sexta-feira, 30 de maio de 2014

3 Livros: os tipos de papéis onde vivem as histórias

Você já reparou em qual papel é impresso o livro que você está lendo? Na gramatura dele (tem uns que são tão finos que dá pra ler o texto da página de trás) e nos tamanhos da fonte?
Ah, você acha que é tudo igual ou que não faz muito diferença, né? - normalmente esse é pensamento de quem até lê, mas não exatamente ama livros.

Claro que é um post que vai interessar a turma que não só gosta de ler, mas também tem prazer na diagramação, na aparência do livro. Gente que não só gosta de conhecer as histórias, mas sente prazer em tocar as páginas do livro.
Só quem curte isso entende a importância da aparência física do livro :)

Alguns exemplos dos tipos de papeis: Papel Off Set / Papel Pólen Bold / Papel Pólen Soft
Papel Chambril Avena  / Papel Chamois Fine / Amarelados - Off-White
Papéis diferentes algumas vezes no tom da cor, na gramatura, no modo como refletem a luz (o que pode cansar mais rápido os olhos durante a leitura).

Dos tipos de papéis citados, não tenho dúvida que o que mais da aquela cara de livrinho barato (mesmo não sendo) e me cansa as vistas durante a leitura (claro, estou falando por mim que uso óculos e vejo dificuldades em livros com páginas em branco e reclamo de fontes pequenas) é o tal 'Off-Set' (sei lá, mas tenho mais implicância com ele do que com aquele papel jornal, talvez porque raramente meus livros venham impressos no tal papel jornal). 
Chato é que se a gente não compra alguns livros na primeira edição muitos deles saem depois em 'edições econômicas' - nem por isso baratinhos - nesse papel.  

No momento estou lendo "Fazendo Meu Filme" da Paula Pimenta. São uma série de quatro livros, tenho os três primeiros, todos eles nesse mesmo papel. E olha que são livros de sucesso, o que eu tenho está na 13º edição, só leio boas resenhas sobre ele e, já quase acabando o primeiro volume, só posso adiantar que é um livro delicioso de ler. Parece que só a editora não valorizou a série na hora da escolha do papel para impressão (será que as primeiras impressões tinham páginas amareladas?)

Olhando meus livros encontrei exemplos dos citados no vídeo, até mesmo o 'polén bold'. Tenho um box  com os três primeiros livros da série 'Desventuras em Série' e foram impressos com esse papel. Folhas grossas, amarelas e fontes grandes. Muito amor pelo corpo físico dessas histórias. 

Também encontrei entre os meus livros um outro papel não citado no vídeo que é o 'Couché Magno Satin fosco' , 'Couché Burgo Satin'. É um papel que meio que não parece papel, lembra a textura de fotografia, talvez por isso usado em alguns livros que contentam varias imagens. 
Alguns exemplos:



E fora as folhas brancas e amarelas encontrei um livro cujas páginas são cinzas (acho que é o Off Set, só que não branco).


Então... tudo bem que as páginas cinzas até combinam com o tipo de livro que é 'O diário de John Winchester', mas achei péssimo de ler. Pelo menos pra mim não foi bom. 
Além das letras pretas ficarem meio diluídas com a cor das páginas, o tamanho da fonte, que não é muito grande, só piorou a leitura, ou seja, nem sempre inventar/inovar é uma ideia espetacular. 
Mas é um item de colecionador pros fãs da série legal (embora legal mesmo fosse se a edição tivesse uma encadernação parecida mesmo com um diário, como o do filme).

Bem, claro que o mais importante no livro é a história. Coisas como capa, fonte, cor da página, gramatura do papel são quase acessórios, mas nem por isso deixam de ter a sua importância, afinal, roupa é tecido, mas dependendo da qualidade e do modelo a gente se anima mais a comprar e tem mais carinho na hora de usar, em resumo: se um papel mais barato ajuda as editoras a baratearem os custos do produto (e fontes menores entram nisso já que reduzem números de páginas) pro leitor um bom papel valoriza o corpo físico do livro e ajudam a dar estrutura ao livro (ainda mais que no Brasil é difícil o livro sair em capa dura) e uma fonte normal não força tanto as vistas...

É, um pouco de conforto na hora da leitura é bem vinda.  Assim como uma edição bonita para uma boa história.

O vídeo abaixo é do canal Cabine Literária e foi a partir dele que me animei a escrever sobre o assunto. 





************

3 comentários:

  1. Eu sei apreciar a embalagem, mas sou do tipo que se importa muito mais com a qualidade da história e como ela é contada, mas agora que passei a usar óculos para leitura, o tipo e tamanho da fonte me preocupam também.

    ResponderExcluir
  2. Rotsen a pessoa dentro da roupa deve ser sempre mais importante que a roupa... nem por isso um bom tecido e uma boa costura não são importantes.

    ResponderExcluir
  3. Adoro sentir o cheiro do papel nos livros e é claro um bom papel faz a diferença na hora de ler um livro, tb reparo nas fontes.
    Big Beijos
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...