quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

4 Você julga as ações ou quem as comete?

Creio que o título correto seria: 'Você julga as ações de acordo com quem as comete?" , mas ficaria muito longo...E antes que você se defenda do título, sim... (tá, quase) todo mundo julga, apesar de muita gente criticar o julgamento alheio, Mas faz parte viu? E é um comportamento absolutamente normal quando se entende por 'julgar' ter opinião sobre (e opinião não é algo que todo mundo tenha, então, sim, nem todo mundo julga) .
Mas ruim, e até meio idiota, é quando povo julga dando sua opinião como se ela fosse uma sentença incontestável do que é a verdade.
Mas enfim...


O texto a seguir foi um comentário que eu fiz no blog SuperLinda sobre o Félix, de Amor à Vida. No texto a Raquel questionava/perguntava "Até que ponto a divulgação na mídia e o surgimento em massa de personagens gays nas novelas da Globo, é positivo?" e eu respondi:

Sinceramente não parei muito pra pensar nisso - na homossexualidade-  no caso do Felix... o que me chama muita atenção, na verdade reforça algo que eu percebo faz tempo, é como as pessoas levam mais em conta quem executa uma ação do que a ação propriamente dita

É só ver quando coisa ruim, má, cruel o Félix já fez... não só jogar criancinha em lixo, mas os maus tratos com o filho e as vezes que fez a cabeça da Paloma pra se livrar dela (como incentivar ela fugir com o Ninho no começo da novela). Mas Félix é sarcástico, afetado, tudo de uma forma divertida e, é fato: simpatia conquista o mundo. 


Se ele fosse um personagem duro, fechado e antipático ele podia agora salvar criancinha de enchente que povo ia achar que, no fundo, ele estava querendo fazer média...estava sendo falso, estava querendo se aproveitar da situação. Mas Félix, com seus trejeitos e graça, agrada. As maldades dele, assim, são perdoadas...relevadas. 
E não tem relação por ele não ter tido amor do pai e isso sensibilizar o público; se ele fosse um personagem antipático povo ia achar que o pai tinha era razão...mas no caso do Félix, é, o povo torce pra que ele tenha o seu final feliz...e divertido, claro.


imagens via Facebook.



4 comentários:

  1. Levantamos aspectos diferentes do mesmo personagem. A questão levantada por ti, tbém é de extrema importancia. Entendi que do teu ponto de vista, o fato do personagem ser bonzinho e simpático, amenisa as maldades praticadas por ele. E é mesmo. O mesmo aconteceu em uma outra novela, onde a "Nina" praticava crimes por ter sofrido na infância. Tudo isso vem de encontro ao assunto do homossexualismo que levantei. Se o gay é grosseiro e antipatico, o definem como "bicha", mas se ele é legal e simpático, pode fazer maldades que todos acham engraçado e o perdoam. A Globo te induz a pensar assim e o povo gosta. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel vc desculpa...mas não acho que a globo 'induz' a pensar assim...como eu comentei, só vejo retratado um comportamento que nota faz tempo...muito tempo. E em vários setores da vida, seja na política, seja nas redes sociais, seja no trabalho ou até entre parentes...

      As pessoas parecem mesmo julgar as ações de acordo com quem as pratica...e personalidade e simpatia, nessas horas, influencia o povo. Não a emissora que, pra mim, só retrata um tipo de gente bem comum de se encontrar...no caso o Félix ser gay é só um detalhe. Pro tema do meu texto, não pro seu, claro

      Excluir
    2. Realmente, o fato de ser "bonzinho ou boazinha" perdoa muitos erros graves.

      Excluir
  2. Não vejo a novela, mas pelos comentários que acompanho no Twitter, ele lembra um pouco o Caco Antibes do Sai de Baixo. Não sabia das maldades coo jogar bebê no lixo. Aí já não dá para achar simpático.

    Sobre gays em novelas e séries, no Brasil tem muita frescura. Assisti séries de alguns países como Espanha e Argentina e eles fazem parte, de uma maneira mais normal e comum, como na vida real.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...