quinta-feira, 6 de novembro de 2014

3 Se o estupro for inevitável... relaxa e goza?

Reyhaneh Jabbar, execução, Irã, estupro

imagem via O Globo

"De acordo com "fontes confiáveis" citadas pelo especialista, Morteza Abdolali Sarbandi teria agredido fisicamente e sexualmente a jovem que, tentando se defender, esfaqueou o homem antes de fugir e chamar uma ambulância.
A Justiça iraniana havia dado várias oportunidades para a família da vítima perdoa-la, o que, de acordo com a sharia (lei islâmica) em vigor no Irã, permite que uma sentença de morte por assassinato seja anulada em troca de uma sentença de prisão." (G1)
"não conseguiu perdão dos parentes do homem que matou." - Okay, até entendo que a família sofra com a morte do parente. Triste é ver que a família não a perdoou por matar um parente deles que a estuprou porque isso é meio como dizer que o crime dele não foi tão grave pra ser punido com o crime dela.  O que nem é algo espantoso visto o alto número de estupros em festinhas de amigos, em faculdades, na carona com um colega...

Muito comum é a turma (na sua cidade, na minha cidade) se referir a estupro como algo que 'se for inevitável, relaxa e goza' ou como se essa violência fosse algo que se resolvesse com o "lavou, tá novo". Sem contar que muitas vezes as pessoas acham que a vítima de estupro tem culpa no fato e a maioria dos estupradores acham que, no fundo, a mulher gostou. 


imagem via keep calm o matic

Mas o estupro não machuca só o corpo,  marca a alma, muitas vezes por uma vida inteira. Mas triste mesmo é saber que há mulheres que não são amparadas pela lei num caso desses. A lei deveria se pautar na circunstancias dos fatos, não em crenças, não em culturas, não em opiniões pessoais.

Se nem a lei é por nós, mulheres, o que será de nós enquanto pessoas vítimas de violência sexual?



Gostou do blog da uma espiada na coluna da direita e curte a página do blog no  Facebook e coloque o seu blog na Confraria do Pitacos  
... 

3 comentários:

  1. Todos os absurdos que envolvem este caso, vai muito, mas muito além dos casos de estupro que vemos e temos conhecimento citados por você. Aqui lutamos pelos direitos da mulher, lá dão como lei o direito do homem estuprar. Raquel. superlinda.com

    ResponderExcluir
  2. O crime que é a maior covardia contra Mulher. É lamentável que não haja uma punição adequada para esse tipo de crime
    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria quando vai aumentar o respeito por tudo? Pela mulher, pela criança, pelos animais, pelas plantas, pelo mundo!!!!

    Já reparou que a cada dia que passa os valores estão se perdendo e todo mundo acha que esta tudo bem?

    Beijos

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...