domingo, 5 de janeiro de 2014

7 Engordou? Vai testar o seu peso extra na rua !!!

pitacos de lua obesidade
imagem via Facebook

Eu sempre soube que apenas excesso de alimentação + sedentarismo não podiam ser responsáveis pelo aumento constante da minha massa corporal. 

É fato: minha personalidade está sempre em expansão.



Agora que a gente já brincou...

Primeira segunda-feira de 2014 e você já sentindo que vai falhar na sua meta de emagrecer ao longo do ano, né não? 

É, se você repete esse item todo ano na sua lista, quero te desanimar não, mas ...é bem provável. 

Mas sabe o que pior do que não emagrecer - ou acabar o ano ainda mais gordo do que começou -, pode te acontecer? Você ser daqueles gordos que, a cada quilo adquirido, se fecha mais em casa e só se anima para ir ao supermercado...

Ir, por causa do excesso de peso, passando cada vez mais tempo dentro de casa só da uma falsa sensação de estar num mundo mais seguro, confortável e menos cruel. E essa sensação acaba mascarando como o excesso de peso afeta a nossa vida até porque acostumamos com o tamanho das portas de casa, do espaço entre os móveis, de como nossas cadeiras e sofás acomodam nossa bunda enorme...até o espelho deixa de ser sincero aos nossos olhos e então engordar mais 10 ou 30 quilos acaba passando despercebido e um dia vem aquela sensação de que a gente simplesmente acordou gordo!

Sim, não é fácil, não é agradável, mas vá para a rua: sofra com as roupas que não servem nas lojas, fique presa na roleta do ônibus, sinta medo de quebrar aquela cadeira de plástico da lanchonete porque só assim você poder fazer uma escolha honesta entre lidar com um mundo onde você não cabe ou emagrecer o suficiente para você não ter vergonha, ou ficar frustrada, cada vez que precisar interagir com ele. 

As pessoas hoje em dia são paranoicas com essa coisa de peso e tem uma visão quase ridícula de como as pessoas devem parecer, de quanto devem pesar. Manequim 36 (que para mim é medida praticamente infanto-juvenil)  virou medida padrão de mulher bonita.
Mas se você acha que só vai ser feliz se se encaixar nisso, eu diria 'fia, você precisa é consultar um psiquiatra'.
Embora o acompanhamento de um psicólogo também seja recomendado em muitos casos de obesidade:


Mas o post aqui é principalmente para te lembrar de se cuidar para viver com autonomia - porque se a gente não tem uma deficiência física - e não estou falando daquela que pode surgir quando o excesso de peso compromete articulações - e mental que impossibilite isso, não conseguir subir uma escada, fazer uma caminhada, andar de ônibus ou evitar de sentar com os amigos numa lanchonete com medo de que a cadeira pode quebrar não é só triste é, em grande parte, responsabilidade nossa.  

Sim, obesidade é uma doença, mas uma doença que vai aumentando aos poucos e que, ao contrário de outras doenças, se tratar depende muito mais da nossa força de vontade do que dos remédios que os médicos podem dar, então, como em qualquer doença, quanto antes nos dermos conta de que estamos doentes e decidirmos que precisamos nos curar, mais fácil - e com menos quilos para perder - vai ser o tratamento; do contrário podem nos encher de remédios que, sem exercício ou comendo escondido no nosso mundo seguro dentro de casa, vamos ter uma lista permanente de 'fazer dieta' nos anos que vão vir...e em cada um deles com um número muito maior de quilos a perder. 

E aí não adianta só  fazer promessa para emagrecer...


emagrecer

Que a balança só mostra o que você suou muito para perder (e balança é um trem tão cruel; pra ela mostrar um quilo a menos a gente tem que ter a sensação que perdeu 10, né não?!?) 




