terça-feira, 22 de janeiro de 2013

2 Delegado humilha ou critica polícia feminina?

Assunto que rendeu foi o caso do delegado do Rio de Janeiro que postou no twitter algumas declarações sobre o comportamento profissional das mulheres que prestam concurso para policial.
Segundo o   :

delegado critica mulheres policiais twitter



delegado critica mulheres policiais twitter redes sociais
 imagens tiradas pela TV - 
A meu ver o delegado não foi ofensivo com o sexo feminino, teria sido se tivesse tecido comentários dizendo que as mulheres da delegacia dele são gostosas e que é melhor tê-las na cama que como companheiras de ronda ou que elas estariam melhor em casa fazendo o jantar enquanto esperam o marido policial chegar do trabalho ao invés de iram para as delegacias trabalhar.

Tenho amigo policial e já ouvi dele que as mulheres ainda não boas policiais, salvo raras exceções. Perguntei se todo homem policial é competente no que faz e, claro, ouvi um “claro que não, tem muito...”.   
Pois é, só que no caso das mulheres, parece que as falhas aparecem mais. Talvez porque o trabalho delas seja mais observado, mais cobrado. Mulheres, em muitas profissões, ainda têm que provar todo dia o quanto são competentes e aptas para a função, ao contrário dos homens que chegam e já são vistos como aptos ao cargo. 

Não vejo como necessário o afastamento do delegado, pelo menos não nesse caso, e não vejo como “Uhuuu... chupa essa” o fato dele ser substituído por uma mulher, ao contrário, vejo como ruim essas atitudes, me passam a mensagem de que quem providenciou o afastamento e a substituição  do delegado vê as mulheres como tão frágeis que não aguentam nem o tranco de serem criticadas pelo patrão que está descontente com o trabalho delas. Duvida: Quem fez a substituição do delegado foi mulher? Sei lá, mas ficou parecendo vingancinha... 

Se o delegado tem razão ou não nas suas colocações, cabe as policiais mostrarem durante o exercício da profissão. Aliás, nem precisam mostrar, basta que façam bem o trabalho delas ( assim como qualquer policial deve fazer, homem ou mulher).
Se o delegado vai mudar a opinião dele ou não, é um problema dele, só espero que a partir de agora ele tenha o bom senso de resolver problemas na sua delegacia internamente ao invés de expor seus comandados publicamente.
Mas temos visto muito isso ultimamente nas redes sociais; quase uma praga dos tempos modernos essa exposição alheia...

Apenas mais uma coisa: o delegado devia checar quantos policiais na sua delegacia também prestam concurso para a polícia, não para proteger e servir, e sim pensando  na adrenalina da profissão e na licença para andar armado. Muita gente, e esse sim é um comportamento ainda muito masculino, entra para a polícia só para ter o poder que ele acha que a arma e o distintivo lhe dão.   Vide quantos se utilizam disso para beneficio próprio em  estabelecimentos comerciais, nas boates e com prostitutas - sem contar quando humilha um cidadão porque ele acha que pode, afinal, é da polícia! 



**************

2 comentários:

  1. Lua,
    Não acho que o delegado esteja de todo errado, pois muitas delas fazem mesmo o concurso público para ter um emprego garantido para o resto da vida sem pensar nas consequencias que é trabalhar em uma delegacia. Eu sou uma que não suportaria a pressão que é trabalhar em um local assim. E acho mesmo que tem que ter muita mas muita coragem para trabalhar nesse estress de ser chantageada por marginais. Não é para qualquer um não.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  2. Lua,
    Em parte o delegado está certo em dizer sobre as pessoas despreparadas para exercer a função. O problema maior é a forma como foi exposto e aonde foi exposto. Já vi inúmeros casos de pessoas que falam mal do trabalho que exercem e logo em seguida são demitidos. Muita gente acha que é fácil entrar na polícia, veja o caso aqui em Sp de tantas chacinas. Tem muito policial que basta ter arma na cintura, mete bala.
    Big Beijos

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...