sábado, 19 de setembro de 2015

2 #NaCozinha: Pipoca doce turbinada! Pipocas Gourmet

Eu adoooooro pipoca (que além de gostosa é rica em fibras e antioxidantes, sabia?)  único 'ah, quero não' é se for aquelas de pacotinhos pra microondas. Eu até faço pipoca de microondas, mas com água. Aprendi com uma cardiologista no Rio de Janeiro e acabei acostumando com pipoca sem óleo e sem sal. 

Exceção é pra pipoca doce!  Problema é que é doce, ou seja, leva açúcar (e as receitas tradicionais que eu já vi levam bastante açúcar o que, além de acabar mascarando completamente o gosto da pipoca, bem...sabe como é...dá aquela sensação de ser um sabotador em qualquer dieta se a gente é  - e eu sou - da turma que tem muitos quilos pra perder, ou seja, qualquer grama adicional trás aquele gosto 'ah, mas eu não devia....'

Mas eu desenvolvi uma receita de pipoca doce mais equilibrada  - tá, não desenvolvi, eu só adaptei as quantidades de ingredientes e incluí outros termogênicos, caso da canela e da pimenta caiena que, colocadas na medida certa, dão sabor e turbinam a pipoca.

pipocas gourmet, pipoca doce
Em época de Copa então...tem sido uma ótima companheira pra ver os jogos :)

A receita dá pra duas pessoas - que não sejam mega viciadas em pipocas ou comedores compulsivas, claro - mas quantidade é coisa que você vai perceber o quanto rende na sua casa depois da primeira vez que fizer.

Ingredientes: 
3 c.s. de pipoca
3 c.s. água
3 c.s. açúcar - aqui em casa uso açúcar cristal 
1.c.s óleo - aqui em casa uso de girassol. 
canela/pimenta caiena

Coloco tudo numa panela, misturo e levo ao fogo. Quando a água for secando - um pouco antes de começar a estourar -adiciono uma colher de café de canela e uma pitada ( é + ou - a colher de café - rasa -  dividida em 4) de pimenta caiena. 

Mas vamos lá: dá pra fazer em panela comum, mas é mais seguro ter aquela panela própria pra fazer pipoca porque quando começa a estourar a gente tem que ficar mexendo pro açúcar não queimar e, sim, eu fiz várias vezes erguendo um pouco a tampa e mexendo com colher grande de pau, problema é que as vezes a calda fica expirando e, se gruda na pele, queima e dói pra #$@%@#! então NÃO É COISA PRA CRIANÇA FAZER e nem pra alguns adultos.

Como eu amo muito pipoca e troco ela por sobremesas e doces eventuais, eu comprei uma pipoqueira , mas só achei uma bem vagabunda barata .
Fazendo a pipoca doce eu achei a panela muito fina, então encontrei uma panela daqui de casa - de fundo mais grosso - pra encaixar a tampa assim fica mais fácil o açúcar/pipoca caramelar sem queimar - e convém apoiar um pano de prato na tampa da panela pra apoiar a mão pra segurar a tampa na hora de virar a manivela que a pipoca doce meio que se junta uma a outra o que acaba tornando o movimento de girar a manivela menos leve que quando se faz a pipoca tradicional. 

Depois de estouradas salpico uma pitada de sal - bem pouquinho mesmo - só pra quebrar o doce, assim como a gente faz com arroz doce ou canjica. Mas aí é aquela coisa de paladar, coisa que a gente vai aprendendo conforme vai experimentando na cozinha até encontrar o sabor que mais agrada. Com pipoca não é diferente. 

Ah, e depois de passar ela pra bacia/pote vou mexendo pra não ficar toda grudada uma na outra. Depois que ela dá uma esfriada é só dar umas apertadas nela que ela fica soltinha - diferente daquela pipoca doce onde a gente joga sobre a pipoca estourada o caramelo derretido -  e crocante. 

E já reparou que agora estão na moda as tais pipocas gourmet
Nessa receita que eu dei dá pra fazer sem a pimenta e depois que estourar, coloque numa outra valísia e adicione 2 ou 3 colheres de sopa de leite ninho pra fazer pipoca sabor leite ninho :) Se misturar um pouco de canela em pó ao leite ninho vai ter a pipoca sabor churros. 
Eu já fiz, mas não curti muito, achei meio enjoativa, mas outras pessoas disseram que adoraram, então... É aquela coisa de  "questão de gosto".

Se fizer e gostar, conta...e se tiver alguma receita, compartilha!

2 comentários:

  1. A panela eu já tenho, igualzinha rsrs. Nunca imaginei colocar pimenta na pipoca, mas vou experimentar. Abraços. Raquel Superlinda.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lua,
    Amo pipoca mas tem que ser salgada.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...