quarta-feira, 12 de novembro de 2014

1 Quando suas banhas cobrem quem você é!

Primeira vez que vejo um vídeo onde realmente dá pra gente perceber como a obesidade realmente atrapalha - tô falando de obesidade mesmo, não daquela paranoia que hoje se instala se a pessoa está 10 quilos acima do peso ideal porque essa costuma afetar como nosso corpo é visto pelas pessoas, já a obesidade mórbida afeta nosso corpo internamente



imagem via Masso Vita

Sim, tem a turma que vive dizendo "sou gOrda mais sou feliz" - o que eu acho que é causado mais pela dificuldade em se submeter a dieta/exercícios/tratamentos pra perder peso do que na alegria de se mover com dificuldade, enfim, obesidade vai muito além da calça preferida que já não serve mais, da bunda que tem dificuldade de encaixar nas cadeiras quando a gente sai ou do povo que olha pra gente com aquela cara de "que baleia" .

Obesidade tem relação com a dificuldade que o excesso de peso trás na nossa vida diante da realização de coisas simples que são até comuns no dia a dia e que a gente costumava fazer até sem perceber. Com a obesidade o que era algo natural, passa a ser uma tarefa árdua... 


E quem já engordou, emagreceu, engordou, emagreceu sabe que se perder peso é difícil, engordar é algo quase mágico... você lembra de dizer "só mais um pedaço não faz mal" e então acorda 30 quilos mais gorda. 

E muitas vezes esses 30 quilos viram 90, viram 140, viram mais de 200 quilos. Quem nunca viu uma matéria numa revista ou num programa de TV com alguém, as vezes mais de um, assim? Que não consegue andar, que muitas vezes precisam quebrar a parede pra tirar ele do quarto e levar pro hospital.

É, emagrecer, quando a gente é gordo de fato, não é fácil... e muitas vezes o gordo perde anos demais tentando mostrar que não liga pro que falam dele. Muitas vezes passa anos achando que, tudo bem, se o mundo é azedo, a comida é doce, um chocolate aquece, um salgadinho anima. 

Mas pula essa parte toda e pensa só em uma: como você vai se sentir se um dia não puder limpar a própria bunda, se não conseguir levantar da cama sem que isso precise de mais 3 ou 4 pra te ajudar? 

E eu não tô falando de emagrecer pra ficar esbelto, pra receber elogios, pra entrar na medida certa... estou falando de você ter consciência dos quilos que ganha e com quantos é capaz de viver  pra não correr o risco de ter de conviver com eles numa cama enquanto alguém te trás comida - não porque você teve um acidente terrível ou porque sofreu um derrame, mas simplesmente porque seu corpo tem mais peso do que ele mesmo consegue suportar levantar. 

E um peso que foi enfiado dentro dele, dia apos dia, por você mesmo. 

Meu desejo pra você, e pra mim, nesse fim de anos é que a gente seja mais forte pra cuidar da gente do que a cama um dia tenha que ser pra aguentar o peso da gente!

E sim, o post não foi publicado na segunda de propósito porque... bem, a gente sabe o que acontece com essa coisa de "ah, segunda-feira eu começo um regime"



#ficaadica se ainda não participa, vem pro grupo no Facebook O Nada Fofo Mundo Dos Gordos. Tem receitas, tem notícias...é, e tem piada de gordos.


***** 

Um comentário:

  1. Lua,
    Também concordo com vc, que a sociedade exige demais exige. Mas que temos que também não extrapolar na gordice. Assim também não. Equilibrio sempre. Nem 8 nem 80. Tentar pelo menos cuidar da saúde, não ficar sem limites. Não se entregar, se cuidar mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...