terça-feira, 8 de julho de 2014

12 É estupro quando você bebe e acorda nua ao lado do seu amigo?

Felipe, da novela Em Família pode ser um cara legal, que teve lá os problemas graves com bebida (o que acontece com muita gente boa) e que está se tratando, se recuperando, mas... 
Vamos a situação: a mulher que o Felipe ama fica triste porque vê o cara que ela estava interessada (e que não era o Felipe) beijando outra mulher e então ela é levada por ele, Felipe, para um bar e ela enche a cara enquanto ele faz companhia pra ela, como deve fazer um amigo, enquanto ela bebia todas pra afogar a desilusão e ele só bebia água (afinal é um alcoólatra em recuperação), ou seja, ela fica bêbada, ele fica sóbrio.

Depois o Felipe, todo cavalheiro, e sóbrio, leva a mulher, bêbada, para casa e acaba usando a desculpa que muito cara usa para estuprar, para justificar o abuso sexual: amor

em família estupro de amigo

legenda da foto no site da novelaSilvia bebe demais e acaba passando a noite com Felipe, que adora (Foto: Em Família / TV Globo)

É, estupro não é só se o cara pega a força e a mulher grita que não quer. Se aproveitar que uma mulher está bêbada pra fazer sexo com ela é tão covarde quanto! Abuso sexual não necessariamente precisa de violência física pra acontecer. Quando ele é baseado no abuso de confiança ou na justificativo do não deu pra resistir, é tão criminoso quanto, embora costume ser visto como uma situação facilitada pela vítima e apenas uma fraqueza do criminoso. 

E muita gente vê a cena e deve ter visto a cena e pensado 'ah, até que enfim...ele gosta tanto dela...e depois de tudo que ele passou, merece, afinal, ele é um cara tão legal...e gosta tando dela'.
E provavelmente no fim da novela eles fiquem juntos, mas se aconteceu a transa, na situação descrita, ele foi um filho da puta! E cometeu um crime!

E tá cheio de gente assim, que acha que é normal, afinal a mulher deu mole, né não? E muitos vão pensar 'Ah, gente...também não vamos exagerar, foi só uma transa'. 
E muitos que pensam assim são mulheres. É a turma das equivocadas que só vão ver como o que o Felipe fez é errado - e que a mulher não é responsável por beber demais e o cara a levar pra cama, quando forem elas que beberem e passarem pela situação de acordarem na cama, nuas, do lado do seu amigo que não conseguiu resistir a oportunidade de transar com elas...
Alguns dirão que fizeram amor com elas, que foi uma noite maravilhosa, que foi a noite mais feliz da vida deles...e serão gentis, serão doces porque, sim, alguns estupradores o são. 
E a maioria deles nunca vai aceitar que o que fez,  foi estupro. E tenho pra mim que a maioria das garotas também não, na verdade iam pensar que a culpa foi delas...que elas é que foram estúpidas em beber tanto. 

novela em familia
legenda na foto do site da novela 'Assim que acorda, Silvia fica desesperada e pergunta a Felipe o que aconteceu (Foto: Em Família / TV Globo'

No caso da novela aconteceu com uma mulher adulta (não que isso, na prática, mude a atitude dele), mas Silvia, mesmo se se desse conta do fato, provavelmente lidaria melhor com a situação. Mas é uma situação que acontece muito com garotas novinhas que só querem curtir a bagunça que é sair pra balada com as amigas ou zoar nas festinhas de faculdade. E bebem até desmaiar. E muitas vezes são estupradas por mais de um dos colegas...

E não sei se você se lembra, mas no BBB12 acusaram um rapaz por coisa similar. E o público nas redes sociais fez a maior campanha pro moço ser expulso do programa.
Mas na novela, tenho pra mim, que o comportamento do Felipe vai passar batido (creio que muito por causa do personagem envolvido que vai deixar na cena só aquela coisa de 'Ah, mas ele é tão legal...e gosta tando dela...ah, tomara que fiquem juntos...

Aquele momento que você tem a sensação de só você ter percebido os fatos como os fatos de fato são...!

Se bem que pode ser só o meu jeito de ter percebido a cena, claro.

P.s.: E como a Márcia Balz lembrou num comentário lá no face: Estupro de Vulnerável. Creio que se encaixa aqui '   






§ 1o Incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência.

**********

12 comentários:

  1. Na verdade, o que ele fez foi estupro ! Mas como é novela o povo vai aplaudir, agora se fosse real oCARA SERIA linxado. Acho que, de toda forma, sendo em novela ou na real, ta tudo errado !!!!!!!!!.

    Aliás, amei o seu blog viu ? Super cheio de conteúdo e mega fofo. Parabéns <3 Você escreve super bem e é uma linda haha. Já estou seguindo aqui, vou voltar mais vezes com certeza :)
    Parabéns novamente guria :))

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei o texto do blog muito sensacionalista, exagerado e extremamente feminista. No mínimo evangélica... Bora colocar os pés no chão, porque na real isso acontece sempre! Em termos a mulher também tem culpa por beber até perder a noção. Ela não foi obrigada a ficar daquele jeito, ficou porque quis. Então assuma as consequencias! Eu passei por isso já e não classifiquei como estupro porque eu me deixei chegar áquela situação. As pessoas precisam aprender a se responsabilizar pelos seus atos e parar de culpar as pessoas por seus erros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Anônimo" o texto foi escrito por mim e não, não é baseado numa experiência pessoal, nem com um amigo, nem com um cara qualquer... pois é, eu consigo exprimir uma opinião sem ter passado por ela - mas entendo que como vc respondeu baseada na sua reação, tenha imaginado que eu tenha feito o mesmo, mas não foi. Mas nem por isso deixei de citar no texto que provavelmente ninguém teria visto a cena e interpretado a situação como eu.

