sexta-feira, 11 de julho de 2014

5 Independente do resultado de jogo #SouDessas

Na quarta, dia 09 - um dia depois do Brasil perder o jogo pra Alemanha, eu fui pra Maringá e mesmo ficando longe da TV ou das redes sociais praticamente o dia todo foi impossível não passar o dia ouvindo falar da derrota. 
Taxista me levando pra rodoviária comentou, na rodoviária a TV ligada no jornal repetia os lances do jogo, no ônibus dava pra escutar passageiro comentando o jogo (aliás, dizem que mulher não gosta de futebol, mas até no banheiro do Shopping, enquanto eu fazia um xixizinho básico, ouvia a mulherada comentando do jogo).

E chegando em Maringá paro numa lanchonete pra tomar café até o shopping abrir e, claro, no balção um jornal...falando sobre o resultado do jogo.



Depois do café entrei nas Lojas Americanas e, enquanto estava lá toda felizinha olhando uns dvds em promoção, escuto uma voz masculina dizendo 'tira essa bandeira daí senão vão rir de você', olho e vejo que foi um funcionário da loja que disse isso rindo pra uma funcionária do caixa que já estava pegando na bandeira pra tirar...e eu imediatamente, afinal, #soudessas digo com o meu tom de voz #altomasnãoagressivo 'Não faça isso que essa não é a bandeira da Copa!' - a moça olha pra mim e fica lá, com a mão parada na bandeira - então olho pro rapaz e digo "E você, te apresento a bandeira do Brasil! Não é bandeira da Copa, não é bandeira da Fifa, não é bandeira de partido político, é a Bandeira do Brasil!!! Então você pode fazer piada com o resultado do jogo, mas tenha respeito pela bandeira do país!!!"

Bem, não sei se a parte do 'não agressivo' funcionou, mas o rapaz não se manifestou, apenas tirou aquele sorriso besta da cara, ficou meio vermelho e seguiu em frente sem dizer nada...e a moça deixou a bandeira lá, no lugar dela (aliás, confesso que fiquei feliz quando, no fim do dia, antes de voltar pra Campo Mourão, voltei na Americanas e a bandeirinha estava lá...pendurada no lugar dela).

Mas é fato: muito idiota confunde a Bandeira do Brasil como um símbolo da Copa e quando a seleção brasileira vai mal usa a bandeira pra mostrar sua revolta, sua indignação (mas demostra mesmo é sua falta de discernimento e amor pelo país).
Mas se na internet vi muita foto de gente tocando fogo na bandeira brasileira depois do fatídico jogo, por Maringá foi fácil achar bandeira jogada no lixo em frente as lojas...



Sim, eu sei que essas são bandeiras usadas na decoração das lojas e que muitas outras vão ser jogadas no lixo depois da Copa...mas o que me deixa triste no caso dessas aí - e muitas outras que vi pela cidade - é que não foram jogadas porque a Copa acabou e já não servem mais pra decorar as lojas já que a Copa no Brasil vai até o domingo e o Brasil ainda joga no sábado. As bandeiras do Brasil estão sendo jogadas como símbolo de revolta e de vergonha pelo resultado que tirou a chance do Brasil jogar pelo Hexa no domingo. 

E o 'sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor' devia ser algo mais que um grito de guerra em dia de jogos porque o desrespeito com a bandeira só mostra um brasileiro que não tem orgulho do seu país, não tem amor pela sua pátria - e país não é futebol e amor a pátria não é jogador de futebol, Ok?

Eu comentei essa relação entre a bandeira do Brasil e o futebol no Facebook no dia do jogo porque eu sou brasileira e conheço, ás vezes mais do que eu gostaria, alguns hábitos do meu povo, mas têm coisas que eu não só posto, comento ou me manifesto na segurança do PC; quando vejo, já falei ao vivo, em alto e bom som, e mesmo pra quem eu não conheço. 

É, #soudessas

Ê, ê, ê, ê, ê, ê 


Eu sou um brasileiro e mando um beijo pra você!



******************

5 comentários:

  1. Gostei!
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lua:
    Seu desabafo é muito pertinente.
    Essa confusão, considerando a nossa Bandeira Nacional como ´"símbolo" da Copa é sinal da verdadeira falta de patriotismo dos brasileiros.
    Aqui funciona conforme os ventos: se as coisa funcionam e vão bem, sorrisos escancarados.
    Por outro lado, se o resultado desagrada, a revolta se instala e nada mais presta.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Querida Lua,
    Esperar o quê, de uma geração que não foi ensinada a amar e respeitar sua pátria? Infelizmente o povo brasileiro não tem sentimento de pertença. As escolas não ensinam mais esse sentimento para as crianças, pois a "moderna" LDB não exige mais como era no passado. Agora, no máximo ensinam o hino e veja lá. O problema é que as crianças crescem... então...
    Bjs
    Marli
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
  4. Assino em baixo de tudo que dizes! Ê,ê,ê,ê sou brasileiro e mando um beijo pra você!
    Grande abraço!
    Bom final de semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Lua,
    O fato é que brasileiro só é patriota qdo a seleção ganha na copa. Por aí vc vê que a maioria sequer sabe cantar o hino nacional.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...