domingo, 19 de outubro de 2014

5 E quando bate a ressaca literária, #comofaz

No post a Adriana comenta : "Não sei se é porque li vários livros bons seguidos. Ou é mesmo cansaço mental. Só sei que não estou conseguindo começar a ler nenhum novo livro. E estou com vários livros ótimos para ler. Faz mais de uma semana que não consigo ler. Tentei começar um livro, mas tive que voltar já duas vezes as mesmas páginas para tentar entender o inicio do livro... E mesmo assim não consigo assimilar".  


imagem via Mudando de Assunto

Pois é, já ouvi muito o termo em blogs/grupos literários, mas eu acho que nunca passei por isso, pela tal ressaca literária.

Eu lia bastante quando garota/adolescente e no começo da fase adulta, mas aí eu fui largando o hábito, mas foi mais uma troca do que um enjoo, quer dizer, eu fui enveredando pela TV, cinema, teatro (principalmente quando morei no Rio de Janeiro) e depois pela internet e a leitura de livros foi ficando de lado...

Há uns dois ou três anos mais ou menos eu voltei a ter um ritmo de leitura, quer dizer, a ler com frequência novamente - embora nada comparado a frequência que o povo diz que lê nos grupos/blogs literários (15, 20 ou mais livros por mês) e também só agora eu comecei a ler dois livros de uma vez - mas só histórias bem diferentes e em lugares diferentes: um eu só leio em casa e outro eu deixo na bolsa pra ler no ônibus nos dias de curso ou na fila quando vou pagar contas - mas acho que essa coisa de "Sempre estava lendo dois ou mais livros ao mesmo tempo" que a Adriana cita no texto dela deve dar uma canseira mental mesmo uma hora ou outra, ainda mais pra turma que tem aquela quase obrigação, meio que um vício,  de ler todo dia e sempre muitas páginas...

Enfim, eu leio, assim como bebo; moderadamente. Vai ver por isso que não bateu - ainda - a tal ressaca. 

Mas eu confesso que gostaria mesmo é de ter uma ressaca, das braba, com televisão. É um vício que me rouba de muita coisa. Inclusive dos livros. Mas principalmente das coisas práticas que eu deveria fazer e não faço porque....bom, me distraio vendo TV! 

Mas e você, já passou pela tal ressaca literária? E principalmente tem alguma dica de como fazer a tal ressaca passar, hein, hein? Será que é melhor insistir num livro até se interessar por ele? Será melhor insistir em vários livros até achar um que faça a ressaca passar? Será melhor se distrair com outros interesses? Talvez artesanato? Será melhor reler aquele livro preferido pra ver se ele cura a ressaca? Enfim, #comofaz ou melhor, o que se faz numa situação dessas, quando o que era prazeroso acaba sendo tedioso ou simplesmente desinteressante?


Acho que, nesse caso, café preto e forte não ajuda rs


*************

5 comentários:

  1. Será que só os que 'exageram' na leitura tem ressaca literária?! ou o tipo de leitura também pode dar... sabe, tipo quando dizem ' eu não devia ter tomado aquele vinho barato' ....?

    ResponderExcluir
  2. Quando não consigo me concentrar bem é porque estou com a tal ressaca literários; aí preciso dar um tempinho de uma semana! abraços

    ResponderExcluir
  3. Lua, eu também não passei pela ressaca literária (ainda). Acho que é justamente por isso, não consigo ler dois ou mais livros de uma vez.

    Eu sempre li muito, passei a adolescência inteira lendo. Era um livro por semana. Mas, duas histórias - mesmo distintas - não consigo. Eu preciso viver a história, sabe?! E acho que ler mais livros de uma só vez me deixaria confusa, rs. Acho que não consigo. Só leio dois ou mais livros quando o outro é uma literatura de versos, poesia. Assim eu consigo. Mesclo poesias e histórias. Isso eu gosto de fazer!!

    Eu preciso voltar a ler mais. Assim como vc, acabei passeando pelo cinema, séries de TV, teatros, blogs e a leitura diminuiu um pouco. Porém não deixei de ler, todo mês tenho um livro especial; as vezes dois, mas cada um no seu momento... rs...

    Beijos e boa semana!!

    Até mais ler!!

    ResponderExcluir
  4. Lua,
    faz tempo que to em resseca literária. Não to na vibe de ficar lendo. Já teve épocas que emendava um livro no outro.
    big beijos

    ResponderExcluir
  5. Lua:
    Ressaca literária, eu nunca tive.
    Já aconteceu de ter fases de ficar afastada dos livros - substituí-los por outras atividades - mas depois isso passa e eu retomo as leituras.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...