segunda-feira, 7 de abril de 2014

5 Gentileza: o ato de nos compartilhar... na pratica!


Vanessa Anacleto compartilhou a foto de Catraca Livre.

Repara que até a cara do cachorro da casa é...gentil!

Quando passei um tempo em Cuiabá, uns anos atrás, era época de mangas; ruas inteiras com pés carregados de mangas maduras, cheirosas e saborosas! 

No bairro onde meu irmão alugava um quarto os moradores variam a calçada, colocavam as mangas em sacolas e deixavam junto dos pés pro povo carregar. 
Saíamos para caminhar e voltávamos com muitas mangas pra casa. Passei um mês comendo e tomando suco de manga grátis, valeu até o investimento no liquidificador :)

Sempre vi o ato dos moradores como uma gentileza, afinal, eles podiam varrer suas calçadas e jogar as mangas no lixo, né não? Ou entupir os bueiros com elas - é, tem gente que faz isso.

Mas o que leva alguém a ser generoso...ser gentil com os outros? 
Se for feita uma entrevista é quase certo que todo mundo vai dizer que, se pudesse, doaria um pouco do seu tempo para ajudar o próximo, compartilharia mais algumas das suas coisas com o próximo e se não fazem ainda vão justificar que é só porque não tem tempo disponível e não tem nada sobrando...

Mas a gente não faz as coisas só quando dá...não compartilha só quando tem sobrando... 
A gente faz quando se dispõe a fazer e compartilha quando é capaz de abrir mão de algo (sejam mudas do que a gente planta em casa, roupas que estão entupindo o armário ou frutas caídas sobre a calçada).

Na verdade doar nosso tempo ou doar algo que nós temos tem relação com a nossa capacidade de nos compartilhar com os outros. 

É...e eu sou mais egoísta na hora de me compartilhar do que eu gostaria e infelizmente eu creio que gente como eu ainda é maioria...mas fico feliz que a minoria faz a parte dela. Quem sabe não me inspiram uma hora a ser do time deles na prática? (é, porque na teoria, todos nós...todos nós....)



***********



5 comentários:

  1. Gostei. Sabe, eu faço muda de manjericão, de romã, de jasmim-manga (árvore com flores lindas)
    e distribuo para as amigas.
    Não tenho muro baixo assim, mas gostaria de deixar mudinhas para as pessoas levarem.
    Ás vezes deixo na calçada ......
    Eu reparto muito minhas coisas com as pessoas e não só quando o armário está entulhado.
    Ah o mundo seria tão melhor se as pessoas olhassem com mais amor para o próximo.
    Boa semana, lindinha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bacana esses gestos de gentileza. Costumo fazer doações de roupas, móveis, utensílios domésticos que não uso mais para caridade, fico feliz em poder ajudar alguém.
    Ótimo dia pra vc.
    Big Beijos

    http://luluonthesky.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, vi no gripo do FB. Valeu para refletirmos e sair da teoria :D

    abraço
    Paty

    ResponderExcluir
  4. Quando as mangueiras aqui do quintal (são 6, moro num sítio) dão frutos geralmente fazemos isso. Colocamos em bolsas e distribuímos para a vizinhança.

    ResponderExcluir
  5. Costumo doar roupas, sapatos, bolsas e acostumei minha filha a fazer o mesmo com os brinquedos dela. Adorei seu post!

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...