segunda-feira, 24 de setembro de 2012

3 Por uma liberdade de expressão menos irresponsável

Sim, eu sou da paz. Tentei até fazer karatê uma vez, mas quando alguém me acertava ao invés de ficar estimulada a ir pra cima, tinha vontade de sentar e chorrar... Era meio patético pra uma lutadora.

Mas mesmo sendo da paz, acredito que há causas que, se não justificam, tornam necessárias as lutas, os conflitos, as perdas, as dores, as lágrimas, os pais que perdem seus filhos, os filhos que ficam sem seus pais. Porque dessas batalhas brotam a liberdade de homens, os direitos dos cidadães, as mudanças que realmente são necessárias embora muitas vezes só sejam sentidas por gerações futuras.

Mas tantas vidas perdidas, justificadas pela liberdade de expressão e responsabilizadas pela revolta de outros me parece tão desnecessário...Tão idiota.

A maioria das pessoas não entendem como alguns podem explodir um ônibus escolar, colocar bombas em lojas como forma de atacar governos, punir países. Eu também não entendo. Mas também não entendo quando alguém escreve, desenha ou cria um filme sabendo que a sua obra vai ser considerada ofensiva e desencadeará atos terroristas e retaliações causando a morte de muitos. Se a reação é de terror, não foi a ação do criador o primeiro ataque a ser lançado? Quantas vezes ouvimos que se pode machucar alguém com palavras? Que feridas são mais fáceis de serem curadas quando físicas do que psicológicas? Você pode se achar inocente porque não detonou uma granada, não puxou o gatilho, mas não é inocente se usa de armas psicológicas ao questionar a fé ou ridicularizar o representante dela. Quem faz isso pode até não ser responsabilizado legalmente por conta da tal liberdade de expressão, mas não deixa de ser moralmente reponsável pelo terror que se segue aos seus atos. 

E pra que fazer isso se disso não vai surgir nada de bom pro mundo? Vaidade? Ideologia? A simples e desnecessária liberdade de expressão,  nesses casos, vale a morte de tantos?
Chamamos de animais, de irracionais quem reage com ignorância e matança a algo que costumos achar que as pessoas deveriam ignorar. Mas eu sei...Você sabe... Quem cria essas 'brincadeiras' sabe que eles não ignoram. Que reagem com violência, com morte...

Não são Deus, Maomé ou Alá que guiam a mão dos insanos; é a ignorância de uns e a irresponsabilidade de outros.

E esses são homens. E nenhum deles, de fato, inocente diante da morte de muitos. 

 imagem via Pisa Crente!

Realmente eu não consigo entender como, sabendo das consequencias, as pessoas ainda acham necessário produzir um material que não vai trazer benefício nenhum para ninguém. Só raiva. Só morte.
Será que a liberdade de expressão tudo pode?


*********************

3 comentários:

  1. Povo acha muito bonitinho o 'tu és responsável por aquilo que cativas', lá no Pequeno Principe...

    Já na hora da confusão, sempre acham que não tem nada com isso...Assim é fácil, né não? rs

    ResponderExcluir
  2. É uma questão complicada e fugindo um pouco do tema, mas tem conotação política isso. O momento econômico que a França vive (entre outros países europeus) necessitam de fatos que desviem a atenção para outro foco, me parece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo...

      Olha que aí, com essa coisa que você falou sobre política e 'a necessidade de fatos que desviem a atenção para outro foco' pra mim, até faz sentido. Até porque não é um hábito bem usado lá fora (até onde sei), e é uma resposta para a minha questão do 'porque as pessoas fazem isso...'.

      Realmente em política umas confusões e muitas mortes para desviar o foco quase sempre é um preço que, a quem interessa, não acha caro de pagar...

      Obrigada por essa 'luz' no assunto...

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...