quarta-feira, 6 de agosto de 2014

3 Um tigre preso, um garoto como muitos e um pai como tantos!

blogagem coletiva
Mary Matos compartilhou a foto de Folha de S.Paulo.

Sabe o caso do garoto que foi cutucar o bicho com vara, no caso braço, curto e acabou tendo o braço amputado? (Sim, essa foi péssima intencionalmente).
Pois é esse assunto que momento tem me feito comer muitos biscoitos de chocolate pra acalmar...


E é um tal de gente dizendo que o tigre que atacou o garoto deve ser sacrificado, é um tal de exigirem que o zoológico melhore a segurança do lugar, é um tal de advogado dizendo que a falha foi do zoológico, é gente criticando quem filmou no lugar de chamar ajuda ou tirar o garoto de perto do tigre, é delegado/promotor ou sei lá quem dizendo que o pai não pode ser punido já que a punição dele é o filho ter perdido o braço (oi??? Ah, é aquele coisa de quando pai bate em filho e diz' vai doer mais em mim que em você'?), é gente dizendo que o povo tem que entender que filho não obedece, que foi um acidente, acontece...

Então...só uns pitacos meus, ok? Primeiro que o tigre, no máximo achou que estava se defendendo ao ter seu espaço invadido e o zoológico, até onde noticiado, tem permissão pra ter o tigre ali e segue as normas de segurança que, pra constar, não falharam, foram quebradas! 
Porque as pessoas nem sempre respeitam normas e regras, ou seja, faltou foi educação e não segurança já que não foi o tigre que escapou. O garoto, até onde li, não estava sozinho, estava com o pai que, segundo as pessoas presentes, estimulou o filho a quebrar as regras de segurança do zoológico e a correr perigo. 
Quem filmou só mostrou que, sim, o pai teve tempo de tirar o filho dali, fosse mandando sair, fosse pulando aquela cerca e puxando o guri na marra dali.

Sim, crianças são arteiras, crianças são desobedientes - eu fui babá por uns 15 anos, sei bem disso, mas também sei que as pessoas tendem a analisar uma situação não só pelas circunstancias ou consequências dela, mas pelos envolvidos. Será que esse caso seria visto como acidente trágico se, no lugar do pai, a criança tivesse ido ao zoológico acompanhada da babá e o povo presente dissesse que a babá ficou incentivando o garoto a dar osso pro leão, ficar subindo na grade, correndo em volta da grade de um tigre...esticando a mão pra dentro da grade... ?

E aí o pai aparece na TV e diz que ele estava olhando, mas que tava tudo sob controle - tipo o leão de boa, o tigre se divertindo  e que o povo estava curtindo e ele... 

E a entrevista do pai depois que ele resolveu mudar o discurso de 'eu não estava vendo, estava cuidando do filho pequeno'  e tentando justificar/explicar/amenizar a negligência dele?
Aliás, depois que o pai resolveu mudar o discurso de 'eu não estava vendo, estava cuidando do filho pequeno' - que deve ter sido motivada porque tinha testemunhas do contrário -  eu comi um pacote de biscoitos inteiros - já que não dava pra dar uns tapas naquela cara de falso dele!

E pra finalizar, um último pitaco:  Muita gente falando que, pela idade, o garoto sabia que não devia fazer o que fez. Concordo, mas acho que povo esquece de como é ter 11 anos e ser estimulado pelo pai a mostrar coragem, a parecer corajoso... porque ao fazer isso olha pro pai e vê nos olhos dele orgulho e admiração.  
E quando se é um garoto é quase da natureza achar que correr riscos é uma aventura e não ter noção real do que pode ser perigoso de fato, como colocar o braço pra dentro de uma grade com leão, tigre... 

Pai por perto deveria servir para lembrar aos filhos o quanto uma situação pode ser perigosa e para protegê-los nela.
Nem que fosse aos berros, aos tapas...


Espero que agora, com o texto, eu pare de descarregar minhas observações nesse assunto nos biscoitos !

Esse post não deve estar 100% dentro do que deve ser a postagem da BC de Fotos da semana da Dani Moreno cujo tema é:



Mas é fato: eu não gosto de fazer muitas coisas, me chateio de ter que fazer outras tantas, me aborreço em ter que fazer muita coisa que me pedem/mandam, mas odiar
Odiar eu só odeio mesmo é guardar chateações, frustrações, mágoas, observações e opiniões dentro de mim.
Porque isso quase sempre significa transformar chateações, frustrações, mágoas, observações e opiniões em comida.

E já fiz e as vezes ainda faço tanto... o que me faz mal duas vezes: ao espírito e a circunferência corporal!



*********

3 comentários:

  1. Quando vemos uma criança, mesmo desconhecida, em situação de perigo já ficamos apavorados, imagina um pai sabendo que o filho está perto da jaula de um tigre. Sem comentários. Triste.

    ResponderExcluir
  2. LUALLESSI os pontos que vc citou são relevantes. Queria mm saber se a criança estivesse acompanhada da baba ou de um professor, se este pai seria tão compreensivo. Tbem fiquei pensando se deveria publicar alguma coisa sobre assunto, até que ouvi a própria mãe da criança dizendo que "acidentes acontecem". Parei de me preocupar com o assunto, e acho que vc deve parar de comer biscoitos (rs). O assunto já está resolvido em família. Grande abraço. Raquel superlinda.com

    ResponderExcluir
  3. Que pai é esse que deixa o filho brincar com o tigre no zoológico? Nada se justifica tal comportamento.
    Feliz dia dos pais pra seu pai!
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...