sexta-feira, 5 de setembro de 2014

13 Quando os monstros são os outros!

Atualização do post: Quando penso que as pessoas já tiveram tempo de dar as devidas proporções ao fato, vejo que tocaram fogo na casa da moça gremista filmada xingando o goleiro Aranha durante um jogo.

E lá no rio Grande do Sul tocam fogo em sede do CTG porque vai ter casamento coletivo, inclusive com a união de duas mulheres...

E depois ainda acham que os monstros são só os outros...

*****
Confesso que fiquei na dúvida se escrevia esse post porque, na minha cabeça, pra ser um post honesto eu teria que confessar um lado meu que...bem, afinal, você sabe...é muito mais fácil a gente deixar o mundo achando que "os monstros são só os outros".

Assunto que esteve na TVs e nas redes sociais a semana toda, e creio que o assunto ainda vai se estender, foi a repercussão dos comentários/xingamentos racistas que aconteceram por parte da torcida gremista no jogo do Santos X Grêmio. Os comentários/xingamentos foram voltados ao goleiro Aranha, do Santos, e um rosto ficou bem evidenciado como símbolo do racismo nesse episódio, o dessa jovem :


goleiro, xingamentos, racista


E por conta disso a jovem foi depor debaixo de gritos de racista - isso depois de perder o emprego, ter a casa apedrejada, e o seu time, Grêmio, foi  excluído da Copa do Brasil.  

Amigos da moça - inclusive alguns negros - dizem que ela não é racista e a própria negou isso em depoimento e disse que foi no embalo da torcida...

Eu não vou aqui tentar amenizar a ofensa de racismo para aqueles que sentiram a coisa assim, nem me juntar a turma que quer que a moça sirva como exemplo contra o racismo. 
Na verdade apenas quero fazer algumas considerações pessoais as quais você pode juntar a sua opinião, seja tendo as mesmas ou discordando delas...

Primeiro que eu tenho que repetir, porque, sim, volta e meia falo isso em post ou comentários em posts alheios: enquanto as pessoas acharem que a única forma grave de ofender alguém é ofendendo/debochando/ridicularizando ou a impossibilitando de fazer algo ou entrar em algum lugar por causa da cor, a gente vai apenas estar tentando corrigir um erro histórico referente a escravidão e não tentando mostrar as pessoas que todo mundo merece respeito, que ofensas magoam, que as pessoas debaixo da cor da pele são iguais, mas que também debaixo das banhas as pessoas são iguais, independente da condição sexual as pessoas são iguais, independente da deficiência física as pessoas são iguais, principalmente no quesitos sentem e sofrem quando são expostas pelo que a sociedade vê como diferenças que a tornam inferiores ou mesmo desprezíveis ou dignas de pena.  

Mas parece que só quando algo acontece envolvendo a cor das pessoas o mundo fica indignado. E aí, o que fazem os indignados? Viram vândalos apedrejando casas, viram carrascos prontos a destruir uma pessoa...
Falando desse caso em particular: a moça estava errada? Claro, independente se gritou macaco por achar que um negro parece um ou porque foi mais uma daquelas que em várias situações vai na onda alheia só pra fazer parte da galera (aliás, comportamento que leva muita gente a começar a beber ou a fumar, por exemplo, né não?) .

Mas ir na onda da galera não serve de atenuante se você está num estádio e uma porção de gente começa a xingar um jogador, claro - a não ser se for o caso de chamar técnico de burro, chamar jogador de veado, se for xingar a presidenta do país - porque nesses casos parece que tudo bem, tudo OK, porque uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, culpa é de quem não consegue distinguir isso... pelo menos é assim que a coisa parece ser, ou não?

Talvez um começo real pra mudar esse hábito de xingar jogador negro em alguns jogos - e não só no Brasil - seria o árbitro parar a partida, os outros jogadores pararem o jogo e todos se darem as mãos junto com o jogador vítima da situação, o restante da torcida no estádio, que não concorda com os xingamentos começar a vaiar o ato...sei lá, só uma sugestão. 

