quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

6 As alegrias e perrengues de procurar parcerias com editoras


Não, esse não é um post pessoal...pelo menos por enquanto já que eu raramente publico uma resenha dos livros que leio (já coloquei na lista pra 2014 de coisas a fazer. Por enquanto é mais uma vontade de compartilhar opinião (sobre filmes e livros) do que para tentar ter bagagem para buscar parcerias. 
Bem, escrever sobre o que leio e assisto é um desejo...coloquei na lista no lugar de 'fazer regime' :) 
Mas como blogueira é claro que parcerias no blog é um assunto que me interessa, sempre que posso, leio sobre...
Encontrei esse vídeo no youtube e achei uma das melhores observações e considerações sobre o tema que eu já li ou vi. 

A Nayara, do Dignidade não cabe aqui, fez uma análise observando a visão de três perfis sobre parcerias: o blogueiro, o leitor e a editora. No caso ela fala sobre parcerias com editoras, mas acredito que várias das suas observações sirvam para outros seguimentos. 
E Nayara fez essa análise sobre as expectativas, alegrias e frustrações da parceria de forma bem divertida (ela contando a reação das pessoas quando sai a lista dos blogueiros que conseguiram ou não a parceria é muuuito divertida... meio assustadora e ridícula, mas divertida (e não duvido nada que muito realista).

Então se você tem blog e tem vontade de fazer parceria com uma editora, assista o vídeo. Mas se você não tiver vontade e nem tiver blog, assiste também que eu posso quase garantir que o vídeo vai ser interessante apesar disso. 

Têm opiniões sobre o assunto (em relação a coisas como 'parceria compromete a sinceridade da opinião dada?' ou seus desejos de conseguir parcerias para o seu blog) comente e se for blogueiro e tiver parcerias, a gente não vai achar ruim saber como foi a sua jornada até lá :)

6 comentários:

  1. Olá!!
    Sobre o livro 50 tons de cinza, eu ameii, super recomendo, esperando os proximos com ansiedade rsrs.
    Bom saber que vc já me mandou o livro, vdd nao tenho face... Mas marido trabalha nos correios chega em maos rsrs. Te aviso assim que chegar.
    Obrigada
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Lua,
    Vou te dizer o que eu acho sobre essa história de parcerias. Já recebi vários e-mails de blogueiras perguntando como é que faz para se tornar parceiro de editoras. Digo sempre que é tentar aquelas editoras que vc gosta. Elas sempre abrem inscrições. E vou falar da minha experiência, tenho 2 editoras parceiras. Uma eu amo de paixão e que eu escolho o livro que eu quero ler. Não sou obrigada a ler o livro que ela me envia! Aliás, em nenhuma das minhas parcerias eu sou obrigada a ler um livro que eu não queira. Eu acho que sim tem blogs que se enchem de parcerias e acabam tendo que ler livros que não gostam, não é o meu caso. Pois eu só tenho parceria com editora que eu confio e que eu gosto mesmo. E nunca eles me pediram prazo, nunca me obrigaram a nada.
    E sinceramente, isso de blog falando mal de editoras que são parceiras eu acho o fim da picada. Se eu fosse a editora acabava a parceria mesmo. Se acha ruim aquela editora para que faz parceria com ela? O problema é que a maioria desses blogs literários são de pessoas muito jovens, que não sabem lidar com a vida e muito menos com essa relação. Como eu sigo muitos blogs desses nas redes sociais eu vejo como eles são imaturos. Chegam a ser ridiculos mesmo!
    Adorei o seu post. E faça mesmo as resenhas de livros e filmes em 2014.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. A sua 'quase' garantia é uma verdade, a Nayara fala de parcerias entre blogueiros e editoras (coisa que eu como blogueiro nem sabia, se é que eu posso ser chamado de blogueiro), mas ela poderia está falando sobre qualquer outra relação profissional ou até pessoal, não tem como não agradar a qualquer pessoa sensata.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre recebi releases, convites para lançamentos e livros de N editoras por causa do antigo blog. Sempre li, os que gostei comentei, indiquei os que achei legal, mas... Nunca me senti obrigada, pelo fato de ter sido "di grátis" dar um comentário, positivo ou negativo caso o livro não valesse a pena. Acho importante o blogueiro ter este direito, é comprometimento com quem lê. A profissionalização dos blogs tirou muito da espontaneidade dos blogueiros. Trabalhei em um portal, onde as diretoras me "sugeriam" mentir, fazer matérias mentirosas ou fantasiosas sobre produtos que eu nunca vi, ou experimentei, só porque o fulano era um possível investidor, e aquilo me incomodou profundamente. Ou tenho autonomia para escrever o que realmente penso (como aconteceu com a resenha de 50 Tons de cinza, que li para o IG Delas, e achei a narrativa fraca) ou não escrevo.

    ResponderExcluir
  5. Lua,
    Tenho parcerias, mas não com editoras, uma vez que o meu blog não é literário.
    Aproveito para desejar um natal abençoado e um feliz 2014!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkk... agradecer à Xuxa! Ri alto aqui. rs
    E sobre a impressão de leitores, blogueiros e editoras sobre as parcerias, confesso que pensava assim tb.
    Achei super interessante seu post. E apesar de AMAR livros, nunca pensei em parcerias com editoras. Quem sabe no futuro, né!
    Bjns e Feliz Natal!!!
    :)

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...