7 comentários:

  1. Luallessi, de tudo o que eu já li, escrito por você, sobre este assunto, este texto é o que mais transmite amadurecimento sobre o tema e demonstração de quem esta atravessando um período mais tranquilo de enfrentamento do problema. Você tem razão em tudo e mesmo havendo recaídas( e elas existem) temos que levantar e tentar novamente. Hoje eu lí e publiquei na minha página do FB, um texto do Xico Sá (que eu tbém acho que ele diz mta bobagem) mas especialmente hoje ele iniciou com uma frase ótima inclusive para comentar este seu post. "Uma coisa é plano, outra é desejo, vontade, potência de QUERER, mudar das coisas. Como se fora uma carta de intenções, atirada dentro de uma garrafa a Iemanja,……dez pedidos para mudar…..ainda se arrasta lento ……qual uma ressaca de bebida falsa:” Parabéns, um grande abraço, e vamos continuar nesta luta tbém. E como quem é gordo, é gordo para sempre, neste período de Natal e Ano Novo, quebrei minha dieta, com aquela bobagem de que "eu sou merecedora", e os ponteiros da balança subiram, claro. Não tem jeito, corri para o abraço da Dukan novamente. Merecedora eu sou sim, mas de estar magra dentro do que estabelece a saúde.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lua! Esse texto é ótimo! Li esses dias no blog da Gisela Rao - vigilantes da auto-estima: Sonhar é bobagem, pois só sonhar não acontece nada. Tem que se fazer planos e metas e lutar para alcançar. Eu faço assim: eu sonho, coloco no papel e na cabeça o que eu tenho que fazer para alcançar e vou a luta. A 2 anos atrás eu emagreci 10 quilos, parei com a RA, engordei 4 quilos, e não engordei mais porque aumentei minhas atividades físicas. Mesmo engordando, minha pressão arterial melhorou e hoje não preciso mais de medicamento. O cardiologista esta contente com isso, e disse para eu me preocupar em não engordar mais, mesmo eu estando acima do peso, estou com uma saúde boa, e isso é importante. Mas como toda mulher encanada estou de volta a RA, comendo de 3 em 3 horas, coisas saudáveis. E a academia voltando a partir de amanhã, firme e forte! Minha meta é chegar final de ano com um pouco menos de peso! Concordo contigo, a medicina ajuda algumas vezes a perder rapidamente aquilo que foi acumulado ao longo dos anos, mas é preciso força de vontade para mudar tudo, pois se não, o peso volta com tudo!
    De uns anos para cá tenho feito muitos planos para o ano que se inicia e junto com eles, o que fazer para acontecer? E o peso já sei o que dá certo para mim, então mesmo nas festas tento me controlar. É dificil, porque tem Natal, meu niver e depois Reveillon, mas deu certo em 2013 e é isso que irei fazer em 2014.
    Beijos e feliz 2014.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Estou passando para te convidar a divulgar suas postagens no novo agregador de links do Portal Teia, é simples e grátis, se interessar dá uma passadinha lá, seu blog é de muita qualidade e seria muito bem vindo.
    Não perca essa oportunidade.
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Lua,
    o fato é que nossa sociedade impõe que ser bonita é ser magra. Quem está acima do peso, as pessoas olham torto como se vc fosse um ET. É importante resgatar a autoestima e se cuidar, sem paranóias, mesmo porque é comprovado cientificamente engordamos com o passar dos anos.

    Se vc tiver sugestões de musos, me avise nos comentários do meu blog ok?
    Big Beijos
    Lulu
    luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente é preciso afirmar que realmente se está gordo para si mesmo e então tomar a iniciativa de mudar. Ficar sonhando, planejando e não ir à luta não adianta nada.

    ResponderExcluir
  6. caracas que texto bom! digno de ir para uma revista de dieta Luallessi! eu concordo com vc todo mundo sabe o caminho para emagrecer, mas estar disposto ao sacrifício nem todos, eu mesmo morro de preguiça de fazer dieta, sempre disse que não precisava, nunca estive acima do meu pedo, mas é fato que nos últimos 3 meses eu dei uma engordada, passei por um problema pessoal, fico nervosa ansiosa, cozinho muito e logo como tb, e pior eu gosto de cozinhas massas e doces! então ja viu né!
    To pensando em voltar a caminhar isso sempre me faz voltar para o peso! mas neste calor amiga ta faltando coragem!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  7. oi Lua :D
    Esse pãozinho de microondas foi a minha salvação pra fugir do preço abusivo cobrado pelo pão integral aqui perto de casa. E o bom que da pra variar o gosto dele, assim a gente não enjoa!

    Beijos

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...