sexta-feira, 23 de novembro de 2012

9 Crepúsculo e Cinquenta Tons de Cinza: uns mordem, outros fodem!

Volta e meia alguém me pergunta se eu li Cinquenta tons de Cinza (fato esse que eu não entendo porque. Por que não me perguntam se eu li a Bíblia ou a biografia de Steve Jobs? Não, só me perguntam sobre Cinquenta tons de Cinza...)


Mas eu não li. A fofa da @fernandareali foi gentil e até me mandou um link, mas logo nas primeiras páginas eu achei muito ruim. Não a história que nem deu tempo disso, mas a escrita. Me lembrou o livro Amanhecer (que foi o único da saga Crepúsculo que eu li pra saber logo como terminava a história de Bella e Edward). 

E confesso: ler Amanhecer foi uma das experiências mais entediantes da minha vida... Tenho certeza que se o livro tivesse 200 páginas menos, que é o que deve ter de Bella suspirando por Edward, o livro seria ótimo com a gente acompanhando a transformação de Bella em vampira, o desenvolvimento de Renesmee, a preparação para a batalha com os Volturi. Mas entre tantos 'Ah, Edward...', 'Ah, a pele de Edward...', 'Ah, Edward isso', 'Ah, Edward aquilo', o que era bom na história se dissipou na chatura desse romance (ok, ok... Opinião minha, eu sei).

Ultimamente tenho frequentado alguns blogs que falam de livros, como o da Luz de Luma (que não fala só de livros) e outros que trazem resenhas, como o Cultivando a Leitura. Nesses passeios virtuais, descobri que tem muito material sobre o assunto no youtube, aliás, tem canais literários ótimos desenvolvendo o assunto livros de forma interessantíssima, como é o caso da  . Bastou ver uns três ou quatro pra garrar amor nos vídeos dela. O mais legal no trabalho da Tatiana é que ela não passa aquela sensação de ser uma daquelas pessoas que 'diz' gostar de ler, compra livros pra decorar a estante e resolve falar sobre eles na internet catando opiniões alheias via Google. Sem contar que ela tem uma locução ótima, está completamente a vontade na frente da câmera. 
Único problema é que Tatiana, que tem o blog Tiny Little Things, é professora de inglês e costuma ler alguns dos livros nesse idioma o que, algumas vezes, pode provocar, no leitor não bilíngue que há em nós, uma certa inveja visto a diferença de algumas encadernações maravilhosas que saem em inglês e que chegam ao Brasil 'pobrinhas'. Sem contar os problemas com a tradução dos textos, isso é o que mais dói :( 

Num dos vídeos que mais curti, ela mostra os exemplares em inglês e fala dos livros de Harry Potter, e,confesso: tive vontade de correr para uma escola de idioma (na verdade primeiro eu fiquei com certa raiva de mim por já não ter feito um curso de inglês, apesar de eu mesma viver dizendo que todo mundo devia fazer). 
Só pra constar: no final do vídeo sobre Harry, Tatiana avisou que iria sortear o primeiro livro do Harry Potter, importado. Até mostrou o livro, ainda no embrulho do Amazon.com, que comprou.  Depois de ver o livro importado que ela mostrou nos detalhes, me deu vontade de chorar de ter perdido o sorteio (o vídeo é de junho de 2011). Tudo bem, eu não leio em inglês o suficiente para dar conta de um livro inteiro, mas, como fã de Harry, eu ia me esforçar pra traduzir com o dicionário e o tradutor do google :( 

Mas voltando a Cinquenta tons de Cinza (para o caso de você querer checar o que outra pessoa acha do livro que você amou/odiou/ignorou):

No vídeo que eu estou postando aqui, Tatiana fala dos três volumes de Cinquenta Tons de Cinza. E quer saber? Duvido que os três livros juntos sejam mais interessantes do que o olhar de Tatiana sobre a história. Aliás, novos pontos para ela que fez uma co-relação entre Cinquenta Tons de Cinza e a saga Crepúsculo ( e outros livros de mocinhas apaixonadas) que, pra mim, faz todo sentido.



