domingo, 3 de novembro de 2013

3 O gordo tem fome de quê?

Já vou logo explicando que, claro, o título se refere a uma fome figurada, porque se fosse de comida no sentido real da palavra  esse post ia virar um cardápio de trocentas páginas de sabores e texturas variadas. 

Mas se é fato que o obeso come muito, é fato que nem sempre o que ele come é porque está com uma fome natural a qualquer pessoa devido ao tempo decorrente da sua última refeição. 


Aviso: o post aqui não é para despertar peninha de gordo, ok? É só para expor uma situação comum a muitos deles. 
E sim, muita gente tem problemas, muita gente passa por tragédias, muita gente não tem a vida que deveria ter e nem por isso se enche de comida. Só lembre que as coisas acontecem com as pessoas e nem sempre a mesma situação tem a mesma reação, por exemplo: quatro pessoas podem levar um pé na bunda e uma vai chorar um mês e esquecer, outra vai se trancar em casa e engordar 20 quilos de tanto comer, outra vai se redescobrir: emagrecer 10 quilos, mudar a cor do cabelo, arrumar um novo emprego e um novo amor e outro vai atrás do ex e vai matá-lo.  
Entendido isso, vamos falar de gordos. 

Gordo come para tapar buracos emocionais, quem nunca ouvir esse tipo de coisa? 
E com o tempo, os tais buracos emocionais vão ficando ainda maiores justamente porque ele está engordando mais e seu emocional vai ficando cada vez mais frágil... dentro de um corpo gigante quase sempre tem um coração apertado por tantas magoas, frustrações e ressentimentos...e com sérios riscos de ter artérias entupidas e sofrer um infarte.


No programa Medicina de Peso uma das pacientes, que pesa mais de 200 quilos, contou - na verdade foi o marido dela que citou o fato para o médico - que começou a engordar quando sofreu um estupro. Ela não denunciou, não foi a polícia...comer foi o jeito dela lidar com o problema. Comia porque achava que se engordasse não chamaria mais atenção, não seria mais desejada...não seria mais estuprada. 

Nem sempre a mente da gente escolhe a melhor maneira de lidar com os problemas, com as dores, com as frustrações, com as tristezas. Somos seres racionais que quase nunca usa a razão nas questões que abalam o emocional. Somos quase sempre incapazes de lidar com uma rejeição, com um abuso, com frustrações e decepções e essa incapacidade leva a vários caminhos, entre eles, a comida. 

Comida nessas horas mostra que a gente tem fome de carinho, de confiança, do amor de alguém, de amor próprio, de segurança, de esperança... 

Sim, eu acho mesmo que gente obesa deveria se tratar primeiramente com um psicólogo antes de ir procurar uma nutricionista ou o ideal; que conseguisse ter o auxílio dos dois juntos. Mas são raros os casos de gordos que buscam auxílio de um endocrinologista ou de uma nutricionista, o que dirá de um psicólogo. 

É, eu também sempre usei a comida para tapar buracos...vários deles. Eu nunca fui uma pessoa de sair, de ter amigos. Ainda garota foram os buracos causados por não me sentir bem vinda entre os colegas porque eu não me encaixava no grupo deles - o que não mudou quando uns anos atrás eu voltei a estudar e tentei fazer faculdade.
Esses buracos foram se juntando aos buracos causados por uma mãe que sempre quer ser o centro das atenções, os causados por um pai que eu pareço desagradar algumas vezes até por respirar perto, os buracos que se abriram pelas perguntas que a minha mente faz constantemente e com quem não tenho com quem compartilhar, os buracos por estar sempre cercada de gente que não tem interesse no que tenho pra dizer... uma vida toda cheia de buracos emocionais que eu fui enchendo de comidas engordativas e muito doce.

Comer foi um jeito natural que a minha mente encontrou para que eu pudesse afastar as pessoas e incomodar por algo físico e não por pensar de determinada maneira, por agir de determinada forma, por ser... ser do jeito que eu sou. 

Mas se eu não consigo lidar com a pessoa que sou, creio que dificilmente vai haver comida suficiente para tapar os buracos que as outras pessoas foram abrindo em mim. 
Creio que o primeiro passo para lidar com alguns tipos de obesidade seja esse... perceber os buracos que a gente está tentando tapar com comida. E encontrar uma outra forma menos destrutiva de tapá-los ou finalmente aprender a conviver com eles abertos sem se deixar engolir por eles. 

E você, tem fome de quê?


Se obesidade é uma assunto te interessa, não deixe de curtir, acompanhar e participar da página O nada fofo mundo dos gordos no Facebook 

Curtiu o post clica no final dele em recomende isso no google e em curtir assim você ajuda o blog a engor...OPS...crescer  :)

*********

3 comentários:

  1. Lua:
    Como são as coisas, eu sempre tive a impressão de você ser uma pessoa super alto-astral, bem resolvida e de bem com a vida.
    Mas, vejo que não é exatamente assim, né.
    Então, de agora em diante você já tem com quem compartilhar "seus buracos", pois posso afirmar categoricamente que eu tenho interesse no que você tem pra me contar.
    E peço inclusive, sua permissão para compartilhar essa pérola lá no meu blog, ok.
    Em relação ao comentário que você deixou no meu post sobre os animais, esse é um assunto muito polêmico e ainda há muito para ser discutido.
    Mas o fato é que o uso de animais em muitos países já foi reduzido ou mesmo abolido.
    A questão é o custo elevado para incrementar as pesquisas sem que precise ser usado os bichos.
    Enfim, sou absolutamente contra, mas respeito as opiniões divergentes da minha.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou alto astral Silvana... mas isso não quer dizer que não tenha um mundo complicado dentro de mim :)

      Em relação as pesquisas com animais, é como eu falei lá no seu blog...se der pra pesquisar sem usar animais, mesmo que pra isso o custo seja muito alto, vamos abrir as carteiras!!! Vamos pressionar o governo pra aumentar as verbas pras pesquisas!!!

      Mas se tiver pesquisas que, pra ajudar no tratamento de doenças e alivio nas dores humanas, for indispensável pesquisar usando animais, sim, eu acho que elas devam ser feitas.

      Excluir
  2. Lua,
    Concordo com você quando dz que gordo come para tapar buracos emocionais. E é verdade. São frustrações que carregamos ao longo da vida e nem sempre sabemos administrá-las e por isso, acaba descontando na comida. É fundamental encontrar a raiz do problema e depois cuidar. Pense que você pode mudar sua vida.
    Ótimo dia pra vc!
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...