quarta-feira, 14 de agosto de 2013

14 Simbora cozinhar: Pudim de Claras

Misture meia xícara (chá) de açúcar e 6 colheres de água numa forma de pudim. Leve ao fogo e deixe dourar (não deixe escurecer demais pra calda não ficar com gosto amargo). Deixe esfriar enquanto bate o pudim.
Na batedeira: 


Bater  6 claras ...

 até ficarem firmes num ponto onde não caiam dos batedores.

 Ir acrescentando 12 colheres sopas de açúcar, uma a uma, batendo sempre. 

 Ainda batendo, acrescentar raspas de limão.

 Açúcar incorporado, claras firmes, está pronto.  Próximo passo é levar pro forno (coloque a forma do pudim dentro de uma outra forma, com água já quente, o chamado banho maria), forno em temperatura mínima, de 30 a 45 min. (até o pudim dourar)

Repara na forma menor, a esquerda, que o pudim não chega a borda; coloque a clara batida até uns dois dedos do alto da forma, porque quando assar, vai subir (sim, eu coloquei um cadinho separado pra poder provar o pudim antes de cortar o grande #gordice

Pudim assado, deixei esfriar (como eu fiz no sábado a noite, desenformei no domingo pela manhã, mas você não precisa esperar isso tudo). Na hora de desenformar coloquei a forma no fogo por 1 min só pra aquecer e ajudar a desenformar. Virei no prato e desenformou fácil.

Um close pra você ver como ele fica areado, ou seja, bem leve. Aliás, problema pra alguns é justamente que esse pudim fica mega leve, ou seja, a turma da gula vai comer um pedaço e ter a sensação que não comeu nada, talvez por isso seja uma sobremesa tradicional e considerada 'fina', embora hoje esteja quase popular (embora ainda não ameace o tradicional pudim de leite condensado).

Aqui em casa a gente devorou comeu acompanhado só da calda de açúcar do próprio pudim. Experimentei com calda de chocolate mas achei que não combinou. Calda de caramelo para sorvete ficou bom também. Li pela internet que pudim de claras também pode ser comido com baba de moça, mas eu não provei, então não garanto que fique bom (embora eu adore baba de moça), se você experimentar, me conta o que achou da combinação. 

Repassando a lista de ingredientes:

Para caramelizar a forma: meia xícara (chá) de açúcar e 6 colheres de água. Misture bem e leve ao fogo até dourar (não deixe escurecer muito pra não ficar com gosto amargo). Deixe esfriando e vá preparar o pudim.

Para o pudim: 6 claras (tipo de ingrediente que pode variar conforme o tamanho da sua forma, do tamanho dos ovos, mas se ele não forem minúsculos e nem sua forma enorme, faça a primeira vez com 6).

12 colheres (sopa) de açúcar (calcule sempre duas colheres pra cada clara)
Raspas de um limão (raspe apenas a casca e não a pele branca que cobre o limão que ela costuma amargar nas receitas)

Bata as claras até ficarem bem firmes e, sempre batendo, acrescente as colheres de açúcar uma a uma, depois as rapas do limão. Batas pelo menos uns cinco minutos. 
Coloque na forma caramelizada e leve ao forno, em banho maria de 30 a 45 min (até o pudim dourar). Atenção: asse na temperatura mais baixa do seu forno. Quando colocar a água na forma pra fazer o banho maria, coloque a água já quente ao levar o pudim ao forno. 

Lembrete: como você não vai usar as gemas, é bom pensar no que vai fazer com elas quando for fazer o pudim. Quem sabe um creme de gemas  ou um quindim.

Fiz o pudim e acabou que nem deu tempo pra decorar (é, casa de gordo), mas se você for caprichar na apresentação, pode experimentar decorar com aqueles fios de caramelo (que na verdade nada mais são do que fiz de açúcar). No Delícias da Calu tem uma receita, e uma dica de como fazer uma cesta de açúcar, no Refeições Rápidas e Práticas também tem várias dicas. Eu costumo fazer os fios com o garfo sobre papel alumínio ou papel manteiga. Se tiver prática da pra fazer direto sobre o pudim, passando de um lado pro outro, dando voltas... 

imagem via Refeições Rápidas e Práticas  lá tem mais do passo a passo pra decorar com açúcar

Se já comeu pudim de claras, conta se gostou e se fizer manda foto pro pitacosdelua@gmail.com  :)


14 comentários:

  1. Eu já fiz esse pudim e fica mesmo uma delicia. Aqui em casa como somos todos umas formiguinhas, faço um creme com leite + gemas + amido de milho + leite moça, aquele famoso creme amarelo de tortas geladas, e coloco a parte para ser servido junto com o pudim. Assim fica mais "pesado" e mais doce o pudim! :))
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da próxima vez vou experimentar fazer esse creve Adriana...é bom também porque já aproveita as gemas.

      Excluir
  2. Babeeeeeei! Isso deve tá uma delícia!!!! Poxa, eu não tenho batedeira!! fico vendo essas receitas que pedem claras em neve e fico murcha... Não consigo bater clara em neve na mão. Preciso comprar uma batedeira pra ontem!!
    Bjksss

    ResponderExcluir
  3. Oi Luallessi
    Vi seu blog no grupo da Jô, e decidi dar uma espiadinha kkkkk. Muito bom, já estou te seguindo. Adorei a receita, é bem fácil de ser feita e deve ter ficado uma delícia!
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro pudim lua.. Esse ai deve ficar muito gostoso.
    Tenha um ótimo dia!
    Big Beijos
    Lulu on the sky
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai, ai... gordice pura!!!!
    Lu, querida, deve ficar mesmo Maravilhoso!!!!!
    Será que deu vontade de fazer... lógico né?

    Vou tentar...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Hum, esse eu nunca tentei...
    Agora quero... ai meu Deus, lá vou eu fazer mais doce rsrsrs

    beijossss

    ResponderExcluir
  7. Nossa essa delícia eu nao conhecia.Realmente é super leve,mais tem um aspecto maravilhosoooooo...
    Bjs.
    Malú

    ResponderExcluir
  8. Se eu preparar uma delícia dessa, como tudo sozinha.
    Ficou lindo o pudim!!!!
    Bjks
    :)

    ResponderExcluir
  9. essa receita parece ser maravilhosa. sou muito fã de pudim, mas nunca consegui fazer um dar certo!

    ResponderExcluir
  10. Super Alessy, eu engano na cozinha, mas sobremesa eu raramente faço, assim que comprar uma batedeira vou executar esse pudim.

    ResponderExcluir
  11. Tá observando aqui, post de receita, "geral" comenta, acho que vou fazer um blog de culinária para ver se tenho sucesso.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...