terça-feira, 6 de agosto de 2013

6 E ainda avaliam as pessoas pela data na certidão de nascimento

No dia 05/08/2013, Dilma Rousseff, presidenta do Brasil, sancionou o Estatuto da Juventude que estabelece cota de 40% de meia-entrada para jovens estudantes, entre 15 e 29 anos, em espetáculos culturais e esportivos. 
Pô, achei preconceito! No lugar dessa coisa de 'estatuto da juventude', deveria sancionar um estatuto do estudante dando esses benefícios a TODOS os estudantes, até porque hoje em dia tem muita gente voltando a estudar depois dos 40...50 anos e os direitos dos estudantes deviam ser, independente da idade dele. 


Aliás, hoje em dia tudo é tão voltado pras crianças e pras palavras 'jovem' e 'idoso' que as pessoas que estão entre os 30 e 59 anos parecem simplesmente não ter espaço no mundo.

As crianças são super protegidas, os jovens super incentivados e os idosos têm campanhas pra lhes lembrar que estão na melhor idade (ahã), mas quem anda entre os 30 e os 59, como diz a música da Sandy, parece que 'são jovens para serem velhos e velhos para serem jovens'


Mas sabe o que mais me impressiona nessa coisa de idade? É que num tempo onde dez pessoas numa mesma idade vão ter aptidões, aparência e saúde física e emocional diferentes, as pessoas ainda são pré-avaliadas pela sociedade pela idade de nascimento!

As pessoas podem não te ver e mesmo sem saber nada sobre você vão te avaliar de acordo com os 20, 40 ou 60 anos que você disser que tem. E isso inclui te achar menos ou mais apto para uma função ou terem mais ou menos vontade de te conhecer (coisa que também varia de acordo com a informação do seu peso) simplesmente pelos números que leram relacionados a sua idade (como se você não pudesse mentir ou muita gente não tivesse certidão com data errada). 

Esse lance de idade é tão estranho que o que num dia é considerado estupro de vulnerável passa a ser sexo consensual no outro e menor infrator é considerado um criminoso adulto. 
Quer dizer, não importa a maturidade, o discernimento, a circunstância... juridicamente o que vale é o que diz a carteira de identidade dos envolvidos. 

Mas provavelmente 95% das pessoas, independente desses poréns, vão dar muita importância a data que costa na sua certidão de nascimento... e você as delas. 

Não sei pra você, pra mim parece burrice.
Mas infelizmente, ainda é assim que é!


6 comentários:

  1. Vi hoje pela manhã esse absurdo. Fiquei também indignada com isso. Ah, quer dizer que só pode estudar até os 29 anos??? Depois disso ninguém tem direito a estudar??? Achei ridiculo isso de vetarem a carteira para quem tem mais de 30! Ficamos mesmo no limbo da sociedade.
    Amei seu post e diz exatamente o que eu acho!
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Falei isso com meu marido ontem. E concordo com você quando diz que a meia entrada deveria valer para qualquer estudante, visto que existem muitos em idades superiores a 29 anos.
    É, acho que a gente tá meio sem lugar no mundo. Eu com 32, só me resta esperar paa chegar na 3a idade para aproveitar os incentivos que terei, enquanto isso, trabalhar para pagar impostos... rsrsrrs

    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Pois é quem está entre 30 e 60,simplesmente não existe pra sociedade não é? Não estuda, não trabalha não compra, não vai ao teatro, ao cinema só paga impostos! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Acho um absurdo a faixa etária 30 a 60 anos ser excluída de benefícios com esse.
    Vem cá Lua, esse top comentaristas não muda a qtde de comentário ou só conta comentário via face?? Faz dias q to com 129!
    Obrigada pela visita e comentário.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  5. Onde assino embaixo? rs
    Números, números... 2 tipos de números que deveriam ser ignorados: idade e peso. :(
    Mas infelizmente, esta é a nossa realidade. Bah!

    Hahaha... não manipulo as minhas fotos, mas sei os ângulos em que elas devem ser tiradas... rs!
    Tb disfarço bem com minhas roupas folgadinhas. Agora, se me visse com roupitcha de piriguete, aí veria que realmente tem muita coisa sobrando por aqui... hahahahaha!!
    Obrigada pela força, viu!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  6. Concordo com absolutamente tudo o que escreveu. A música da Sandy expressa muito bem mesmo como me sinto... Sou velha demais pra ser jovem e jovem demais pra ser velha!
    Estatuto dos que não são jovens nem velhos JÁ!
    kkk
    Bjks
    http://osonhodethalia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...