terça-feira, 12 de agosto de 2014

2 Comprovação de virgindade em concurso: absurdo ou exigência incompreendida?

E um Concurso da Secretária da Educação virou notícia internacional porque, por causa de um exame exigido, as candidatas que se recusarem a fazê-lo tem que apresentar atestado de virgindade. 

"A gestão pública não determina que o exame é obrigatório, mas elas devem sim apresentar um comprovante de que nunca tiveram uma relação sexual, isso porque as candidatas (que devem fazer exame de Papanicolau) com vida sexual ativa são obrigadas a fazer os exames ginecológicos intrusivos."

"Não determina que é obrigatório", mas devem apresentar um comprovante de que nunca tiveram uma relação sexual". Ou seja: quem quer concorrer ao emprego está obrigada sim.

papanicolau,exame,virgindade,concurso

imagem via Marie Claire

Mulherada se juntou pra protestar contra essa exigência??? Claaaaaaaaaaaaro que não... A grande maioria apenas deseja conseguir o emprego e se sujeita a exigência - aliás, não tenho certeza, mas acho que nem pra entrar pro convento é preciso comprovar virgindade no caso de não fazer o fazer exame de Papanicolau (se alguém tiver certeza, ou souber do contrário, por favor, me conta). 
Ah, mas claro, a gestão pública só está interessadas na saúde da candidata... os outros empregos que não exigem o mesmo é que não devem se preocupar com a saúde das suas funcionárias, né não? 
Mas imagino que em qualquer emprego seja exigido exames de saúde, talvez a exigência da Secretária da Educação só tenha sido mal redigida, talvez explicita demais...?

Mas confesso que o que me chamou mesmo a atenção nem foi se a exigência tem cabimento ou não, até porque volta e meia leio sobre uma exigência mais estranha/ridícula/inexplicável que a outra em concursos, e sim porque no tal falado século 21 as mulheres não protestarem ruidosamente contra essa exigência que pelo mundo tem sido vista como uma exigência íntima, não exatamente sobre a saúde feminina, mas sobre o estado atual do hímen das candidatas.

tipos de hímem
via aborto

Vai ver que é porque as mulheres se acostumaram a sofrer assédio sexual pra conseguir emprego, a sofrer assédio sexual no emprego, a sofrer assédio sexual no ônibus a caminho do emprego e então quando veem uma regra dessas veem como algo menos constrangedor do que sugerirem que elas assinem o contrato de trabalho no motel. 

Alumas situações só não são cômicas porque são absurdamente trágicas...ou a gente é que tem uma percepção errônea sobre elas, claro. 



**********************

2 comentários:

  1. Menina, sou funcionária pública, passei em concurso e não tinha esse tipo de exame admissional, não. Nem papanicolau nem de virgindade... só os básicos sangue, urina e por causa da função audiometria e raio x da coluna... Fiquei pasma!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, do jeito que o mundo anda dois e meio analfabeto, acho que redigiram errado o tal comunicado. Pq veja, se vc tem que fazer um exame de papanicolau, e por acaso for virgem, claro que não vai poder fazer esse exame, a prova é pq hj em dia tal exame é feito até por enfermeiras e tais não estão qualificada para dizer se a mulher é ou não virgem, o médico sim, só de olhar já sabe. Imagino assim, é o mesmo que vc ter que fazer uma mamografia, mas não poder pq usar silicone, então é claro, vc vai ter que ir no seu médico, ou outro e com o laudo dele, dizer que tem silicone e por isso não pode fazer o tal exame.
    Foi muito tititi por pouca coisa.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...