segunda-feira, 2 de junho de 2014

5 Edward Snowden: alguém me explica a importância dele?

Muitas vezes eu tenho uma sensação que ou o resto do mundo é muito inteligente e eu sou meio dããã ou eu nem sou assim tão inteligente e o mundo é que em algumas situações fica bastante dãããããã.
Caso do caso do Edward Snowden - aquele moço que anda sendo considerado o homem mais procurado do mundo por ter denunciado a espionagem americana pelo mundo - e eu me pergunto 'ah, tá...e qual a surpresa nisso mesmo?'
Então, pra ver se tinha alguma surpresa que eu não conhecia, eu assisti a entrevista dele no Fantástico esse domingo - 01/6. Entrevista anunciada a semana inteira e, segundo a jornalista, negociada durante um ano. E em clima de 'vocês não me encontram, deixa que eu encontro vocês' .


imagem do site do Fantástico - acesse o site pra ver a entrevista - se estiver a fim, claro.

Claro que eu entendo os Estados Unidos estarem querendo que o moço seja preso e julgado, claro que eu entendo que muita gente pelo mundo inteiro veja Edward como alguém corajoso por defender a bandeira da liberdade delatando o sistema de vigilância dos Estados Unidos, mas não sei se eu é que sou muito desconfiada ou se é porque eu assisti muito filme de espionagem, mas eu acho as revelações do Edward Snowden tão sem... revelações. Aliás, eu me surpreenderia se eu me garantissem que os Estados Unidos não espionam empresas e pessoas no mundo todo. Aliás, eu me surpreenderia muito se soubesse que existe algum país que tendo oportunidade e material pra isso, não o faça, seja pra segurança, seja para se antecipar a alguma boa ideia se tiver chance, seja para ter mais poder, afinal, todo mundo sabe que informação é poder! 
Bem, pelo estardalhaço em cima do Edward, é...acho que nem todo mundo sabe.

Mas se eu não entendo esse barulho todo em cima da tal informação de espionagem americana do moço, entendo menos ainda qual é a do moço: ele disse em entrevista que resolveu revelar a verdade quando (não lembro ao certo, mas acho que era alguém da agencia de segurança americana) disse no congresso que 'não, os EUA não espionavam o povo' e ele (Edward) e os congressistas sabiam que era mentira e ninguém falou nada. Ué... mas se o Edward mesmo disse que foi treinado como espião/agente secreto é claro que a coisa é...secreta, né não? E se pedem pra gente revelar um segredo, a gente nega, né não? Faz parte do segredo. E todo mundo não sabe que espião / agente secreto é algo... secreto?!?
Por sinal o Edward me deixo a impressão que ele já brincava de espião mesmo antes de ser treinado pelo governo americano porque me deu a entender que foi a habilidade dele em computadores (ou seja, o moço já teve sua fase hacker ) que o levou pra função que ele resolveu por no ventilador.

E aí o mundo debate se o Edward é herói ou se é traidor. 

Eu, sinceramente, acho uma bobagem esse oba-oba em cima das revelações do moço porque o mundo tem direito de não curtir, mas diz que é algo que nunca imaginaram ser possível de acontecer...

Se Edward Snowden tivesse conseguido acabar com o sistema de vigilância dos Estados Unidos antes de fugir do país ou tivesse feito revelações concreta do uso maléfico que os EUA faz dessas informações alterando e-mails/conversas de pessoas pra que elas fossem presas por causa disso,por exemplo, ou fraudando dados de empresas/países... enfim, esse tipo de informação transformaria Edward num herói, mesmo que traidor do seu país já que estava num cargo que exigia sigilo, coisa que ele rompeu. E sim, eu acredito que alguns traidores podem ser heróis, mas definitivamente essa traição dele não está nessa categoria na minha avaliação. 

E quer saber? Se Edward Snowden trabalhasse para o governo do México provavelmente quase ninguém se importaria dele ter sido espião/ agente secreto e do México espiar quem quer que fosse.

E ...sei lá, mas acho que tem lá sua ironia ele estar exilado na Rússia -que rendeu muitos filmes americanos de espionagem...e que os americanos sempre adoraram.



**********


5 comentários:

  1. Acho que a grande importância no que o Edward Snowden fez foi de provar o que todos já sabiam, mas que o governo americano negava com veemência, a quebra de confiança entre governos alinhados (o que fere os princípios básicos da diplomacia).

    Que os Estados Unidos espionem Russia, China, Irã e atualmente o Brasil também é natural e esperado (o governo fingiu uma revolta por que tinha a obrigação de manter as aparências). Porém espionar o Reino Unido, a França e a Alemanha foi uma quebra de confiança muito grande.

    O que o Snowden fez foi simplesmente impedir que os americanos neguem que tratam amigos como inimigos em potencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Du Marques é meio como a gente achar que fulano fala mal da gente, mas sem a gente ter certeza, né?

      E entendo a tal 'quebra de confiança' entre 'amigos', mas sinceramente ou Reino Unido, a França e a Alemanha fazem o mesmo ou são realmente muito, muito, muuuuuuuuuuuito ingênuos. Coisa que eu duvido. Acho que a diferença é que ainda não tiveram o seu "Edward Snowden" .

      Excluir
    2. Isso. Esses outros países fazem o mesmo, só que como não apareceu alguém para impedir que eles neguem eles continuam com a imagem intacta.

      É um grande jogo de marketing e ele fez com que o governo americano passasse vergonha nisso de duas formas.
      Por não conseguir segurar seus segredos e por não poder mais negar o que faz para manter a imagem de honesto nas relações internacionais.

      No fim das contas não é nada muito importante para a política externa desses países, todos continuarão fazendo o que sempre fizeram.

      Excluir
  2. A traíção não existe dependendo da importância ou gravidade do assunto. Traíção é traíção e ele agiu nos dois lados, enquanto foi "interessante"para ele. Penso o mesmo que você. Só bobo não sabe que espionagem existe. Ele é um cara muito esperto e está sabendo fazer tudo muito certinho. Isso de se esconder é pura mídia. A essa altura imagina se alguém vai dar sumiço nele, por outro lado não é a toa que ele está na Rússia. #espionagem é a especialidade da Russia. Não tem nenhum bobinho nesta história, nem a Globo em busca de audiência. Abraços Raquel superlinda.com

    ResponderExcluir
  3. Desde que o mundo é mundo, os Estados Unidos espiona o mundo, o Snowden só jogou titica no ventilador.
    big beijos

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...