Se ler também é um dos seus prazeres, acesse o canal da  que tem muito mais material interessante pra gente conferir. 

Tem uma sacanagem coisa sobre o vídeo que eu tenho que comentar: Tatiana disse que um amigo estava lendo o livro e, pulando os mimimis românticos, ele estava achando um tesão ótimo, até que viu uma foto da autora dos livros 

(acho que a leitura dele broxou)


E só para saber: você leu Cinquenta tons de Cinza? Curtiu? 


****************

9 comentários:

  1. Não li 50 tons de cinza, mas vi uma piada ótima sobre no link abaixo

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=483338028365791&set=a.213466722019591.58638.197879350244995&type=1&relevant_count=1

    ps - vc tem facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rotsen... em relação a piada: se o nome do livro fosse algo como 'Entre as cores do arco-iris' eu acho que a piada tinha sentido... mas em se tratando de cinza...

      Eu tenho facebook... fiz de tanto dizerem que era bom pro blog rs http://www.facebook.com/pitacos.delua

      mas não sou muito de interagir :( uso mais pra marcar algum site que gosto, publicar alguma imagem do instagram, coisas do blog (meu e alheio)

      Excluir
  2. Não li 50 tons de Cinza, nem a saga Crepúsculo. Detesto essas modinhas que todo mundo precisa ler pra não se sentir um ET o mundo. Gosto de temas variados pra livros, eu sou fã da autora Marian Keyes, já li todos do Dan Brown, Sidney Sheldon e outros autores.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu... mas se vc gosta de livros com temas variados, não ler certos livros só porque é 'modinha' não é preconceito? rs

      Eu love Sidney Sheldon :) Comprei a biografia dele, tá na fila de leitura :)

      e eu tenho 'Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios" do Dan Brown. O primeiro eu li, o segundo vi só o filme :(

      Aliás, o "Código da Vinci" eu tenho dois: o 'normal' e um muito lindo, ilustrado, com o roteiro do filme (amo roteiros).

      Excluir
    2. Lua, nõa julgo preconceito. Apenas não me interessei pelo assunto. Detesto vampiros, vi o primeiro filme do Crepúsculo achei chato, embora o livro é melhor, mas não é minha praia. Pude ler algumas páginas de 50 tons de cinza e achei monótono, depois me informaram que só pela frente o livro ficaria interessante.
      Qto ao Dan Brown, eu amei Anjos e Dêmonios. Li o livro antes do filme e na minha opinião é o melhor dele.

      Excluir
  3. Abri todos os links que indicou, mas teve um que caiu no rascunho do blogger. Tenho visto muitas piadas sobre o tal livro, tanto no Brasil quanto no exterior, para não dizer que isso é coisa de intelectualóide brasileiro - http://www.salon.com/2012/11/22/fifty_shades_of_chicken_the_bdsm_recipe_cookbook/ - deixando esse link porque disse saber ler em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. l♥ve vou checar os links pra ver qual está com erro. Obrigada por avisar.

      Então... eu não falo inglês, até citei no post 'tive vontade de correr para uma escola de idioma ...', mas deve ter outras pessoas que vão espiar aqui, que sabem. E vou espiar mesmo assim que sempre tem o tradutor do Google pra ajudar :)

      Excluir
    2. l♥ve eu vi o link que vc indicou e é fato que curti mais o que vi lá do que o q li do livro '50 tons de cinza...' rs

      Por causa da hora, vi só algumas imagens, amanhã vejo o resto.

      E eu corrigi o link que estava dando erro aqui. Aliás, fiquei TÃO feliz em saber que alguém clicou nos links do post #blogueirafeliz rs

      Excluir
  4. Você sabe a minha opinião sobre esse livro que é muito igual a da Tatiana.
    Aconpanho o canal dela, que conheci por causa da Patrícia Pirota, que também é blogueira e mantém um canal no youtube. Vale a pena seguir!! http://www.youtube.com/user/patriciapirota
    Sinceramente, fico pensando sobre a vida sexual dessas pessoas ou melhor, será que elas têm vida sexual? Beijus,

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...