sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

10 Quando você deixa de ser a gorda e vira a monstra

Sim, eu sou gorda... Sim, eu sou obesa... e sim, eu acredito sinceramente que essa coisa de 'padrão' corporal virou algo fora do normal em relação as mulheres. Hoje você é considerada no padrão de beleza se entra num manequim 36, manequim 40 já dizem que você precisa perder uns quilinhos e acima dos 40 as vendedores tem vontade de dizer que isso é numeração para loja especializada em gordos...

Mas vamos combinar que até no caso do excesso, há um limite de peso e uma medidas para o que ainda pode ser visto apenas como uma questão de estar fora dos padrões de beleza atuais.

Povo ficar achando nojento mulheres acima do peso ou ridículo um cara se interessar por uma delas, é coisa de gente idiota; cuida do seu peso e deixa as moças fora dos tais padrões serem felizes!
Sim, mulher não precisa ser magra para ser feliz e não precisa ter vergonha em se deixar observar porque vão dizer 'olha a gorda pensando que é bonita...'.  Porque povo sempre vai achar alguma coisa para reparar e falar. Se não é do peso, é da roupa, do cabelo, da pose...



Mas pelo amor de deus, ser gorda é uma coisa, ser deformada pelo excesso de peso é outra coisa e isso não é bonito, isso não é saudável, isso parece até nem ser mais humano. 


O fotógrafo Yossi tirou fotos de mulheres obesas (de 190 a 300 quilos) e, segundo ele: "Com ‘FullBeauty’ estou tentando ressaltar que todos nós temos o direito de ser apreciados do jeito que somos e que não deve haver nenhuma ditadura do gosto (site Extra).

Vamos deixar claro: estar magra ou gorda não é o que somos, é como estamos fisicamente. Muita gorda de 200 quilos, longe dos espelhos, se sente por dentro uma mulher de 60 quilos. Assim como muita garota de 50 quilos come (ou melhor, deixa de comer) porque na sua mente ela se parece com uma mulher de 100 quilos). Então, por favor, não confundir o que uma pessoa 'é', com os quilos que a balança mostra que ela tem. 

Ainda, segundo o fotógrafo: 'Eu estava mais interessado em mostrar essas mulheres como uma representação e não necessariamente como quem elas são na vida real. Para mim eles são esculturas humanas - diz ele'.(site Extra)



Problema é que as mulheres fotografadas não são esculturas, são humanas, diferente da escultura da  deusa da fertilidade 

imagem via Antiplano


Yossi diz 'foquei na feminilidade das mulheres como uma forma de protesto contra a discriminação' (site Extra)


Feminilidade? Que feminilidade existe numa mulher que não tem formas, mas uma amontoado de dobras? Discriminação? Discriminação é você ter dois caras, um branco e um negro vindo em sua direção, e você achar que o negro é que vai te assaltar. Discriminação é você gostar de uma garota e não ficar com ela porque 'pelos padrões de beleza' ela está acima do peso, apesar de você achar que ela, além de simpática e inteligente, é gostosa (mas como explicar isso pros seus amigos que só pegam as magrinhas?)

Fato é que Yossi, com esse papinho de ajudar a dar um basta na discriminação, não teve foi a mínima preocupação com a vida que essas mulheres levam...




Fico imaginando o fotógrafo no maio papo 'você tem a chance de mostrar ao mundo como você é...e de como se sente bem e de como é bonita assim'. Sei... 

Chegar a ter esse corpo, é doença. E achar que isso é 'apenas o que elas são' e que são bonitas assim é coisa de uma mente deturpada ou de gente esperta querendo faturar em cima do problema alheio.

Mas claro, opinião minha sobre o assunto. Você acha o que sobre esse post?


                                                                           

                                                           **************

10 comentários:

  1. Lu,
    Adorei o seu post. Eu acho que tudo tem seu limite. Tanto para mais quanto para menos. Acho que as pessoas tem que encontrar o seu melhor sem afetar a saúde e também esteja se sentindo bem. Não basta ser magra e não estar bem no seu corpo. Agora o abuso é que não pode!
    Beijos e Feliz 2013
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Lua,
    Acho fundamental as pessoas terem consciência do próprio corpo. Questão de saúde. No caso dessas mulheres com obesidade mórbida, o fotógrafo até tentou mostrar a beleza que existe dentro de cada mulher, porém, a sociedade que dita as regras de beleza como "cabide de ossos", as modelos em questão acabam ficando expostas ao ridículo.
    Big Beijos e feliz 2013

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que essas mulheres são gordas, sim, mas não são dismórficas horrorosas nojentas e doentes como a sociedade vê. São mulheres como qualquer outra. Elas também têm todo direito de querer ser lindas e de se acharem lindas. Não é a visão que o outro impõe que torna isso inverdade.
    Na MINHA opinião, ser gordo não é ser feio. Feio é uma coisa, gordo é outra.
    E também não acho que tem permissão pra ser gordo até 100kg e depois disso é morbidez e deve-se cutucar e olhar feio como se fosse um bicho, um monstro. Gente é gente e pronto. Seja gordo, seja anoréxico.
    No mais, se as meninas quiseram se expor assim, HOJE elas estão sendo criticadas, mas ESPERO que no futuro elas sejam as nossas Leilas Dinis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RenattaNaka...

