sexta-feira, 24 de maio de 2013

9 Passo a passo: porta celular em tecido

Mais uma sexta arteira e hoje é dia de aprender algo pra gente dar de presente, vender ou agradar a nós mesmos.

A dica de hoje é um case (estojo) de tecido, ou seja, um porta celular que também pode virar um porta documentos, porta cartão e outras cositas más...



Esse porta celular é feito no sistema de dobradura e, para finalizar, basicamente você só vai ter que passar duas costuras nas laterais. Se você for da turma boa no tal ponto invisível, vai poder fechar sem usar a máquina de costura.  

Eu já tinha visto a dica desse porta/case/bolsinha em outro vídeo, mas confesso que achei muito complicado o tal 'dobra assim, vira pra cá, volta pra lá...', que nem tinha me animado a tentar, mas vendo esse vídeo da Nataly De Biase achei bem mais fácil ( vendo o vídeo é fácil seguir o passo a passo).  

No final do post eu vou postar o vídeo, antes vou postar alguns dos meus passos pra fazer o porta celular. Não vou postar fotos de todo o passo a passo porque a tal dobradora no tecido, acredito, fica fácil de entender no vídeo, mas o em fotos o 'dobra assim, vira pra cá, volta pra lá...' seria difícil de ser entendido (tá, eu não entenderia :)

Bem, vamos lá...Depois de fazer o primeiro porta celular num tecido chita (que é baratinho), para testar a dica, eu resolvi fazer em tecido branco para fazer marcações para o caso de querer colocar um enfeite ou, como no caso do porta celular para minha mãe, um cordão. Então cortei o tecido numa faixa de 47 x 9, como indicado no vídeo, e a cada dobra fazia marcações para saber, depois de pronto, onde ficava cada canto

case celular pitacos de lua

Depois de costurar as laterais e virar a costura (ou seja, terminar o porta celular -é, fica pronto rapidinho) fiz a mesma coisa:  Marquei o lado de cima, o de trás, os cantos...
passo a passo case celular

Incluindo a parte interna. Foi assim que eu soube onde colocar o cordão antes de passar a costura. Só que, na primeira tentativa, ele ficou de cabeça pra baixo :(

Depois de tudo marcado, descosturei e abri deixando novamente na fase inicial (a faixa) para eu entender cada ponto do tecido e então cortei o tecido escolhido para fazer o da minha mãe que queria um porta celular para carregar no pescoço; fiz as primeiras dobras, fixei o cordão (dessa  vez pro lado certo) 
passo a passo porta celular

Olha como de um lado a costura ficou bonitinha...

Já o outro lado ficou...é, não ficou bom não. O alinhavo do cordão soltou na hora de passar a costura, ele não ficou no lugar e a costura ficou aberta. Mas no começo costuma ser assim (pra alguns)

Mas depois de uns erros básicos, ficou do jeito que eu queria. E pra quem quiser fazer um charme, dá até pra por um enfeite.
pap case celular tecido

Fiz um pro meu celular, sem cordão 


Como eu não ia fechar o meus porta celulares, onde a Nataly diz que é pra fazer a primeira dobra deixando uns cinco centímetros, eu deixei quase nada. Se for fazer um porta que feche, precisa deixar um espaço maior. Mas assistindo ao vídeo você vai ver como é e também vai ver como usar a manta junto com o tecido pra dar mais firmeza e volume ao seu porta ou nas suas bolsinhas. Eu não usei nesses das fotos, mas vou fazer no próximo porque a manta deixa mais fofo o que vai ajudar a proteger o aparelho no caso de  deixar o case cair (sem contar que fica com um acabamento mais profissional, parece algo comprado em loja).

Ah, e fazendo com medidas maiores, da para fazer um case para óculos, máquina fotográfica e para tablet. 

No blog da Nataly há um segundo vídeo, uma continuação desse aqui, mostrando como fazer, a partir dessa mesma dobradura, outros portas que não só para celular

9 comentários:

  1. Lua,
    Adorei o seu case de celular. Estava vendo o video é é bem fácil mesmo. Adorei foi a dica de passar o ferro no tecido com a manta. Assim não fica tão fofo! Dica boa essa!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana pelo que vi, passando o case fica 'encorpado', sem, fica 'gordo' :)

      Excluir
  2. Lua,
    Que moça prendada não? Tõ amando suas dicas.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu eu nunca fui muuuuuito fã de fazer as coisas (preguiça, confesso)mas ando curtindo fazer algumas coisas. Sem contar que quando a gente faz, faz do gosto da gente, e quando fica pronto, dá uma prazer enOrme.

      No começo sai 'mais-ou-menos', mas nada que um pouco de paciência e prática não resolva :)

      Excluir
  3. Adorei o pap!!
    Sabe que eu estava procurando algo neste naipe? Uma amiga me pediu pra fazer um.
    Obrigada, viu!

    AMEI o tecido do seu porta celular! Ficou lindo!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  4. Como diz o meu sobrinho, você está uma danada! rs
    adorei, ficou lindo!!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Humm, vou tentar fazer....

    Gostei desse tecido, você tem bom gosto, Lua.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Adorei, estava procurando um modelo fácil de fazer e já fiquei fã do seu blog. Se quiser me visitar estou em www.artesdalori.blogspot.com.br. Bjs

    ResponderExcluir
  7. amei isso ficou lindo !!!!
    vou tentar fazer .
    beijos!!!

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...