terça-feira, 26 de março de 2013

8 Meu adorado velho-novo-livro!


Livro cuja história ganhou meu coração

Eu já tinha comprado o livro 'Água para Elefantes', mas na edição nova que vem com a foto dos protagonistas do filme na capa e fiquei tão apaixonada pela história do livro e tão encantada com as personagens criadas pela Sara Gruen que fiquei querendo muito a edição antiga do livro que vinha com a capa original e algumas fotos do mundo circense, coisa que a edição atual não trouxe. Procurei nas lojas que costumo comprar pela internet, mas nada, então pedi a um amigo para procurar nos sebos no Rio de Janeiro e ele achou na Estante Virtual e me mandou, Acabou não cobrando, ficou por conta do meu aniversário que foi no começo do mês :)

Aqui algumas fotos do livro. As fotos, em preto e branco, combinam muito com a história que é passada no final dos anos 20 (pelo que me lembro). Ao vê-las me lembrei de certas passagens do livro e, confesso, me emocionei:

O circo sendo montado...as estacas sendo fincadas para a lona ser erguida


A hora da refeição... trabalhadores de um lado, artistas do outro. Tanta gente, dá para imaginar o som de tantas vozes sob essa lona.

O povo reunido, vestindo suas melhores roupas, esperando para entrar na tenda principal onde um mundo de magia, encantamento e diversão os esperava

Alguns personagens desse estranho e fantástico mundo que, durante muito tempo, era considerado e anunciado como o maior espetáculo da terra

  Mas o livro 'Água para Elefantes' não é só sobre o circo, na verdade a parte que mais me encantou no livro são as passagens de Jacob, que novo trabalhou no circo, já velho, com seus 90 ou 93 anos na casa de repouso. O livro não é uma lição, mas um lembrete de que quando as pessoas envelhecem, elas continuam  indivíduos, podem até ter algumas necessidades semelhantes, mas continuam com alguns gostos e necessidades individuais. Não é porque uma porção de gente idosa vive num lugar que o tratamento a elas devem ser padronizado. 

Lendo Água para Elegantes me dei conta que se você trabalha com idosos ou tem um parente velhinho não custa, antes de abolir maça na casa ou só oferecer a fruta em forma de purê, verificar se ele ainda tem dentes. 

Bem, no dia 18 desse mês eu publiquei um post com uma promoção com o livro e o DVD de Água para Elefantes. O post acabou não gerando o sorteio porque só uma pessoa participou (?). Depois de encerrada a promoção eu fiquei sabendo que a única pessoa que participou foi o amigo que me mandou o livro - é, para horror de muitos, está lá no comentário dele no post que ele trocava gatinhos pra alimentar os leões por ingressos para o circo :)
Ele usou o face da esposa, que eu não conheçia, para participar. 

Claro que eu fico feliz por ele, embora não deixe de sentir certa tristeza por ninguém ter se interessado em ganhar aqui no blog um livro cuja história eu gostei tanto. Bem, mas ele vai ter a chance de ler a história cujo livro me mandou e vou aproveitar para mandar o DVD do filme também ( será que isso faz ele continuar me devendo um presente de aniversário?)



***************

8 comentários:

  1. Olá menina,
    O livro parece muito interessante...ele é filme também?
    chato essa história do sorteio, se fizer de novo quero me inscrever.
    Tenha uma ótima semana.
    beijos
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que pena que eu não fiquei atenta ao sorteio, eu adoro!
    Adorei esse livro com as imagens, o outro é mesmo só história mas tem o Robert pelo menos kkkkkkkkkkkkk
    Uma ótima páscoa pra você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não, isso não faz com eu fique lhe devendo outro presente de aniversário. Até porque, quando me pediu para achar a versão antiga do livro e eu decidi lhe presentear com ele, não estava lembrando que seu aniversário foi este mês, mas... estarei sempre me devendo o prazer de lhe presentear. Feliz aniversário para o seu blog e para você, não só pelo aniversário.

    ResponderExcluir
  4. Prefácio (nem tão fácil assim) De posse do meu primeiro troféu, - livro e dvd de "Água para elefantes", ganho por W.O. - torço com a sorte para conseguir o segundo e começo agora a maratona DPNP, (Dando Pitacos Nos Pitacos - parece sigla de orgão público ou da polícia) com o objetivo de me tornar um top five comentárista deste blog e assim concorrer ao terceiro troféu. Antes de mais nada quero solicitar a organizadora dos sorteios que me informe em que posição do ranking estou e que número de comentários constam no meu currículo, para que assim eu que possa estabelecer o ritmo da minha maratona. Agradeço a todos que me ajudaram a chegar até aqui, desejo sorte aos concorrentes e que vença o melhor. Posfácio ou o comentário propriamente dito: Eu até tenho lido mais ultimamente, claro que nem se compara ao devorador de livros que fui na infância, adolescencia e também um pouco depois disso, mas faz tempo que não pego um livro que me absorva, espero que este que ganhei agora, assim como fez com a Alessi, faça o mesmo comigo.

    ResponderExcluir
  5. Eu só vi o filme. E não gostei muito do filme, por isso nunca me animei para ler o livro. Uma pena esses filmes que são baseados em livros bons! Matam a curiosidade de ler o livro...rsrs....
    E esse seu sorteio eu até procurei, mas não achei!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia essa história, mas pelo visto não é exatamente o tipo de história pela qual eu me apaixono... se bem que não posso afirmar com certeza sem lê-lo...
    Menina, se for esperar mais dez anos eu já vou ter mais de trinta! Mas pelo que você falou no comment, acho que já entendi, mas preferia não ter entendido... Hehehe...
    Ah, eu ignorei sim o comentário. Pode se "intrometer" à vontade, não tem problema!
    E quanto a fazer a diferença, tenho visto algumas postagem do seu blog, e acho que você tem feito sim... às vezes não é preciso grandes postes ou palavras rebruscadas para fazer a diferença!

    Mil Sweetkisses ♥

    ResponderExcluir
  7. Lua, não li o livro e nem vi o filme. Tenho uma birra com aquele Robert Pattinson.
    E o sorteio?
    big beijos
    Lulu
    blog | twitter | face

    ResponderExcluir
  8. Haha, vou te confessar, foi o primeiro filme que gostei do Robert. Achei a atuação dele ótima. =) Ainda não li o livro, mas sempre que tem promoção dele tento comprar, mas sempre desisto =(

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...