quarta-feira, 3 de outubro de 2012

1 Duloren: pacificação, preconceito e...Culotes!

Segundo notícia do site G1 "O Conar decidiu por unanimidade determinar a retirada da campanha "Duloren - Pacificar foi fácil. Quero ver dominar" . Entre as alegações para tal decisão estão questões como ser 'apelativa, sexista e desrespeitosa à política de segurança pública do Rio de Janeiro'.




Segunda coisa que me chamou atenção na matéria foi dizer que 'numerosos consumidores questionaram o anuncio...' quando, pelo que também está escrito lá , as reclamações foram de 'mais de 20 consumidores...'. Tô besta! Jura que numa campanha que visa centenas de mulheres, 'mais de 20 consumidores' bastam para o Conar se reunir, discutir e tirar de circulação uma propaganda? Não parece incrível? É, mas não se anime que aqui não é questão de números, mas do tema envolvido. Tenta fazer o mesmo com algo realmente importante para a vida das pessoas. Nem duzentas mil reclamações adiantam. 

Mas a primeira coisa que me chamou atenção na propaganda da Duloren foi justamente a roupa que a marca escolheu para a campanha: Porque diabos foram colocar uma bermuda/cinta modeladora nessa mulher? Agora entendi porque falam sobre racismo na matéria. Devem ter colocado uma coisa feia dessas na Paula Conceição Soares porque ela é negra. Isso sim foi preconceito! E ainda chama a propaganda de apelativa? Se fosse uma branca, estava de calcinha ou algo algo sexy... Coisa que esse bermudão, segura culote, não é! Aliás, se é pra segurar o culote, não devia ser uma campanha com uma branca, acima do peso? (tá, tô falando pelos meus...).


Essas campanhas que mostram que o cara enfrenta bandido, luta com fera, desafia perigos e acaba vencido por uma mulher, é um conceito bem batido nas campanhas de lingeries. O que eu acho até normal. As roupas são para as mulheres comprarem, meio que óbvio que sejam criadas para que elas tenham a sensação que vão ficar poderosas vestindo as peças. 

Não sei dizer se na prática a campanha é desrespeitosa as pacificações nos morros, de fato,  mas olhando a imagem como uma propaganda, a impressão que eu tive foi como se dissessem 'dominar morro com bandido é fácil, experimenta dominar uma mulher pra ver...' que é mais ou menos o que a Duloren tentou alegar. Mas não convenceu. 

Mas vamos combinar que não se deixar dominar num mundo que ainda vê o homem como caçador e mulher como a caça é algo para se comemorar. E ser uma mulher no morro que consegue manter os filhos longe da criminalidade é algo para a gente admirar. 

Bem diferente dessa bermuda da Duloren  que deram pra Paula, que é depiladora na Favela da Rocinha, usar. 

Mas é claro que tudo isso aí é pitaco meu, que pode ser diferente do seu. Então, depois de ler, não deixe de opinar que assim a gente troca uma ideia sobre o assunto. A blogueira agradece a visita, e fica muito feliz com a interatividade. 

Aliás, não é a primeira campanha da Duloren que aparece aqui pelo blog. Lembra da campanha da Duloren para senhoras de atitude?

*********************

Um comentário:

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...