E faço aqui um confesso pra quem teve a gentileza de chegar ao final do texto: eu não me considero racista , tenho um pai baiano negro - embora ele não se considere como tal por ter a pele morena e não preta - e embora eu não ache que eu não seja racista por esse fato - meu pai ser negro - porque conheço negro (e alguns filhos de negros) que não contrata negro, que não namora negro, que não confia em negro, atitudes essas que eu não tenho por causa da cor das pessoas, mas sim por causa do caráter delas, mas em hora de raiva ou do aborrecimento já olhei pra um negro e pensei "tinha que ser preto", assim como pelos mesmos motivos, apesar de ser obesa, já olhei pra gorda/gordo e pensei "aff... que coisa ridícula", assim como pelos mesmos motivos já pensei 'ô viadinho...' e, sim, quando uma garota de cabelos claros diz alguma bobagem eu penso logo "tinha que ser loira" e por aí vai, ou seja, apesar de muita gente poder achar que não, eu acho que não são pensamentos que dizem como de fato eu interajo ou avalio essas pessoas na vida, é apenas um comportamento da natureza humana - que eu espero que as discussões do assunto sirvam para que as gerações futuras um dia não o tenham - porque a gente é criado, ainda, ouvindo isso - como no programa do Faustão todo domingo que só não ridiculariza negro pra evitar processo, o que quer dizer que ele não os tenha se vir uma vídeo-cassetada com um negro.

E eu não repetiria essas coisas em voz alta porque eu tenho consciência que essas idiotices machucam e magoam a outra pessoa e principalmente porque tenho consciência que são pensamentos idiotas e não verdades.

E não tenho dúvidas de que muitos dos que apedrejaram a casa da moça, dos muitos que estavam gritando na frente da delegacia na hora que ela foi depor, dos muitos que fizeram posts praticamente achando-a uma criatura digna de morte, também, assim como eu, sejam idiotas internos. 
Aliás, só pra constar: um negro já disse pra mim num ônibus: baleia devia ir nadando e não de ônibus. A maioria dentro do ônibus riu. Mas e se eu tivesse respondido "e macaco devia usar cipó e não ônibus" ???

charge, preconceito

Fato (pra mim) é que nem todo mundo que diz "vou te ligar" vai mesmo ligar, nem todo mundo que diz "que bom te ver" fica feliz de te encontrar, nem todo mundo que pergunta "como vai" quer mesmo saber como você vai, nem todo mundo que na hora da raiva deseja matar o outro, se lhe dessem uma arma, mataria de verdade, nem todo mundo que ri quando o outro cai também acha graça quando o motivo da risada é ele.

Só pra você refletir quais os critérios que você usa pra avaliar o que você considera crime  ou injustificável e o que é piada/zoação porque, se você vê diferença entre um e outro, com certeza magoar/ridicularizar alguém não é um deles. 






**********************

13 comentários:

  1. Isso é super polemico, pois boa parte usou os mesmo xingamentos e só ela levou a culpa(fazer o que né?) Sei que você disse que amigos dela(negros) dizem que a mesma não é racista, falar é fácil. Mas ela demonstrou sim atitude racista gritando os xingamentos, se ela não fosse racista não tinha gritado.
    Pelo que entendi(li o poste todo) você é preconceituosa e seu pai também por não se considerar negro, e por pensar "tinha que ser preto".

    Sei que minha opinião não fara diferença mais deixarei de ti seguir neste exato momento.
    grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, imagino que tenha muita gente lá no estádio que tenha xingado também e que agora, com essa repercussão toda, esteja feliz de ter ficado anônimo no episódio....
      aliás... pois é anônimo, anonimato da uma segurança, tanto pra xingar, quanto pra opinar ou excluir.
      :)

      Excluir
  2. Oi Lua
    Achei tudo isso tão trite, primeiro o jogador foi xingado o que é um super preconceito e depois o que aconteceu com a moça (super intolerância).
    Cada um tem sua forma de pensar e entendi seu jeito de pensar e acho que a pessoa que comentou acima não entendeu...fazer o que né?
    Aproveito e te convido para participar de um mosaico que abi lá no blog. Pode levar três links de posts que você amou fazer.

    Te espero por lá.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carmem, intolerância quase sempre costuma ser muito mais maléfica, eu acho...
      mas como em muitas vezes vem 'vestida' como justiça ou punição acaba ganhando ares de 'justificável'.

