domingo, 11 de janeiro de 2015

4 BC #ASemana: illuminer à nouveau Paris

Post participante da blogagem coletiva #ASemana do blog da Fernanda Reali ...E, aí... já postou a sua, hein, hein?!?

A parte triste da semana - e que me deixou aquela sensação de que só aconteceu isso a semana toda - foram os atentados terroristas em Paris na quarta-feira...



Sabe, eu nunca fui a Paris e confesso pra você que, claro, eu gostaria de conhecer, mas nem é das cidades que estão na minha lista de eu tenho que conhecer antes de morrer ... vai ver que é porque sempre imaginei Paris como uma cidade muito feminina, delicada (sempre tive a impressão que eu iria destoar nas ruas de lá rs). Mas o que conheço da cidade é o que vejo pelos filmes e quando comecei a ver as notícias pela TV sobre os assassinatos e a caçada aos terroristas eu me lembrei de uns posts no blog da Fernanda sobre uma viagem dela e a família a Paris - me lembrei de uma cidade colorida, iluminada, de boa comida, de gente elegante, com arquitetura que junta o clássico com o moderno...uma Paris feliz)

Tem sido dias estranhos esses... Dia desses num outro post eu comentei meu estranhamento com acontecimentos na Austrália e agora, Paris... Paris rappelle l'amour ne doit pas être marquée dans la mémoire par la violence (é, meu francês é via tradutor do Google).

Infelizmente uma violência que não devia ser entendida por ninguém, em lugar nenhum do mundo - independente de que religião, raça, sexo ou capacidade de raciocínio que fosse -, como algo justificável pra calar o que é visto como provocação, deboche ou heresia por uns enquanto outros justificam como liberdade de expressão, mas é isso.... Uns acreditam que vale a pena correr os riscos ao lutar pelo que fazem, outros acreditam que eles merecem morrer por causa disso.  

E no confronto dessas duas opiniões o mundo vai perdendo a luz da razão porque, no fim, tudo vira simplesmente opinião dependendo do lado em que está a nossa própria. 

E numa semana que ficou cinzenta pelo terrorismo que chegou aqui pela TV, as tardes de chuva - que estão persistindo por aqui desde o final de 2014 -, tem os seus tons de cinza poéticos quando se olha pela janela...



E simbora finalizar a semana com vida e cor pra atrair boas energias pra nova semana que já começou! A foto aí embaixo é uma montagem que eu fiz com trechos do programa Estrelas desse sábado, 10/01. Programa em clima de férias de verão e já que a gente não vai a Fernando de Noronha, Noronha veio até qualquer um que ligou na Globo no horário e de repente tanta vida, tanta cor entrou pela mesma telinha que foi contaminada na mesma semana pelo terrorismo... o que me faz pensar que a vida tem que ser assim: quando a gente for lembrado que o mal existe precisa acreditar que "o bem vence o mal, espanta o temporal..." (se você assistia Re-Man já ouviu essa musiquinha :)



E vamo que vamo acreditar que a vida podia ser bem melhor e será, mesmo que algumas partes delas não sejam tão alegres ou tão bonitas porque, de fato,  #fazparte ...........e assim caminha a humanidade. 



***********

4 comentários:

  1. éee amiga. ... mundo sem noção. Pessoas não respeitam limites, esse mundo ta uma confusão só!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa mesmo horrorosa essa de Paris. Quanta violência! Quanto fanatismo. Eu não gosto desse tipo de superlativos! E que o mundo esteja menos intolerante! Adoro chuvas!!! Quero que chova mais por aqui! Hoje até que caiu uns pinguinhos, mas logo abriu aquele sol maravilhoso!
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Menina, que loucura mesmo! O pior é usar religião como desculpa para tamanha barbaridade! Só nos resta esperar que a humanidade ache seu caminho de volta...#muitaviolenciameuDeus
    Beijo,
    Estela

    ResponderExcluir
  4. Uma tragedia mesmo o que ocorreu em Paris mas temos tantas aqui todos os dias né mesmo afff....minha irmã ama essa cidade já morou lá e claro seu sonho é voltar.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...