quarta-feira, 13 de novembro de 2013

10 Proteger os animais é sempre possível?

Sobre um post que li no blog da Silvana sobre petição em prol e defesa dos direitos dos animais 

imagem via Digital Art Gallery

Então... confesso que é um assunto que ainda me confunde um pouco...e percebo muita gente equivocada em relação aos direitos dos animais. É fato, crueldade nunca deveria ser praticada num ser vivo, mas eu não sei tanto sobre o quanto é necessário usar animais em pesquisas para que se descubram curas para as doenças dos seres humanos e, sim, eu ainda acho que uma vida humana tem prioridade sobre a de um animal. E antes que alguém diga a famosa frase 'tem bicho que vele mais que um ser humano' eu diria que é fácil ser melhor quando não se tem um cérebro complicado como o do ser humano.

O que percebo é que tem muita gente que tem mais paciência e parece preferir gostar mais de bicho do que de ser humano - e sempre acho que são pessoas que precisam de um tratamento porque tem um grave problema de relacionamento- mas não me surpreende porque gostar de bicho, é sim, mais fácil. Bastam alguns cuidados básicos para que o seu animalzinho lhe seja grato e ás vezes até quando você o maltrata, ele ainda te ama.  Você pode dar umas vassouradas no seu cachorro que depois é só fazer uma graça que ele abana o rabo todo feliz para você. 

Enfim... sim, eu sou contra gente que compra ou pede bicho e depois enjoa e descarta ou usa o bicho com parte da decoração da casa.
Me da pena porque bicho se apega. Sim, bicho precisa de cuidados, de carinho e se tem gente que não tem vocação pra criar filhos, tem gente que não tem talento para cuidar de animais.

E sim, se for possível fazer pesquisas sem usar animais, mesmo que pra isso seja necessário maiores investimentos, vamos abrir o bolso e soltar os animais. Vamos fazer passeatas, cobrar dos governos verbas para isso, mas se eles forem indispensáveis na busca de tratamentos que aliviem os sofrimento humano, eu sinto muito, mas sim, acho que devem ser usados.

E, olha...só pra constar: vejo trocentas fotos no Facebook do povo reclamando dos testes em animais, mas praticamente só vejo foto de cachorro e bicho fofinho. Se a questão é ser contra crueldade em animais, povo devia defender os ratos contra experiências científicas também. Só porque os ratos não são adoráveis como os cachorros ou fofinhos como os coelhos e gatos, isso não quer dizer que eles não mereçam piedade...

Até onde sei ratos são espertos...e também sentem dor. Mas cadê do povo invadir instalação e sair carregando uma porção de ratinhos?
Parece que assim como as muitas matanças e crueldades praticadas ao ser humano no decorrer da história, aparência e empatia contam.

Atualização: publiquei esse post de madrugada, agora vejo no Jornal Hoje duas matérias que tem relação com esse post. Primeiro caso é sobre maus tratos a animais- no caso cachorros mantidos numa casa, dentro de gaiolas, para serem vendidos - isso sim uma crueldade com o único propósito de ganhar dinheiro.
A segunda matéria, na verdade uma notícia breve, é sobre nova invasão de ativistas, dessa vez para libertar ratos - é, parece que não fui só eu que achei que tinha algo de errado em só libertar cachorros fofinhos - ativistas voltaram para libertar os pobres ratinhos ..Eeeeeba!!!

Tá, mas espera aí... povo 'libertou' ou 'salvou' os ratos? Porque se só libertaram os ratos eles vão acabar mortos pelos vizinhos que vão ter a casa infestada por eles, né não? E com razão! Se é na minha casa, eu também trato de exterminar. Você não?


10 comentários:

  1. Adorei o post. Realmente ainda tem muita gente equivocada, mas enfim claro que também é preciso de muito incentivo e divulgação para a causa em questão. Concordo com as suas opiniões. Beijos, Fê - Segredos em Livros http://www.segredosemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito certa, Lua. Concordo com absolutamente tudo que vc disse. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lua,
    Tb sou contra pesquisa em animais. Independente se cachorro, rato, é animal. Imagina o desespero das pessoas que se deparam com rato? eu ficaria doida.
    Alguma atitude precisa ser feito e uma petição já é um começo não é mesmo?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nesse casos de pesquisas com animais eu nem sei que posição tomar. Só sei que o ser humano sempre em primeiro lugar. E se não tiver outra saída, outra maneira de testar medicamentos necessários para a cura de doenças, dou o meu apoio para ter sim pesquisas com animais. Mas se existir outro jeito, vamos fazer sem mexer neles. Nem que sejam os ratinhos, que por sinal eu adoro, acho uns bichinhos fofos demais. Só tenho medo deles, mas que eu acho eles lindos acho! E nada de maltratar bicho algum!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Lua:
    Também vi no face que resgataram os ratinhos, e fiquei contente com a notícia.
    Respeito sua opinião e como não sou expert no assunto (apenas uma defensora incondicional do direito dos animais), a única coisa que posso registrar aqui, é que em muitos países o uso de animais em pesquisas, já foi abolido.
    Isso significa que NÃO há necessidade de continuar as pesquisas com os animais.
    O problema recai nos altos investimentos necessários, para utilizar outras técnicas.
    Por isso, nos países subdesenvolvidos, ainda prevalecem as pesquisas nos animais.
    Minha torcida, é que isso mude em breve.
    Afinal qualquer forma de crueldade, deve ser abolida, né.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  6. Você mata os ratinhos? Coitadinhos deles :( Eu não mato, eu tento jogar de volta pro esgoto kk Não sou nem contra nem a favor dos testes em animais, acho que depende do teste, desde que não seja algo que vá prejudicar eles, e que seja algo realmente necessário, dai talvez ok né, mas do contrario sou contra sim, animal tem vida também, não deve sofrer. Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela tu manda os ratos pras casas vizinhas, né? kkk

      Excluir
  7. Oi, Lua...
    Ótimo texto e penso exatamente como vc.
    Agora uma pergunta: se alguém que vc ama muito estivesse doente e dependendo do teste de um medicamento em um animal, um cachorrinho fofinho, qual seria a posição da pessoa?
    É um assunto complexo e há sim uma inversão de valores.
    Não que os bichos não devam ser defendidos, mas os humanos também!
    O que eu vi foi muito exagero e muito vandalismo.
    Essa é a minha opinião.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara em relação a sua pergunta...bem, o que eu posso dizer, visto o que eu observo é que é fato que em 98% das situações as pessoas têm visões e atitudes diferentes quando a questão entra dentro da casa delas. E em muitas situações, algumas vezes nas mais absurdas possíveis.
      Muito raro são os casos das pessoas que tem uma opinião indiferente da situação que ela se aplique. Existem, mas são muito raras.

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...