sexta-feira, 17 de outubro de 2014

4 Não quer ser tratado como bandido, não cometa o crime, uai!

No alto do telhado torturam reféns, simulam que vão tocar fogo em um deles, espancam outros...



(Mais um daqueles posts que eu fico pensando 'escrever ou não escrever, escrever ou não escrever'. Ms aí eu penso 'de que adianta estar no mundo se a gente não tem opinião sobre o que acontece nele? E eu escrevo.... e publico
Essa última parte nem sempre é recomendada, é fato)

O sistema penitenciário é falho e arcaico e  continua, com raras exceções, sendo construído e administrado para ser um depósito de pessoas condenadas a pagarem por seus crimes contra a sociedade...
Um sistema onde o número de pessoas presas aumenta muito mais que cadeias e penitenciárias são construídas  e onde dentro das selas muitas vezes um bandido chefe é que dita as regras e não delegados ou carcereiros, mas esse é um fato antigo -  que todos sabem -  inclusive aqueles que partem pro mundo do crime.

E então a gente pensa: se é tão ruim assim lá dentro, por que eles continuam num mundo que inevitavelmente vai levá-los pra lá se eles não acabarem mortos? 

Eu não vou discutir aqui a psicologia dessa questão ou as condições sociais ou a sociologia dela, mas uma coisa é fato: são presos que tem a sorte de viveram num mundo onde a atitude deles não é juridicamente uma justificativa para  atiradores de elite agirem. 
Aliás,  sei lá.... Mas creio que existe algo de errado num mundo onde gente que não respeita a humanidade alheia tem direito de ser tratado como ser humano, onde pessoas que não tem compaixão pela vida alheia tem a sua vida defendida por uma sociedade atacada por eles. 

Talvez no futuro as pessoas passem a ter a verdadeira liberdade de escolha e isso vai incluir que elas façam suas escolhas tendo certeza que vão ser responsabilizadas e vão pagar por elas, não com base em direitos humanos ou idade penal, mas como consequência das suas ações. 

Serão tempos de barbárie, dirão uns. Serão tempos de justiça aos que escolherem não cometerem crimes pelos quais vão pagar, dirão outros.
Mas talvez, pra grande parte da humanidade, seja tarde porque se gastaram muitos séculos tentando regenerar os maus ao invés de proteger os bons.  

Sabe aquele frase " não sabe brincar, não desce pro play" ? Devia ser a mesma coisa pro "não quer ser tratado como bandido, não cometa o crime".

Pitaco meu, claro!
Que você pode concordar ou discordar, óbvio. 

Atualizando - Li no Facebook sobre uma vereadora propor que o custo da prisão seja paga pelo condenado e como o post não deixa de ter relação com o post aqui, vou citar o que comentei lánão só o custo da prisão dele como ele deveria trabalhar na prisão pra pagar pensão pra família que ficou aqui fora. Aliás, a pelo menos uns 30 anos que as prisões já deviam ser construídas bem longe das cidades, com espaço de sobra pra montarem espaços de formação profissional...e hoje em dia, com a internet,  a distancia da família nem seria problema, afinal, era só ter as visitas monitoradas online... 
Tantos pais não sonham ter os filhos estudando fora? Muitas famílias não vivem em cidades/países diferentes? Porque na prisão há essa obrigação das famílias terem visitar no fim de semana o parente preso? Como se, em liberdade, a maioria deles passasse o fim de semana em casa, curtindo a família...


Gostou do blog da uma espiada na coluna da direita e curte a página do blog no  Facebook e coloque o seu blog na Confraria do Pitacos  :)



************

4 comentários:

  1. Só acho que devem ser presos sim. Para não continuar fazendo maldades com pessoas de bem.
    Os presos deviam trabalhar, para pagar sua comida, seu colchão etc.
    Trabalho digno dentro das prisões!
    Ocupação neles. Tem que ser produtivos e serem julgados pelos crimes que cometeram ............
    Até mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô Turquesa, como eu comentei num post no Facebook o custo da vida na prisão deveria ser custeada pelo próprio preso assim como ele deveria trabalhar na prisão pra pagar também pensão pra família que ficou aqui fora. Aliás, a pelo menos uns 30 anos que as prisões já deviam ser construídas bem longe das cidades, com espaço de sobra pra montarem espaços de formação profissional...e hoje em dia, com a internet, a distancia da família nem seria problema, afinal, era só ter as visitas online... tantos pais não sonham ter os filhos estudando fora? Muitas famílias não vivem em cidades/países diferentes? Porque na prisão há essa obrigação das famílias poderem visitar no fim de semana o parente preso? Como se, em liberdade, a maioria deles passasse o fim de semana em casa, curtindo a família...

      Excluir
  2. Infelizmente, estes seres tem a Lei a favor deles!
    Pintam, bordam, 'internetam'... fazem o que querem lá dentro e para fora tb, como o indulto. Como assim indulto????
    Acho o mínimo de justiça que o custo fosse pago por ele, mas o país não tem essa estrutura ainda. E nem sei se terá. Pessimista? Não sei.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  3. Lua:
    Infelizmente as brechas da lei, "facilitam" a marginalização.
    O crime cresce em progressão geométrica, enquanto a solução...caminha feito uma tartaruga.
    Bjs.:
    Sil
    http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...