quinta-feira, 25 de setembro de 2014

14 As implicâncias com os livros 'modinhas' e Sorteio!

Atualização 


***************
Esse é um assunto que há algum tempo eu queria comentar porque é algo que tenho observado desde que retomei o hábito de ler com mais frequência e passei a participar de blogs e grupos de literatura. 

Volta e meia surge o mesmo comentário que é algo do tipo "eu li tal livro e não achei isso tudo que o povo fala.... acho que é sucesso só porque é 'modinha' kkk !!!!"
Alguns exemplos dos livros 'modinha' são a saga Crepúsculo (mais antigo) e atualmente A Culpa é das Estrelas, Divergente...  


literalmente um livro 'modinha' :)

Claro que um livro ser sucesso não é garantia de que é um livro com uma boa história e que todo mundo vai gostar de ler, até porque isso acontece com os clássicos, com os que ganham prêmios, com os livros de autores imortais também.
Mas também não dá pra rotular de porcaria só porque parece que todo mundo comprou um exemplar...

Maior mérito que a gente vê sendo creditado ao livro 'modinha' é que ele trás muitos adolescentes ao universo literário já que seus amigos (mesmo que  virtuais) estão lendo e como a maioria desses livros acaba virando filme eles se animam mais a ler antes do filme estrear pra depois participar de muitos posts - quase sempre falando que o ator escolhido não tem nada a ver com a personagem do livro, que o livro é muito melhor que o filme... o que as vezes abre críticas ao tipo de leitor que os livros 'modinha' estão formando

Mas é curioso que muita gente critica os livros "modinha" mesmo sem ler já que dizem que não curtem ou tem certa implicância o mesmo que perdem o interesse por esse tipo de livro.

imagem via Ancore

Eu tenho (pra mim, fique claro) que a partir do momento que uma pessoa pega um livro "modinha" - e na sua cabeça "modinha" soa como algo pejorativo ( e Deus sabe como tem gente que classifica o 'modinha' assim) -  ela já começa a ler com o cérebro predisposto ao que vai achar do livro no final da leitura - o que raramente muda independente da história. 
E, mais uma vez tenho pra mim, que se  o mesmo livro fosse achado perdido num sebo ou comprado por uma capa bonita, viraria daquelas leituras adoradas.
Cérebro influencia muito nessas horas, principalmente quando a gente já está viciado nesse modo de leitura. 

Acontece parecido com a tal primeira impressão quando a gente é apresentado a alguém cujo amigo/irmão/mãe já falou que fulano é metido, antipático, né não? 

Ah, vai dizer que com você nunca?

imagem via Flickr

Aproveitando, que tal um sorteio de um livro de um autor 'modinha'? Rick Riordan é autor da conhecida série Percy Jackson, mas o livro que eu vou por pra sorteio é o primeiro volume de As Crônicas dos Kane - dá uma olhada nesse site que você vai conhecer a série.



Livro 1 - A Pirâmide Vermelha - pra você conhecer a história dos irmãos Cartes e Sadie e suas aventuras envolvendo a mitologia egípcia. 
Literatura considerada infanto - juvenil - mas , sim, eu não sou adolescente e curto! 
Mas se você não curtir pode aproveitar o dia das crianças que vem aí pra presentear um filho, sobrinho, o filho da amiga...e o livro é novo, está ainda na embalagem!
Sorteio válido pra quem tem endereço em território nacional. 

Pra participar basta deixar seu comentário no post e escrever "eu tô na moda!" - que é a frase que vai garantir a sua participação no sorteio que se encerra no domingo, dia 28/09/2014 ás 14h. Não esqueça de deixar o link do seu Facebook ou e-mail pra que eu possa entrar em contato e pegar endereço de entrega. Se tudo der certo eu já envio o livro na segunda, dia 29/09/2014.
Okay?

***

Gostou do blog da uma espiada na coluna da direita e curte/segue que assim você ajuda o Pitacos de Lua a crescer :)



*******

14 comentários:

  1. EU TO NA MODA
    #queromuitoganhar... #oblogeotimo
    https://www.facebook.com/vivi.gomesg
    vivigomes322@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lua!

    "eu tô na moda!" karina.guite@hotmail.com

    Será que terei sorte no seu blog novamente? Dedos cruzados!

    Lembra do livro, Veronica Decide Morrer que ganhei aqui? Já passou para mais 3 mãos!!!! Uhullll

    Sobre moda. Já cheguei a comprar livros que "estavam" na moda e não ler, depois de anos ler eles e se apaixonar. Como já li e adorei alguns livros da moda. Leio sem preconceitos na cabeça, dai a leitura fica mais fácil e mais gostosa! E adoro livros de crianças, adolescentes, minha irmã fala que eu ainda não cresci!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu Tô Na Moda... Eu vou, quero, preciso ganhar esse livro!!!! \o/ \o/ \o/
    leni.souza.9216@facebook.com
    leninha.souza87@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu Tô Na Moda LOOOOOOL
    #TheMockingjayLives :v

    https://www.facebook.com/thyago.freitas.94

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/QueelSantana
    Eu Tô Na Moda!!!
    Eu confesso! Gosto de ler os livros 'modinha'!

    ResponderExcluir
  6. Eu tô na moda!

    Acredito que toda a leitura é válida e que não importa como a pessoa chegou até o mundo da leitura, o importante é ler!

    may_custodio@hotmail.com ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu To Na Moda!

    Eu posso te adicionar?? Não consigo colocar meu facebook!

    Gostei muito do assunto do post, passarei a acompanhar o blog graças ao seu modo de escrita!

    ResponderExcluir
  8. Isabel Moraes25/09/2014, 17:34

    Eu tô na Moda!
    bell.-.moraes@hotmail.com

    Concordo plenamente o artigo.já houve época em que eu julguei muito livro só por ser modinha e hoje vejo quanta história Boa perdi.
    Agora tô naquela: "tudo vale a pena se a alma(mente) não é pequena"

    ResponderExcluir
  9. Eu to na Moda!
    leonardoscolato@hotmail.com
    Agora vou entrar todo dia pra ver as novidades do blog! Adorei ;)

    ResponderExcluir
  10. Não li Divergente e nem A culpa é das estrelas pq não me identifico com o que me contaram das estórias. Esse último, jamais leria, essa coisa de casal que se ama e tá doente e ai meu Deus será que alguém vai morrer é de lascar, rsrs.Li Crepúsculo pq tava todo mundo falando tanto que tive que conferir por mim mesma, mas achei muito fraco, cheio de furos. Pior que já entrei em querer numa briga com uma fã xiita só pq critiquei o livro, pode? rs

    Beijos!
    http://baudabijou.com.br

    ResponderExcluir
  11. Desejo boa sorte a todas no seu sorteio. Nunca fui de ler livro por modinha, normalmente eu leio porque me interesso pela história.
    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  12. "eu tô na moda!" Aliás, eu adoro ler livros da moda! Não tenho nada contra a eles. Lógico que tem alguns que não consigo gostar mas não é por que estão ou não na moda. Leio o que eu me interesso. Tem uns que não leio logo porque o preço está alto e espero que eles fiquem baixos...rsrs... Fora isso, leio tudo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  13. "Eu tô na moda"!!!
    Confesso, já tive muito "pré - conceito" com livros da moda, até o dia que entendi que era a única forma dos meus filhos(adolescentes) e seus amigos lerem com mais frequência, depois desse dia, comecei a comprar os "livros da moda" para eles e, também incentivo a troca e empréstimo com os amigos deles.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Obrigada aos participantes, promoção encerrada! E fiquem de olho nas próximas :)

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...