sexta-feira, 11 de outubro de 2013

6 Pontos para bordar e personalizar seu artesanato

Dica da Sexta Arteira da vez é sobre pontos porque para quem faz artesanato, mesmo quando não trabalha com trico ou crochê, saber fazer alguns pontos de bordado pode ser muito útil para personalizar um trabalho com o nome do cliente, frase ou mesmo para destacar algum detalhe do tecido.

Eu estou testando pontos para escrever um nome num porta celular:

pitacos de lua pontos bordar artesanato



Peguei um pedaço do tecido que eu vou usar para fazer o porta celular e fiz uns testes. Nessa coruja eu só fiz o contorno para poder encher e deixar ela fofinha... mas se tivesse feito o contorno das asas que já veio marcado no tecido - na foto parece pontos - ela teria ficado ainda mais charmosa. Nos galhos e folhas eu usei tinta puff ao invés de bordar para ver como ficava.

Procurado na internet vi muitos trabalhos feitos com o tal ponto atrás e vendo vídeos no Youtube (e têm muuuuitos) eu encontrei o trabalho da Wendi Gratz e fiquei apaixonada pelas aulas dela. Os vídeos são em inglês, mas não faz diferença porque nos vídeos dela a gente realmente aprende olhando. 
Escolhi uma série com quatro vídeos de 'How to Embroider' (como bordar) que são pontos bem simples, com diferenças sutis entre eles, que podem valorizar nossos trabalhos. 

Aqui no blog eu vou postar o último vídeo da série porque nele você vai poder passar os olhos sobre os outros prontos:


Se quiser aprender os outros pontos é só acompanhar os vídeos lá no Youtube clicando nos links;

How to Embroider link vídeo 1 ,  How to Embroider link vídeo 2  , How to Embroider link vídeo 3

Se você usar algum desses pontos num trabalho seu, envie uma foto para o pitacosdelua@gmail.com que vou adorar atualizar o post com o trabalho dos leitores :)

pap bordar nome letras

6 comentários:

  1. Não sei bordar nomes. Acho lindos e não consegui ainda. Tentei várias vezes mas ficam horrorosos! Acho que tenho que bordar num bastidor, mas não tenho. Vou tentar mais. Vou ver esses videos e ver se me animo. Os seus bordados ficaram lindos! Parabéns!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana eu creio que o bastidor ajuda porque estica o tecido, mas não tem jeito... pra fazer um nome que a gente olhe e não parece caligrafia de criança, só treinando mesmo :) - é, esse que eu fiz eu achei com cara de criança...mas já estou fazendo umas letras melhores

      E pras capas de livros dá pra escrever o nome do livro na capa, né? Vai ficar charmoso :)

      Excluir
  2. Oi, Lu!
    Que fofinha a sua corujinha! Não sou tão prendada assim, mas sei fazer o básico para me virar em qualquer trabalho com agulhas. Faz tempo que nao bordo e pode ser uma atividade de relaxamento enquanto perdemos tempo em frente a tv, por exemplo. Assistir os vídeos e não praticar, lembra de pessoas que assistem ginástica na tv e acham que sabem tudo sobre malhação. Comigo acontece o contrário! Como sei o básico, a etapa seguinte é sempre mais complicada!
    Bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma a graça da corujinha é mais mérito do tecido mesmo, eu só enchi e bordei em volta...coisa básica, mas já tenho ideias para incrementar a próxima :)

      Internet é ótima pra gente aprender a fazer coisas,mas tudo é pratica, não tem jeito. Esse nome que eu bordei, foi uma primeira viagem ...eu até curti, mas jamais venderia assim e não tenho dúvidas que praticando o nome vai sair com uma cara de quase 'feito a máquina' só que bordado com dedicação a mão.
      E no crochê eu já fico feliz com um básico bem feito :)

      Excluir
  3. Lua, adorei querida! Você anda muito prendada. Já falei que ando doida pra aprender a fazer esse ponto. Tem um trabalho muito bonitinho que vi e quero copiar e tem que ser com esse ponto. Adore a corujinha. Realmente, a prática leva a perfeição, e já já não vai mais estar parecendo letra de criança. Vai em frente e vem mostrar seus trabalhinhos!!!
    Beijinhooo

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...