-escondida-nas-profundezas-da.html
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...