      Primeiro: como eu já disse, sou obesa, então leia o que escrevo como alguém que não está julgando algo que não conhece, mas que, principalmente, reconhece o sofrimento alheio.

      Confesso que me surpreende alguém que já passou por uma cirurgia bariátrica ter lido e não ter entendido o meu post. Mas como vc disse no twitter que chorou ao ler o post, imagino que o assunto deva ser algo como um fardo difícil de você carregar... E vou tentar explanar mais um pouco a minha opinião.

      Eu já escrevi muito post comentando essa idiotice das pessoas padronizarem o corpo, principalmente o feminino, com padrões quase impossíveis de alguém 'normal', salvo raras exceções de quem não tem a tal 'tendencia a engordar', independente do que comem, vivenciar sem se policiar 24 horas por dia com o que comem ou sem terem que malhar igual uns loucos.

      Mas beber socialmente é uma coisa, ser alcoolotra é outra coisa. Mesma coisa com o excesso de peso.

      Como tantos vícios, o por comida também faz doentes, também faz dependentes.

      Ser gordo, como você disse, não é feio. Tem gente até que acha bonito um corpo mais roliço, uma barriga mais saliente. São doentes? Não, é questão de gosto embora a maioria não entenda.
      Mas as mulheres fotografadas pelo Yossi deixaram de estar na categoria 'gordas', assim como o cara que deixa de ser o que consome bebida alcolica socialmente e passa a ser o que bebe até perder os sentidos ou perde o controle da própria urina.

      Essas mulheres fotografadas pelo Yossi estão deformadas e, sinceramente, se elas tem uma cabeça saudável, me dão pena. Me dão pena porque sofrem, e muito, com o peso que chegaram. E não sofrem só por causa do 'é bonito, é feio, é saudável, é doente' da sociedade.

      Sofrem pelas limitações que o excesso de peso causa ao corpo delas.

      Ser gordo nesse estremo é ter pernas saudáveis, mas não conseguir se locomover com facilidade por causa do excesso de peso, é poder ganhar uma viagem incrível e não poder usufruir por causa do problema de circulação, da dificuldade de respiração, do cansaço que o simples ato de subir um degrau ou erguer os braços causa.

      É ir no banheiro e ter dificuldade de limpar a própria bunda.

      E, sinceramente, espero que nunca mulheres assim sejam consideradas consideradas Leilas Dinis, porque não são.
      Leila quebrou um tabu mostrando algo que faz parte da natureza feminina, a maternidade. Uma barriga que carrega um bebê não é algo que se deva esconder.

      Mas um corpo que deixamos deformar só mostra o como somos fracos, o quanto estamos doentes, o quanto estamos mostrando que precisamos de ajuda.

      Alguns, como vc que recorreu a cirurgia bariátrica conseguem se ajudar, lutam pra impedir serem comandados por uma gula que, quase nunca, tem relação direta com a fome. Orgulhe-se disso. Você foi, e está sendo, muito mais forte que muitas de nós que sofremos com essa doença.

      Excluir
  4. Se Vossa Luallescência me permite,

    Vou ter que discordar da frase de fechamento da dileta (e como sobrenome escondido, mas não menos gostoso) RenattaNaka, quando diz:

    "No mais, se as meninas quiseram se expor assim, HOJE elas estão sendo criticadas, mas ESPERO que no futuro elas sejam as nossas Leilas Dinis."

    Acredito que a crítica aqui não é às meninas. A crítica é a achar que viver de forma desagradável (e não falo de estética, porque SIM, Vossa Luallescência, acho que se "ela está acima do peso, apesar de você achar que ela, além de simpática e inteligente, é gostosa" SIM, como você [sem ou com trocadilho, a escolha é sua, mas adoraria escolher eu... :x].

    Viver de forma que não se consegue caminhar, correr e afins -- funções básicas para as quais os corpo foi cuidadosamente feito, engenhado (velho nas palavras, sei...sei...) -- sem TER DE PRECISAR de auxílio é o que chamo de forma desagradável.

    A feminilidade é uma coisa admirável e admirada.