      E se aconteceu com vc e vc realmente não entendeu como estupro, sabe que eu fico feliz? Fico feliz por você já que eu imagino que deva ser mais fácil lidar com o 'ah, isso que dá beber demais' do que encarar que encheu a cara e acabou sendo vítima de abuso sexual...

      E é fato, a mulher que bebe muito tem responsabilidade no porre que toma, nos micos que pode vir a pagar, no vomito que pode acabar sobrando pro carro de alguém...mas o 'sexo'? É o famoso 'cu de bêbado não tem dono'?
      Embora eu ache sempre que a culpa é de quem tira o pau das calças e enfia no outro...ou vamos ser justas, tira a calcinha e se aproveita da ereção involuntária do outro, porque quem recebe pode estar bêbado, pode estar dopado, pode estar dormindo, pode estar morta...ele é vítima, porque a vítima no estupro é o passivo da situação.
      Pode ser uma vítima idiota, irresponsável, claro...e quase sempre essas duas coisas vão pesar mais sobre ela que o ato do outro.
      Tem muita gente que acha que se eu deixo um celular sobre uma mesa, viro as costas, alguém pega...a culpa do meu celular ser roubado é minha, não de quem pegou.

      Excluir
  3. Nem acredito que tem gente que acha isso normal, mas fazer o quê? Tem gente mandando carta pra namorar o maníaco do parque, tem gente pra tudo!

    ResponderExcluir
  4. É muito mais comum que vc imagina Ana Luiza... a realidade é dura!

    ResponderExcluir
  5. Isso é estupro sim. Estupro independe da atitude da vítima. O tipo de cara que faz uma coisa dessas é o que até gostaria de pegar a mulher a força, mas não tem coragem.

    Em relação ao que o Anônimo disse, sobre ela ter que se responsabilizar por ter bebido. Não assisto a novela, mas pelo que li ela estava com alguém que considerava um amigo. Que tipo de amigo é esse que se aproveita de um momento de fragilidade da mulher para fazer uma coisa dessas?

    ResponderExcluir
  6. Isso é super comum, verdade!
    Mas daí a ver como algo normal? Nunca!

    Ela errou por ter se embriagado, um homem que não quer nada com você não merece sequer suas lágrimas ainda mais um bebedeira, que ela errou é fato.

    Mas e ele? Sim ele errou e feio, pois se aproveitou de uma situação em que o outro não estava em seu estado normal, se foi estupro? Sim foi, porque uma pessoa bêbeda não tem como consentir ou negar.

    Ah! Mas ele a ama. Será? Quem ama não se aproveita do outro, e foi o que ele fez, se aproveitou da situação, amando ou não, ele devia ter respeitado, esperado o dia seguinte e aí sim tentando um lance qualquer, se ela concordasse aí não seria estupro.

    Mas infelizmente hoje em dia tudo é normal, ainda mais se falarem em amor, aí tudo fica justificado.

    Não sei onde isso vai parar, mas com certeza não será nada bom, pois as pessoas aceitam tudo como normalidade .

    ResponderExcluir
  7. Bem lembrado. O povo quando é na novela não comenta nada. Mas quando é no BBB faz um escarceú. Concordo com vc, foi um estupro sim. Ela nao sabia nem o que estava acontecendo e ele estava sóbrio, tinha mais é que ter respeitado ela.
    Adorei o texto.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Meu pai teve bar muitos anos e uma coisa que eu notei é consumo exagerado de bebida alcoólica costuma deixar o homem mais valente, ele é capaz de cair na pilha do povo mandando ele fazer cada idiotice ou cada coisa perigosa.
    Já a mulher fica alegrinha, quase sempre se solta, mas de um jeito mole... meio boneca que vai pra lá, vai pra cá, meio sem saber quem tá levando e pra onde, sabem como é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, adivinha? Eu estou sem televisão para jogar videogame, ai, estou aqui lendo seu blog e pior assisti essa parte da novela. Aff.

      Então, engraçado mesmo como na Rede Globo eles colocam certas atitudes como coisas naturais. Me lembra o quadro do Zorra Total em que a amiga era molestada no metrô, e aquilo era para as pessoas rirem. Pasmei.

      Outro ponto luallessi que você esqueceu que nosso país a maioria (bizarro, mas é fato) concorda com anonimo.

      Excluir
  9. Lua, não assisto essa novela.

    Se isso é comum? Sim. Normal? Não. Essa é minha opinião. Concordo com você, foi estupro.

    Claro que a mulher tem sua culpa, mas um amigo sóbrio que ama não faz isso! Aliás qualquer homem sério e sóbrio não deve fazer isso né?! Agora se os dois estiverem bêbados a história muda, mas os dois continuam sendo responsáveis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Lua,
    Achei bem oportuno o seu texto. Tb considero como estupro de vulnerável, uma vez que a Silvia estava bêbada e não tinha consciência do que estava acontecendo. Infelizmente, isso acontece e muito. Porém, nem todos denunciam ou sequer sabem sobre isso.
    Em parte Sílvia tem culpa, bebeu porque quis, ninguém obrigou e foi afogar suas mágoas de uma decepção amorosa. Por outro lado, o amigo não foi amigo. Foi covarde em se aproveitar da situação para levá-la para cama, justo ele que é álcoolatra.
    O que eu achei mais forçado além de tudo isso, é do nada ela se apaixonar pelo cara.. Fala sério.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...