sexta-feira, 22 de maio de 2015

4 Um lamento pelos muitos Jaime Gold que ainda vão ser assassinados

Imagem via Facebook  > Jô Turquezza compartilhou a foto de Marcio Ehrlich

 Difícil é pensar que crimes assim - como o caso do cardiologista Jaime Gold -,não vão se repetir ou que a violência vai ser pelo menos punida quando a gente escuta no jornal que o menor que pode ter sido o responsável por assassinar a facadas o médico - que tinha como profissão salvar vidas - pra roubar uns trocados e uma bicicleta já tem 15 passagens pela polícia, ou seja, a justiça teve, no mínimo, 15 oportunidades de evitar que esse médico, pai de dois filhos, fosse esfaqueado e esse jovem teve, no mínimo, 15 oportunidades de fazer outras escolhas que evitassem que ele cometesse esse crime.


Muito se fala que é uma violência gerada pela falta de oportunidades, culpa do social onde os jovens nascem, crescem, convivem. Ok, poderia até justificar roubar comida num supermercado ou pegar o celular de um distraído pra revender... mas matar? Esfaquear ou atirar na vítima de um assalto? Um necessitado não deveria no máximo correr e tentar encontrar um objeto mais fácil de pegar? E fato é que tem muita gente esfaqueando e atirando independente do outro reagir,  parece que tem virado quase um prazer, além do 'perdeu mano, perdeu', fazer o assaltado sangrar...

Mas cada vez que se justifica uma coisa dessas, jogando a culpa no social e não na índole do indivíduo, não se está apenas justificando ele ter virado um bandido, se está tirando o fator "escolha" do criminoso porque muita gente vive na mesma situação, ás vezes até pior,  e não faz a escolha de tirar o que é do outro, não faz a escolha de matar o outro porque ele tem o que ele quer ter...

E se justificam as escolhas que a vida faz pelo criminoso, porque ele deveria (re)pensar nas escolhas que faz e nas consequências que suas escolham vão desencadear?

Eu confesso que me dá certo alívio cada vez que lembro que não tenho filhos para entregar para esse mundo que tem sempre um discurso mais inflamado para tentar recuperar os maus que atitudes para proteger os bons.

Pena que os filhos de outros vão continuar morrendo assassinados  .............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4 comentários:

  1. Está ficando cada vez mais difícil e aterrorizante!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito coerente sua opinião. Acredito que houve um erro de digitação no início do seu texto, acredito que você quis dizer "vão se repetir" ao invés de "não vão se repetir".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rotsen eu reli o texto e, não, eu não cometi um erro... é como está lá mesmo

      " Difícil é pensar que crimes assim - como o caso do cardiologista Jaime Gold -,não vão se repetir ou que a violência vai ser pelo menos punida quando a gente escuta no jornal que....... "

      Porque me parece difícil pensar/acreditar que, do jeito que a lei trata os criminosos, a gente não vá ouvir muitas outras vezes o mesmo crime, só que com vítimas diferentes...
      como hoje ouvi que uma turista foi esfaqueada no pescoço porque o criminoso queria o tablet dela....

      Excluir
  3. Cada dia que passa, ficamos reféns em nossas casas
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...