segunda-feira, 23 de abril de 2012

0 Uma historia pessoal sobre São Jorge

Muuuuitos anos atrás, quando eu morava no Rio de Janeiro e trabalhava como babá, fui com a mãe do pequeno que eu cuidava numa benzedeira para que essa benzesse a criança que eu já não lembro o que tinha...

Mas lá fomos nós. E em determinado momento a benzedeira olha pra mim e diz 'você é guerreira, você é  filha de Ogun'. Então tá, né. Eu ia dizer o que? Naquele tempo eu nem sabia quem era Ogun. Minha chefa é que me disse que Ogun era uma das representações de São Jorge no candomblé... Me explicou mais alguma coisa que eu não lembro o que foi.

Uma semana depois estou estava indo para algum lugar, que eu também não lembro onde era, quando chuto algo no chão do ônibus. Ao pegar, advinha: uma medalhinha de São Jorge.E então eu passei a crer que realmente era filha de Ogum... São Jorge, o Guerreiro.

Hoje em dia eu não moro mais no Rio, moro no interior do Paraná onde ajudo meu pai que tem um mercadinho. Eu ainda tenho imagens de São Jorge, uma delas ganhei da minha mãe num dos meus aniversários ... Ela saiu cedo pra comprar, disse que sonhou que me dava uma imagem de São Jorge.

Fato é que o tempo passa, as pessoas mudam... Algumas vezes a gente sente que perde a força pelo caminho, numa daquelas esquinas que a gente dobra quando devia ter seguido reto ou virado pro outro lado...  É, eu já me senti mais filha de Jorge. Num tempo em que eu me sentia mais guerreira, onde, ao sair pra 'luta', eu respirava fundo e recitava: "Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal..." 

Hoje eu sinto que o inimigo que me espreita mora em mim... E como a gente pode se proteger de quem vive dentro de nós?

Por enquanto eu não sei a resposta. Mas já li que os guerreiros serão sempre guerreiros pois é da natureza deles ir a luta. Suas pausas são apenas o descanso das batalhas passadas. Uma hora ou outra eles abrem o baú, retiram as armas guardadas e vão a luta novamente...

Hoje, 23 de abril, é dia de São Jorge. 

Salve Jorge! Salve irmãos filhos de Ogum... Salve os guerreiros de São Jorge!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...