segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

3 Tragédias mudam o comportamento das pessoas?

Eu não vou comentar diretamente a tragédia que aconteceu na madrugada de domingo numa casa de shows na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, porque muito se tem falado na TV sobre as perdas humanas que ocorreram e você já deve estar a par do ocorrido. 
Sobre tantas perdas humanas, só me resta fazer coro aos que acompanharam a tragédia pela TV e desejam força aos familiares e amigos que perderam pessoas queridas nesse incêndio   (vendo esse link com os nomes e algumas fotos das pessoas que morreram, é quase impossível não pensar no quanto a vida parece realmente curta). 

tragédia santa maria incêndio
Flores colocadas na frente da boate Kiss - imagem via O Globo


O que gostaria de comentar no blog é que, entre tantas especulações e informações,  muito se falou sobre o elevado numero de mortes ter sido causado porque as pessoas não conseguiram sair da casa de shows porque não havia saídas de emergências suficientes. Pelo que entendi, no local havia uma unica porta de entrada/saída. Diante disso, muito se falou para que as pessoas, ao entrarem nos locais, observem se há saídas de emergência...

Vamos ser honestos: raros são os que observam ao chegar numa casa de show, cinema e teatro, se há saídas de emergências  da mesma forma como não observamos as cozinhas dos restaurantes onde comemos e nem evitamos o churrasquinho que o tiozinho vende na rua... Tão comum essa prática que a multidão que não observa chama os poucos que observam de paranoicos. 

Não deixa de ser curioso, se pararmos para pensar, que gastamos horas escolhendo uma roupa, uma TV, um sapato... Mas cadê da gente gastar tempo olhando cozinhas ou checando saídas de emergência? 
E fala sério... Quantas pessoas você acha que depois dessa tragédia vão começar a reparar se há saídas de emergência? E quantas das que olharem, se acharem que na hora da correria não vai dar para todos saírem, vai deixar a balada por causa disso?

Tem algumas pessoas falando que o pessoal das redes sociais poderia começar a informar as casas que não são seguras. Olha, informar as casas que não são seguras, eu acho difícil, porque tem muitos detalhes, desde material usado na decoração das casas a data de validade do extintor, mas creio que a ideia é boa vide o tanto de gente nas redes sociais que frequenta as baladas, inclusive postando foto com amigos. Pelo menos o básico, a galera podia começar a divulgar. Não custa dizer "tô em tal lugar, está dando para circular legal", " deve ter mais gente do que cabe, está difícil circular pelo lugar", "Tô vendo fácil/ ou não dá pra ver saídas de emergência",  "Vim almoçar em tal lugar, não me deixaram olhar a cozinha", " pessoal que trabalha tá com aparência de sujo", "Em tal lugar me levaram pra ver a cozinha numa boa/ gostei, tem lá sua bagunça normal de cozinha, mas tudo tá limpinho". 

Uma dúvida minha, em se tratando de fiscalização legal, foi que muitos programas informaram que a casa estava com o alvará do corpo de bombeiros vencido... Ok, mas se estava vencido, sinal que antes de vencer, a casa estava com o alvará em dia... Então antes havia mais portas, certo? Porque se o corpo de bombeiros agora diz que aquela única entrada/saída não está de acordo com as normas de segurança, como podia estar antes se não havia outras? 

Sim, não é sua obrigação checar a segurança ou a higiene de onde você está, mas é seu direito. Você pode não fazer uso dele e se acontecer algo de ruim os proprietários vão ser processados... Mas a cadeia que eles podem pegar ou a grana que eles podem perder não vai evitar a morte ou as sequelas que você pode vir a ter porque eles foram irresponsáveis ou outros foram subornáveis. 

Não é questão de ficar paranoico examinando a data dos extintores ou checando a data do queijo na geladeira do restaurante, porque nem os paranoicos estão livres de morrer num incêndio ou ter uma infeção intestinal, mas algumas vezes só checar se há portas pra fugir do local se precisar ou perceber uma cozinha onde a palavra IMUNDA está no ar pode evitar muito sofrimento ou uma dor de barriga. 

E provavelmente se as pessoas começarem a questionar a segurança ou a higiene dos lugares, se isso virar hábito nas redes sociais, os proprietários vão fazer a parte deles. Não porque eles se preocupam com a vida dos seus clientes, mas porque amam a grana deles. 

E tudo bem, não acho que serão piores por causa disso, mas se é para fazer negócio, vamos fazer direito; você se diverte e gasta a sua grana e eles garantem que você vai poder voltar outras vezes. 

Para mim, parece um negocio muito justo, afinal, se as pessoas que podem morrer não mudam o comportamento delas quando outras pessoas, tão parecidas com elas, morrem, porque você acha que os donos de casas noturnas espalhadas pelo país mudariam só porque uma casa de shows, entre milhares, pegou fogo?

*********

3 comentários:

  1. Lua, excelente sua abordagem. Infelizmente é diante de tragédias como essa é que as pessoas acordam prá vida. Vou mais além, se uma casa como essa não tem saída de emergência, aqueles aparelhos detectores de fumaça, chuveirinho, etc como é que deixam abrir um estabelecimento?

    Outra coisa, o idiota do cara da banda não pensou no show pirotécnico dentro da casa noturna é inviável?

    O acidente ocorreu por uma série de fatores, nós como frequentadores desses lugares devemos exigir melhores condições, analisar o local e te falo, a maioria das boates é abafada e deixa entrar mais gente que o permitido.

    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lulu eu vou ser franca em dizer que, passado uns dias, acho que pouca gente muda o comportamento por causa de tragédia alheia, embora eu goste de pensar que muitos possam aprender com os erros e fatalidades alheias.

    Eu não sou frequentadora de casas noturnas, mas já fiquei impressionada com os 'apertamentos` de algumas festas de casamento ou aniversário. Imagino como não são as casas de shows e danceterias. Na época da faculdade íamos num karaokê que só tinha uma porta, para sair o garçom tinha que dar o ok de conta zerada...

    Pois é, parece que no estabelecimento estava tuuuuuuudo errado inclusive com muito material inflamável fazendo o isolamento. Realmente, lendo sobre tudo o que NÃO tinha no local para a segurança, como os detectores de fumaça, fica difícil entender como alguma vez conseguiram alvará sem ser pagando extra pra isso.

    ResponderExcluir
  3. Falam que a tragédia em Santa Maria foi por irresponsabilidade da casa, da banda,do corpo de bombeiros, da prefeitura, mas não são pessoas, seres humanos que estão por trás de cada um deles? E ser humano machuca outros seres humanos, seja por dinheiro, seja para se dar bem, seja por negligencia, seja por ciúmes:
    Do site G1

    " Uma jovem de 23 anos, que foi queimada junto com o namorado, de 33 anos, morreu nesta quarta-feira (30). O incidente aconteceu no último sábado (26), em uma chácara no município de Caldazinha. De acordo com a polícia, uma garota de 20 anos jogou fogo no casal por ciúmes".

    http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/01/menina-morre-apos-ser-queimada-junto-com-o-namorado-em-goias.html

    Não são os 'órgãos' que são falhos, são as pessoas por trás deles que falham.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...