terça-feira, 21 de janeiro de 2014

5 Existe uma técnica de emagrecimento melhor que a outra?

Emagrecer não é fácil... todo gordo sabe que fácil é muito mais fácil engordar três quilos do que emagrecer 300 gramas. 

E pra emagrecer cada um têm as suas técnicas, suas crenças; uns seguem dietas, algumas bem famosas, outros fazem coisas idiotas estranhas, como engolir algodão...Eu nunca fiz coisas estranhas, mas já segui/fiz muita dieta, algumas até radicais, e, sim, perdi muito peso, pra lá de 30 quilos - algumas vezes de forma bem rápida, mas engordei de novo e, cada vez que voltava a engordar, os quilos antigos traziam uns quilos novos com eles. 

E engordar, quando a gente perdeu peso, é algo meio esquisito... você se lembra de ter perdido peso e, de repente, um dia se da conta que engordou de novo...é meio como o título daquele livro 'Hoje Acordei Gorda'.

Hoje eu não acredito mais em dietas que contam aquilo, cortam aquele outro...esse não pode, aquele pode só que só lá na frente...

Sim, creio que funcionam se você precisa perder 5...10 quilos (porque sempre cortam alguma coisa, sempre diminuem quantidade então, sim, a pessoa vai emagrecer), mas quando se trata de perder muito peso, sempre fazem um estrago na saúde (aliás, o post surgiu porque a Jô Turquezza  postou um link no Facebook falando sobre os riscos que determinada dieta pode causar na saúde com o tempo), mas quem já seguiu muitas dietas sabe que um um grande problema também é que é muito fácil voltar a engordar se a pessoa volta a ter uma vida normal à mesa.

Não que esse normal não possa incluir muita coisa light, diet ou simplesmente menos engordiet. Eu não sigo dietas específicas, mas isso não quer dizer que não aproveite muita coisa boa que algumas delas tem para oferecer, principalmente na área de alimentação. Estou sempre de olho nas receitas, principalmente nos doces que eu tanto amo!

Mas nada de fazer das regras de determinada dieta uma espécie de religião que tem que ser seguida em seus dogmas alimentares. 
Hoje eu acredito na tão falada 'reeducação alimentar'. Na diminuição de porções, no 'seleciona o que pões no prato, não mistura tudo que tem na mesa'. Mas sim, coma o que tem na mesa pra comer. Se der pra fazer comida saudável, ótimo, mas se estiver num lugar que não tem, coma o que tem, mas coma menos. 

Mas o problema da reeducação alimentar, pra muita gente, costuma ser justamente o 'coma menos', principalmente pra turma compulsiva por comida porque para a turma que tem que comer todo o pacote de biscoito, comer 'pouco' é muito sacrifício.... é meio como um alcoólatra que se toma a primeira dose não consegue se conter; ele simplesmente precisa beber a garrafa toda.

Sim, se emagrecer não é fácil, continuar magro é mais difícil ainda...mas não impossível, claro. O importante é ir testando o que funciona com a gente, desde que seja algo que a gente saiba que vai poder manter pro resto da vida porque obesidade, assim como o alcoolismo, costuma provocar muitas recaídas. Então achar o tratamento que melhor se adapte ao seu estilo gordo de ser não só é algo que vai fazer você perder peso hoje, mas se manter no peso ao londo dos anos. 

Fabiana Martins  postou no Facebook um tempo atrás uma técnica pra evitar o vício em Nutella


Claro que só vai funcionar se você ficou com nojo...se achou 'engraçadinho'...xiiiiiiiiii....lascou!  



5 comentários:

  1. Lua, o que eu mais conheço são pessoas que emagreceram bastante e depois de um tempo pararam com a dieta e engordaram tudo de novo.
    Convido responder nossa pesquisa de público, na aba pesquisa no alto do blog.
    Big Beijos
    blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Oi amore....
    Olha, eu sei bem o que é isso. Sei o quanto é difícil emagrecer e, o pior, manter-se magro (ou o peso). Apesar de nunca nem ter chegado perto da obesidade, sempre fui cheinha. E, como já falei outras vezes, fiz inúmeras, infinitas dietas. Só não engoli algodão porque na minha época não conhecia esse método, rsrsrsr. Já sofri de bulimia. Ainda tem dias que como tanto, como se não houvesse outro dia. Mas agora eu consigo me controlar bastante, quando eu me excedo é sempre consciente.
    Enfim, só consegui emagrecer quando, por conta própria, iniciei minha RA. Não consigo tirar nenhum tipo de alimento. Dieta restritiva, definitivamente pra mim não dá certo. De uns meses pra cá, melhorei bastante, pois mudei algumas coisas, tirei temperos prontos, controlo o açúcar e o sódio. Às vezes sou até bem radical, mas logo coloco o pé no chão.
    Até acredito que possa dar certo pra algumas pessoas essas dietas da moda, mas na maioria da vezes, quando volta a comer normal, o peso certamente volta também. Já a RA é para sempre.
    Beijim e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lua! Meu problema é que eu como por compulsão. To nervosa? Como! To feliz? Como! To estressada? Como! E assim vai... nisso cheguei a pesar 92 quilos, cortei refri e diminui doces = 89,70 porém estava com hipertensão e problemas ginecológicos e os médicos diziam que era o excesso de peso. E lá vamos nós para a nutricionista fazer RA. Junto comecei a academia. Cheguei a pesar 78 kg porém parei a RA e engordei 4 kg... mas a academia continua firme e forte. A pressão arterial baixou e não preciso mais de remédio mas os problemas ginecológicos continuam! Nisso tudo aprendi a me controlar mais e buscar alimentos saudáveis. Como muito mais frutas do que comia, as verduras sempre gostei, mas hoje me faz falta se não tiver no almoço/jantar. O peso se mantém estável há mais de 1 ano, e o cardiolista me disse que melhor que emagrecer é manter o peso e não engordar, então to feliz. Claro que quero ser mais magra, porém sou feliz do jeito que estou, então é mais dificil para eu me esforçar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. kkk fiquei com nojo sim, e como é duro emagrecer nossa há anos luto com a balança, alias ontem mesmo eu e meu marido resolvemos fazer juntos, assim um ajuda o outro.

    ResponderExcluir
  5. Vou mostrar para minha filha de onde vem a Nutella, quem sabe ela pare de gostar de Nutella.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...