quinta-feira, 2 de maio de 2013

6 Você fornece material pros barracos virtuais?


Assunto de um post em O Tacho da Pepa foi a intolerância e o barraco virtual.

Como comentei por lá, barraco não é bonito (embora, pra quem esteja de fora, quase sempre seja bem engraçado, se for barraco de famoso então...), mas se tem um ditado que é 100% verdadeiro no virtual é que 'se um não quer, dois não brigam'. 


imagem via Márcia Holi


Eu vou ser sincera: para mim não é o que o outro diz que começa o barraco e sim como a pessoa que ouve ou lê, reage porque o construtor pode até tentar, mas se não tiver material não vai poder erguer o barraco

No virtual o que costuma dar terreno para muito barraco é que as pessoas publicam o que querem na opção público ou aberto e depois não querem que as pessoas opinem/comente/falem o que acham daquilo, e ainda dizem, 'eu não pedi a sua opinião'.
Sei...
Se traduzido esse 'eu não pedi a sua opinião' significaria algo como olha, eu publiquei isso, e queria que todo mundo lesse, mas só queria que comentassem se fosse para elogiar ou para dizer algo do tipo 'você tem razão, concordo com você' . Quase sempre são da turma dos sensíveis demais,  pavio curto demais, carente demais e com olhos que só conseguem ver o ridículo no outro

Se você tem um blog e alguém faz um comentário ofensivo, melhor deletar porque não adianta tentar argumentar com quem ofende; ele não vai se importar com o conteúdo do que lhe explicarem, só vai ver mais uma oportunidade pra ofender novamente. 
Quem quer acrescentar ou debater num post, mesmo discordando do assunto, não faz um comentário ofensivo para expor o seu ponto de vista, argumenta sobre eles.

Tem muita gente que diz que não pode deixar pra lá porque não leva desaforo pra casa (mesmo no virtual onde, quase sempre, a pessoa já está em casa :)
Grande coisa... fala isso como se dissesse 'sou honesto, não traio, não engano, não roubo, não banco o esperto pra cima de ninguém, reciclo lixo, volta e meia abro meu armário e doo roupas e livros...' e depois, gente... vamos lembrar lembrar que nem tudo que nos falam (ou que a gente diz pros outros) é algo pra se levar pra vida!

Sim, eu já participei de discussões acaloradas de opinião sobre um assunto e também já estive envolvida em 'gente idiota batendo boca'. A segunda situação normalmente acontece quando eu estou sem paciência pro mundo e não filtro as opiniões e comentários antes de publicar/enviar - sim, porque é preciso filtrar o 'você tem que ser muito idiota pra dizer isso' para 'olha, não concordo com o que você disse porque...' 

imagem via Kboing

Mas se você não quer participar de barraco, lembre-se do mais importante: se alguém erguer a madeira não bata o prego pra não começar a montar a casa...porque a casa vai cair!!! 

E você acha que os barracos acontecem, porque? Já observou, participou ou causou algum,hein



6 comentários:

  1. Eu prefiro me manter fora de barracos. Acho que também não sou de procurar me meter em barracos e nem postar algo tão conflitante. Principalmente na internet que não dá para saber como é a pessoa, se ela é sensivel, esquentada, irritada... Fico mais na minha, confusão basta a vida real.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana os barracos que normalmente vejo pelo virtual não são causados por posts ou assuntos 'tão conflitantes', quase sempre são causados porque as pessoas se esquentam com a chama do fósforo e não com o fogo do incêndio...

      Excluir
  2. O problema mesmo do mundo virtual é que o que a gente escreve pode ser interpretado com mil versões diferentes (sem contar que tem gente que nem tem noções básicas de interpretação de texto, e então o negócio fica difícil).
    Uma outra coisa que tem gerado muito barraco são as ditas "indiretas". Isso dá uma tremenda confusão pois, por exemplo, minha irmã uma vez compartilhou uma imagem só porque gostou da frase, mas teve uma "indivídua" que se doeu e achou que foi indireta pra ela... é aquele famoso ditado "se a carapuça serve"...
    Para fazer parte do mundo virtual, a pessoa tem que ter pelo menos um pouco de auto-controle.
    Menina, não deixa de ver "Os Miseráveis" não, heim! É do tipo de filme de cair o queixo. No caso dele, é melhor esperar para alugar mesmo, o vídeo que tem para assistir online tem as legendas horríveis, eu só consegui entender com meus "poderes Jedi"... hehehehe...

    ResponderExcluir
  3. Ah, também passei aqui para avisar que seu blog está nos "Blogs do Mês" de Abril do DSA. Muito obrigada pelos acessos enviados e por todo o carinho!
    Eu sei que fica um pouco chato pedir isso mas, se você puder, por favor, troque os links do DSM para o novo endereço. Mas só se você tiver um tempinho extra meeeesmo, OK?

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu fico fora de barraco. Se me ofendem, prefiro ficar na minha e se for necessário volto a moderar comentários. A gente só se envolve em barracos se quiser. Sempre vai ter um lado que vai provocar e outro se entrar na pilha ficar revoltando, ai fica uma bola de neve sem fim.
    Já presenciei brigas de amigas minhas, mas nao me envolvi. Tempos depois, esqueceram a discussão e voltaram as boas. Vai entender né?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah, isso me dá uma preguiça...

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...