    Já esculturas humanas, esse vicioso oximoro*, está de forma equivocada colocado aqui, ou melhor, lá pelo Yossi na conceituação das fotos -- e mais importante-- da DIVULGAÇÃO das fotos dele, QUE É OU ACABA SENDO FORMADOR DE OPINIÃO.

    Por quê? Explico:

    Escultura (e imagem muito bem escolhida, Vossa Luallescência, diga-se de passagem, pois foi a mesmíssima que me ocorreu centésimos de segundos antes de vê-la) é algo que deve enfatizar algo desejável.

    E humano foi tudo que ele não foi em expor as mulheres como objetos ao dizer sua frase 'foquei na feminilidade das mulheres como uma forma de protesto contra a discriminação'.
    Por quê? Porque focou nas mulheres (corpos) e não nas pessoas, intelectos e status de vida das mulheres (mentes) por trás da imagem.

    Resultado? Viraram objeto.

    Bem, eu poderia ficar por oras a fio falando dessas adoráveis pessoas voluptosas chamadas mulheres (quer acima do peso (yes!) ou não), mas acho que seria fazer um blog sobre isso e já temos isso na net.

    O objetivo aqui é comentar e opinar para aclarar visões e, metaforicamente, abrir olhos e isso tá feito.

    E Vossa (Atrev... ops, desculpe, é o hábito.) Luallescência está convidada pra um milk-shake de morango com artigos de padaria e passar por essa terrinha dita do pão de
    queijo e da goiabada quando quiser. Serão dois prazeres!

    *http://pt.wikipedia.org/wiki/Oximoro

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia a sociedade tem colocado na mente de todos que a vaidade depende de quanto a balança marca quando vc está em cima dela, acho que se vc se sente bem com vc mesma ñ importa o que os outros digam, o problema é que nao é assim que as pessoas pensamm...

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que tudo tem limite, uma coisa é ser "gorda" ou "magra" e outra é estar doente, por causa disso. Pra mim é uma questão de estrutura, tem gente que tem que ser "gorda" pois se tiver com 50 quilos vai parecer doente, devido a seu tipo físico, se a pessoa está com tudo ok na saúde, vamos em frente, foda-se o mundo, concorda?
    Algumas mulheres são maiores, outras são menores, essa história de padrão é balela que a indústria da moda inventou para sacanear as pobres mortais que não vestem 36 e não tem 1,80....
    Pra mim é tudo uma questão de cabeça, as pessoas tem que se amar mais, afinal quem paga as nossas contas? É claro que rola "nossa, vc é tão bonita, mas bem que podia emagrecer um pouquinho...." Mais uma vez falo a sociedade é mesmo muito hipócrita e acho que ainda vai levar milhões de anos para isso acabar
    bjs

    ResponderExcluir
  7. O comentário é verdadeiro, porem avalia a situação apenas por um lado. Muitas dessas mulheres são doentes, estão talvez no ápice de seu drama. Provavelmente por não conseguir mais voltar sozinha, sem esperança de futuros. Acho difícil alguém querer chegar a esse estado, mas é onde estão. Essas fotos tentam resgatar esse pensamento de auto estima, se preocupação com a aparência e por que não dão força a alguém que esteja a ponto se desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE ... INDEPENDENTEMENTE DAQUILO QUE SE DIGA SOBRE AS FOTOS E SOBRE A OBESIDADE...O MAIS IMPORTANTE E SEM DUVIDA PERCEBER QUE A OBESIDADE E UMA DOENÇA SILENCIOSA E MUITO MAS MUITO PERIGOSA A TODOS OS NÍVEIS... E PRINCIPALMENTE O SOCIAL ...O PSICOLÓGICO, FAMILIAR SEM ESQUECER A SAUDE QUE TEM A MAIOR IMPORTANCIA ....E NAO PODEMOS MUDAR UM OBESO DE UM DIA PARA O OUTRO... O IMPORTANTE NAO E DEIXAR DE SER OBESO E PRINCIPALMENTE APRENDER A COMER E FAZER EXERCÍCIO FÍSICO, TODOS OS DIAS SE PERDERMOS UMAS GRAMAS GANHAMOS UM POUCO MAIS DE SAÚDE...
      E PORQUE EU TAMBÉM SOU GORDA POSSO DIZER QUE NENHUM GORDO E FELIZ PORQUE NÃO E ACEITE NA SOCIEDADE COMO TAL...
      O MEU LEMA E TODOS OS DIAS UM POUCO MAIS DE CUIDADO E ESFORÇO E CHEGAMOS LA.....

      Excluir
  8. Concordo bastante. Mas vou além: Não existe obeso saudável.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...