domingo, 28 de abril de 2013

17 BC Esmaltes: Gentileza gera... desconfiança?

A BC de esmaltes da Fernanda Reali dessa semana tem por tema 'gentileza'. Todo mundo sabe que pintar as unhas não está na lista de coisas que eu faço com frequência, por isso, raramente participo, mas na hora que li o tema me lembrei de um post que eu planejava fazer desde o começo do ano quando vi uma matéria no jornal aqui do Paraná (até tirei fotos pela TV), mas o post acabou não saindo até que hoje eu achei que era uma boa oportunidade para publicar (no blog da Fernanda você vai encontrar outros exemplos e conceitos sobre o tema). 

Geovanna Conte é uma empresária de Curitiba que fez de uma gentileza um hábito diário em frente a sua loja. Durante a semana ela deixa um vaso com plantas e um quadro onde, ao fim de uma frase que ela vai mudando, está escrito "Sirva-se de uma FLOR!"





Segundo o que a empresária conta (você pode ver o vídeo com a matéria no site do Paraná TV 1ª edição), no começo as flores ficaram ali a semana toda, raramente alguém pegava.



Mas com o decorrer do tempo as pessoas foram ficando menos desconfiadas dessa gentileza ...


E algumas até se tornaram amigas de Geovanna, mesmo antes de serem suas clientes.


Ainda tem gente que passa e nem percebe o que está escrito no quadro, como essa senhora para qual a repórter mostrou e explicou o que aquele quadro e aquelas flores significavam. 


Sorriso de quem achou a ideia um gesto incomum e muito humano e agora, ciente do gesto, tratou de levar umas flores para casa. 

Sim, claro que pode ser uma estratégia de marketing de uma dona de loja, mas mesmo que fosse, não muda em nada a gentileza do gesto para quem passa pela frente da loja, lê a frase e se serve de uma flor. 

Tudo bem que em tempos de quase todo mundo querendo levar vantagem e muita gente só sorrindo pra gente minutos antes de pedir um favor pareça até normal que gentileza gere desconfiança... Mas também é verdade que muitos de nós está precisando ser menos desconfiado; precisamos aprender a simplesmente agradecer um elogio ou um presente e a receber um gesto gentil como o que ele deveria ser, uma gentileza!


Procurando aqui em casa uma cor que me lembrasse gentileza, eu achei que o Sereia da Impala representava bem esse gesto, talvez porque me lembre o quadro verde onde Geovanna escreva suas mensagens, talvez porque verde represente esperança...e um mundo com mais gentileza gerando gentileza é sempre uma esperança boa de se ter. 
E de semear...






17 comentários:

  1. gooooostei muuuito da cor (ainda não usei)

    ResponderExcluir
  2. Lua, que máximo tudo...vamos por partes:
    *o nome de seu blog é tão aconchegante que gera vontade de entrar e já isso não tem preço...
    *essa cor de esmalte é muito linda, "indecisando" entre verde e azul...vou tentar achar pq sinceramente amei
    *vc inserir seu post através desse exemplo inusitado...de gentileza gerando desconfiança pq a gente nem tá mais acostumado com mimos assim...é sensacional...seu post, pra mim, tá perfeito...parabéns...sigo, portanto...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonor... muito fofa vc :)

      E o blog agradece vc curtir o nome que, ele Oo blog) sabe que toda noite eu vou dormir com vontade de trocar :)

      Infelizmente hoje em diagentileza gera, quase sempre, desconfiança mesmo. Andamos desacostumados. Se alguém se oferece pra ajudar a carregar a sacola da gente a gente já pensa 'será que não vai roubar?'

      Acho triste... mas é

      Excluir
  3. Já usei o Sereia e fez o maior sucesso.
    Adorei a estória das flores.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina...é sério isso, agradecer, é um ato de gentileza.
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  5. Oi Lua, adorei a matéria e a atitudude da geovana. Sendo ou não uma estratégia e marketing é antes de tudo muito criativa e gentil.
    O esmalte que você escolheu é lindo e delicado como os atos de gentileza.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. adorei essa ideia!
    passa lecasa mais tarde:
    http://anacristinap.blogspot.com.br/2013/04/esmalte-e-gentileza.html
    bom domingo e otima semana, bjo bjo

    ResponderExcluir
  7. Poxa que ideia legal essa!
    Infelizmente no mundo de hoje quando algo assim ocorre ficamos mesmo desconfiados, já que poucas pessoas ainda agem com gentileza.. gostei muito!!

    ResponderExcluir
  8. Lua,
    Achei o máximo a ideia dela. Independente de ser marketing, mas é um carinho com quem chega até a loja dela. Hoje em dia vemos as pessoas tão mal educadas e que atitudes como essa nos surpreendem.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  9. Post lindo, ideia ótima! Pinterestei a imagem e compartilhei no facebook. Sendo marketing ou sendo apenas delicadeza da dona da loja, isso nao faz diferença, pois o que importa é que ela conseguiu espalhar alguns sorrisos!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Achei interessante a ideia dela. Mas se refletirmos mesmo, percebemos que na verdade, a ideia dela é atrair clientes com esse diferencial!
    Beijos
    http://365diasvariados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Conheci você através de um comentário no blog Bom Partido ( http://comoencontrarumbompartido.blogspot.com.br/ ) e admirei sua forma de se expressar e não poupar palavras sem medo de dizer o que pensa. Então te dou parabéns pela atitude, pelo blog que achei lindo. Só não entendi qual a ligação entre esmalte e gentileza, achei o post confuso.

    ResponderExcluir
  12. Super interessante essa abordagem de marketing.
    Gentileza deixa o mundo mais sustentavél
    Lindo seu esmalte.
    Bjks
    www.makeviagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Bacana a iniciativa dessa empresária que agregada a promoção comercial, veiculou mensagens acompanhadas de um gesto delicado, afinal, estamos caminhando para o dia das mães...
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  14. Ah, que legal a ideia da empresária. Coisas inusitadas assim, melhoram o dia, a vida! Abs.

    ResponderExcluir
  15. A gentileza é uma uma virtude que anda meio esquecida, seja por falta de cultura, preocupação consigo mesmo ou falta de tempo para dedicação ao próximo. Enfim...seja lá qual for a desculpa, as pessoas estão menos gentis!
    Hoje mesmo no trânsito fiquei irritadíssima com a falta de respeito dos outros motoristas! Um verdadeiro absurdo!
    Adorei o post! Parabéns mesmo, muito legal abrirmos a internet e nos deparamos com leituras nesse estilo.

    Beijocas

    ZAZ

    ResponderExcluir
  16. Menina! Estou desde sexta-feira querendo te dizer que o livro já chegou mas não pude por causa da porcaria da Velox que ficou de palhaçada... Três dias sem net, acredita?
    Enfim, ele já chegou. Como eu disse, só deu pra colocar um pedacinho da postagem falando sobre isso (ainda mais que eu tenho um zilhão de coisas para resolver na net... Aff...), esses três dias me deixaram mais atravancada ainda...
    Respondendo a sua pergunta, ele é um romance infanto-juvenil, focado no ambiente escolar. Talvez até amanhã eu já consiga colocar um trecho dele na aba "O Livro".
    Nunca é tarde para se realizar um sonho... basta você ter vontade. Pense bem nisso.

    Agora vou-me embora pois estou completamente desesperada!!!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...