      Opa, e pode deixar que vou carregar meus links sim, obrigada pela oportunidade de divulgar o blog.

      Excluir
  3. Só acho que depois que "feriu, matou, xingou" ´e ridículo pedir desculpas!
    Não aceito. Fez porque quis.
    É "Maria vai com as outras"!
    Não tenho preconceito, nem em pensamento.
    Meus pais me ensinaram muito bem.
    joturquezzamundial
    Bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô as pessoas são diferentes, é fato.... algumas melhores, outras piores. As vezes não tão ruins quanto parecem, outras nem tão boas quanto se veem. Algumas piores do que pensamos, outras melhores do que achamos. Faz parte.

      Excluir
  4. Sinceridade é o que posso dizer sobre este seu texto que acabei de ler. Toda ofensa e não precisa ser só a racista faz um buraco dentro da pessoa. A desculpa do "Maria vai com as outras" é só desculpa mesmo e desconsidero. Disse pq é assim que pensa. Mas acima de tudo, no seu texto o que destaco, é que acho errado pergar "um para ser o Cristo" e principalmente quantas das pessoas que estão agora acusando, seja vaiando, apedrejando ou simplesmente falando, já não tiveram realmente este pensamento. Um abraço Raquel superlinda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel eu não concordo muuito com o "disse porque é assim que pensa" porque eu realmente acredito que muitas vezes as pessoas dizem coisas que na verdade não sentem... Como dizer "eu te amo" sem amar ou "eu te odeio' sem odiar ou "tomara que vc morra" sem na verdade querer que a pessoa morra de fato ou dão os parabéns por algo pra alguém quando no fundo estão pensando que ela não merecia aquilo...

      O 'querida' ou 'campeão', por exemplo, muitas vezes é usado de forma debochada, pejorativa... mas não é visto como crime, claro. Mas algumas vezes o macaco, baleia, veado é usado igual.
      As pessoas é que não costumam perceber que tem a mesma intenção...

      Excluir
  5. Um belo texto com o qual concordo plenamente. Nada a acrescentar.
    Grande abraço! Bom final de semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  6. Lua, achei teu texto, perfeito. Pena que as pessoas nao se olham no espelho, com olhos reais. Também acredito que a maioria já passou, pelo menos em pensamento, ativa ou passivamente, por situacao semelhante. É o caso da "loira" que mesmo sem querer, desagrada. A "baleia", a "tiazinha", o "aeroporto de mosquitos" e tantos outros "codinomes". E vários sao os temas onde se pode ferir profundamente a outra pessoa, por bobagem, pq passamos uma vida ouvindo alusoes desse jaez e, como toda violencia, acaba se tornando "lugar comum" em nossas vidas. Na verdade, me faz refletir sobre a necessidade que temos, nos dias atuais, em sermos mais atentos, vigilantes e responsáveis pelo que fazemos e dizemos. Em boca fechada, nao entra mosca. Nada como fazer uma rápida revisao do pensado, antes de publicá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Muitas pessoas se escondem atrás do preconceito do outro. Quando o outro é julgado eu me safo. Eu acho que somos um país onde o preconceito impera de forma silenciosa, outras vezes rompe o silêncio dessa forma. Bjos

    Ju Ramalho
    Www.inquietacoes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Racismo é nojento e ofende, assim como qualquer outro tipo de agressão e preconceito. A menina que foi filmada e os demais, que não foram filmados, devem responder pelo que fizeram e fica o alerta para que o assunto seja mais discutido nas famílias e nas escolas. Agora é refletir, aprender e formar uma geração mais consciente.

    Mas ameaçar e xingar também é grave, ainda mais sabendo que muitos desses que acusam a moça também praticam bullying de alguma outra forma.

    Acho triste aqui no Brasil um tatatatatataraneto de japonês ser considerado japonês e um filho de negro ser "moreninho". Isso é desvalorização da riqueza cultural e perdemos muito com esse preconceito bobo.

    ResponderExcluir
  9. Racismo é crime. E quando ela xingou o goleiro de macaco, tinha sim intenção de agredir e preconceito. Merece ser punida.
    Infelizmente atos como esse são super comuns no futebol e poucas vezes vi uma punição adequada para esses casos.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...