segunda-feira, 9 de junho de 2014

8 Lei Menino Bernardo, Lei da Palmada ou invasão ao Poder Familiar?

Post do Facebook do Reclame Aqui com a questão;

Muito se diz a respeito da Lei Menino Bernardo, a lei que é grande divisora de opiniões, também é conhecida como Lei da Palmada e pune castigos que resultem em sofrimento físico a crianças e adolescentes.

O que você acha da Lei? Conheça os principais pontos:
http://ow.ly/xLqt5


imagem via Reclame Aqui

Primeiro que eu não gostei do nome da lei. Acho que o que aconteceu com o menino Bernardo é algo muito mais grave do que o que as pessoas entendem como a 'Lei da Palmada'. Achei que foi um nome mais oportunista do que outra coisa.


E acho que, infelizmente, é mais uma daquelas leis que vai falhar justamente onde seria mais necessária porque  quem espanca filho vai continuar espancando mesmo com a lei, tipo coisa de gente que continua bebendo e dirigindo -mesmo depois de atropelar e matar.A turma que vai se preocupar mesmo é aquela que  costuma dar uma 'palmada'. 

Fato é que acaba que o povo nem está mesmo discutindo se bater educa ou não e sim questões como 'no meu baixinho mando eu', 'o estado não tem direito de dizer como eu devo criar o meu filho'  -  o que é um contra senso já que a maioria acha que o governo deveria ajudar a sustentar o seus filhos com escola e saúde de graça ou bolsa família.
Mas preocupante pra mim é mesmo o tal 'no meu filho, eu que mando', ou seja, se a babá da um tapa é agressão, mas se os pais batem é educação. 

Mas na prática, fecha os olhos da criança e manda o vizinho, o pai, a babá, a mãe, a avó ou a tia dar um tapa pra ver se a criança vai identificar ou diferenciar o tal 'tapa educativo' do 'tapa agressivo'.  

Eu fui babá muitos anos, em casas diferentes e com crianças de idades diferentes e, Indiferente de qualquer lei, eu acredito é que os pais deviam rever conceitos antigos (e possessivos) do tipo 'eu sei o que é melhor pro meu filho', 'eu bato apenas quando ele merece', ou seja, ter a consciência que só porque ele colocou um filho no mundo isso não lhe deu direitos divinos sobre ele. 
Isso já invalidaria a necessidade de qualquer lei pra evitar que uma criança apanhe. Até porque qualquer coisa a mais do que umas palmadas na bunda - e não que eu diga que é impossível educar sem elas - deve ser visto e julgado não como pai batendo em filho, mas adulto maltratando criança

E isso é crime sempre. Sejam pais ou não os agressores. 

**********
Poder Familiar:  'O antigo Pátrio Poder mudou no novo Código Civil para Poder Familiar. Na época do antigo Código Civil (1916) quem exercia o poder sobre os filhos era o pai e não se falava no poder do pai e da mãe (pais). Mas esta situação mudou e hoje a responsabilidade sobre os filhos é de ambos' (no link você sabe mais sobre o Poder Familiar. 

8 comentários:

  1. Esse é um caso muito polêmico.
    Sou a favor de uma palmadinha de vez em quando, acredito que faz a criança 'acordar', não estou falando em agredir, mas um tapinha sim, porque tem horas que eles tiram completamente a nossa paciência.
    Mas, tem quem acredite que não se deva bater em momento algum os filhos, e convivendo com uma pessoa assim, passei a "aceitar" que realmente não adianta nada bater, que não vai educar e coisa e tal.
    Só que as crianças que vemos hoje,são em grande maioria cheia de vontades, e quanto maior a classe social, pior elas são...um psiquiatra uma vez nos falou que haverá momentos que teremos que dá um tapa para a criança/adolescente acordar e sair do transe. E, precisamos usar esse método aconselhado pelo psiquiatra, antes que apanhassemos do nosso filho, e sabe qual foi a imediata reação? Vou te denunciar e vc será preso. Caraca, que ódio!!! Na hora, falamos, ok, podemos ser presos, mas você vai ser preso também, por está maltratando idoso, xingando e batendo. E, pior, você terá que morar num orfanato. É muito dificil educar filhos sadios sem palmadas, e muito mais ainda filhos problemáticos, que acham que podem manipular as leis para o seu bel prazer.

    ResponderExcluir
  2. Detesto qualquer tipo de violência! Todo mundo reclama da violência que existe no mundo, seja ela qual for, mas na hora de praticar não lembra disso.
    Bater nunca! É covardia! E não precisa lei para isso, não vai adiantar nada!
    Colocar de castigo sim, tipo, não ver o programa preferido na TV, não usar o computador, não sair com os coleguinhas .........
    Violência jamais !!!!!!!!!!!!!
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Curioso que várias pessoas que tem reclamado dessa lei ficam horrorizadas quando falo, mesmo que em tom de brincadeira, da volta da palmatória nas escolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk tá...eu gargalhei .

      Ah, mas aí é fácil entender...é que não são elas que vão usar a palmatória nos filhos

      Excluir
  4. Muito boa sua colocação de que não há diferença entre palmada educativa e palmada agressiva, palmada é castigo, mas: Tenho uma sobrinha, vai fazer 3 anos este mês, observo outras crianças, elas estão impossíveis. Sou a favor de umas palmadas, afinal já dizia Allan Kardec, o ser humano costuma aprender mais pela dor que pelo amor.

    ResponderExcluir
  5. Agora uma coisa que não tem nada a ver: cade o rankig dos TOP COMENTÁRISTAS?

    ResponderExcluir
  6. Rotsen faço a mesma pergunta que vc....CADÊ O TOP COMENTARISTAS???

    Qual navegador que vc está usando porque o sumiço do Top e do CURTIR A FAN PAG DO BLOG acontece (no meu computador) pelo Mozilla. Pelo Google Chrome tá normal assim como no SAFARI

    ResponderExcluir
  7. Bem, só sei que apanhei (de leve) qdo criança e tô aqui, inteira, sem traumas. rs
    Não sou a favor da violência, e ainda acredito no diálogo. Mas o adulto tb precisar dar o exemplo, e não falar uma coisa pra criança, fazer aquele sermão, e agir de forma contrária. Aí o tal diálogo de nada adianta tb.
    É complicado.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...