quarta-feira, 7 de agosto de 2013

8 Simbora pra cozinha: Panquecas americanas!

 Eu gosto de comer com mel e pedaços de maça em calda que eu mesma faço. 

Sempre via essas panquecas em filmes americanos e a primeira vez que vi a receita foi no blog Querido Leitor que dava o link da receita do Luís Cintra. Hoje a receita é bastante divulgada, tem em vários sites, como do programa Bem Simples
As variações nas receitas são poucas, algumas com dois ovos, outras com um pouco mais ou menos leite, manteiga ou fermento. 

Aqui em casa eu faço assim:

1 xícara (chá) e + 1 colher (sopa) de farinha de trigo 
1 colher e 1/2 (sopa) de açúcar de baunilha (acha no mercado, na seção de coisas para bolo), se usar açúcar comum o ideal é pingar umas gotas de essência de baunilha na massa.
2 colheres (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
1 xícara (chá) de leite
1 colher cheia (sopa) de manteiga derretida
1 ovo ligeiramente batido
e um pouco de óleo para untar a frigideira (que de preferência deve ser anti-aderente)

Numa vasilha junto os ingredientes secos - trigo, açúcar, pitada de sal e fermento. Em outra vasilha eu junto os líquidos - ovo batido, leite, manteiga derretida e então junto os ingredientes secos aos molhados. Eu gosto de misturar nesse recipiente que tem um bico longo que facilita na hora de despejar na frigideira

Como a minha frigideira anti-aderente é boa, eu passo manteiga só na primeira vez e as outras panquecas não necessitam. E não deixe a frigideira ficar muito quente porque senão a panqueca doura muito rápido e a massa fica um pouco crua por dentro.

Um dificuldade que já percebi em algumas pessoas que foram fazer essa receita é o ponto da massa.
Um filme onde a gente percebe  bem a diferença entre a massa das panquecas americanas e as que a gente está acostumado a fazer por aqui é Matilda onde a pequena prepara panquecas quando a sua família sai.
Procurei muito por essa cena no youtube porque a receita é fácil de passar, mas aquele ponto de virar a panqueca, principalmente pra quem fica inseguro na hora de testar receitas, era algo mais complicado de explicar porque, ao contrário das nossas panquecas, a panqueca americana tem a massa mais grossa e é virada num ponto onde a parte de cima ainda está bem mole, como nessa foto. 

E nada de forrar a frigideira toda com a massa... 

Ás vezes ficam mais branquinhas, outras mais douradinhas...vai depender do gosto do freguês :)


Ah, nas várias vezes que eu já fiz, a receita rendeu de 7 a 8 panquecas. 

Se você ainda não assistiu Matida, assista! Assim como as panquecas, a história é deliciosa :)

8 comentários:

  1. Lua, copiei a receita e quando eu fizer te digo como me sai. Costumamos fazer panquecas salgadas com recheios idem e a massa bem mais rala.O filme foi uma ótima ideia pra gente perceber a consistência da massa, Muito criativo. Bjim e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Hum, hoje foi seu dia de me passar vontade! To indo dormir porque to com fome, olho pro celular e vejo esse post cheio de gordice... é pra acabar, rsrs
    Bom, o que me resta é tentar fazer essa tentação, mas não hoje, lógico!!
    Deve mesmo ficar deliciosa.... (e vou ver o vídeo)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Tão fofa esse menina! Não conhecia! Eu nunca fiz essa panqueca. Mas vou fazer essa sua receita! Já que amo panquecas sejam do jeito que for. As suas ficaram lindas.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Ai... esse filme é muito fofo mesmo e receita parece ótima, amei tudo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vossa Pitaquescência EnLuarada!

    Que saudades! Vim embalado -- melhor dizer 'enlevado' -- pelo cheirinho gostoso desse post.

    E como gosto dessas panquecas -- embora de Matilda não tenha gostado tanto. Explico:
    - Travessuras. ok
    - Criança altamente apertável. ok
    - Tema cliché. ok. E é precisamente nesse ponto que parei de gostar tanto. Mas não 'desrecomendo' - como faço com filmes de cachorros e gatos falantes como protagonistas - não.

    De volta ao que me traz aqui. Não foi o cheiro, foi a memória. A lembrança de suas atrevências e dos pitacos há muito saudosos em meu blog de 'informação+bom humor' 'criando teias' (sic).

    Bem, tenho tentado escrever menos infrequentemente.

    Quem sabe minhas passadas (e alguns convites vossos, quem sabe) por aqui reativem meu afã por postar -- sabendo que alguém interessante me lerá.

    Não gosto de escrever sem um público alvo, notei recentemente. Mal de escritor de mercado, acho.

    Bem, guarde pra mim, pois vou dar uma mordidinha assim que chegar, se vou tirar pedaço, ou não, é que são elas...

    Linda sua casa, Vossa Pitaquescência EnLuarada!

    *mesura*

    ResponderExcluir
  6. Nunca comi panqueca doce, só aquelas salgadas que recheamos com carne moída ou queijo. Gosto de coisas doces, mas fiquei na duvida se essa panqueca fica realmente boa, fica com o gosto parecido a que? rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia como é uma receita descomplicada, com poucos ingredientes, creio que testar,pra turma que gosta de doces como pães, biscoitos,sonhos... não custa.

      Excluir
  7. Que delícia Lua.. eu quero.
    Big beijos

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...