segunda-feira, 22 de julho de 2013

6 Papa no Brasil: hora de exercitar a fé de uns e o respeito de outros


Semana de 'habemus Papam' no Brasil. E como aconteceu durante a Copa das Confederações, está no ar a possibilidade de acontecerem protestos e manifestações durante a visita do Papa

E são várias as possibilidades de manifestações contra a igreja católica porque as pessoas acham que a igreja se mete muito na vida delas; se elas querem ou não ter filhos,se querem ou não fazer sexo antes do casamento, se querem ou não ter outros relacionamentos depois de casados, se querem ou não transar antes de estarem casados, se querem se casar com alguém do mesmo sexo. Eu, usando um termo religioso, confesso que não entendo muito essa gente, porque, até onde sei, esses são os dogmas da igreja católica há séculos,mas dizem que a igreja tem que acompanhar os novos tempos, que tem que atender as necessidades dos seus fiéis (e que por ser tão inflexível  igreja católica tem perdido muitos fiéis).
Quer dizer,as pessoas querem continuar se dizendo católicas, mas sem precisar seguir as 'regras' da igreja católica, é isso? Mas aí não seria uma outra religião, só com o nome de católica? Mas e os católicos que acreditam nesses dogmas, que fazem uma escolha de viver sobre as regras que a sua religião prega?

E já existem tantas, cada uma com suas diretrizes, dogmas, regras, ensinamentos... Se dizem que Deus é um só, que o importa é a fá da gente, não seria mais simples escolher uma que nos deixasse mais confortáveis com nossas crenças e ações do que ficar gritando que essa ou aquela está errada, ultrapassada?

Sim, talvez eu seja simplista, mas pra mim uma coisa é religião, outra é igreja e outra é fé.
Sou uma pessoa de fé, uma fé nas coisas que acredito, num Deus que eu fui aprendendo a formar dentro de mim.
Sou batizada na igreja católica porque meus pais são da religião católica. Respeito suas crenças, embora não concorde com todas as normas de conduta estipuladas pela igreja. Mas quando as quebro, não acho que seja culpa da igreja, acho que é uma escolha minha. Se quando eu morrer existir um céu ou um inferno e eu tiver que responder pelos meus atos, pelas minhas ações, não vou jogar a culpa numa igreja alegando que simplesmente não dá dava pra seguir, mas o que percebo é que as pessoas querem quase que uma permissão pra serem do jeito que são, pra fazerem as coisas e escolhas que fazem, sem sentirem que estão pecando fazendo isso. 

No lugar de manifestações contra dogmas religiosos, o povo deve é ficar atento e se manifestar quando o governo se deixar influenciar pela religião, porque o governo tem obrigação de criar suas leias para proteger e punir o cidadão e isso não tem que ter relação com as leis da igreja que devem se preocupar em salvar a alma dele. 
Faz parte da religião trazer conforto as famílias e perdão as almas que se arrependem. Ao governo cabe fazer leis que façam o cidadão que cometer um crime, cumprir a pena. 

Então, seja você católico ou não, seja crítico da religião ou não, seja um homem de fé ou não, creia em orixás, pajelanças, espíritos da natureza, amuletos... simplesmente seja respeitoso com a fé ou crença alheia.

E depois, em tempos onde a gente reclama tanto que os jovens estão cada dia mais envolvidos em crimes e vícios, uma jornada mundial da juventude  que consegue juntar jovens pra rezar e ficar orgulhoso de espalhar a sua fé é algo pra gente olhar e pelo menos não tentar atrapalhar. 

Só uma dica: se você é da turma que não curte, se irrita ou tenta responder a turma que faz piada de tudo, melhor usar pouco o twitter e facebook nesses dias porque os dias do Papa por aqui vão ser dias de terreno fértil pra turma virtual que zoa, debocha, ridiculariza tudo porque quer se destacar e sabe que se 1% o criticar, vai ser muito. Suas 'brincadeiras' vão é aumentar o número dos seus seguidores, compartilhamentos, retuítes, comentários... é fato. Dias propícios pra abrir um perfil e ficar famoso.

Significado de Dogma: significa literalmente “o que se pensa é verdade”, "fundamento religioso em que determinado ponto em uma doutrina é dado como indiscutível, inquestionável, uma verdade absoluta que deve ser ensinada com autoridade", está presente em várias religiões (leia mais em Significados).

6 comentários:

  1. É mesmo muito complexo isso de religião. Costumo não discutir, pois acho uma questão muito delicada. Mas gostei do seu post. Eu gostaria muito que o povo respeitasse o Papa e não fizesse manifestações nessa semana. Afinal o Papa não para ver a Dilma e sim para se encontrar com os Jovens do mundo inteiro. Respeitar uma autoridade seja qual for a religião deveria ser levado em conta.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Eu fico impressionada com o poder de sedução (no bom sentido) que um Papa exerce sobre as pessoas. Fiz um post no meu blog hoje, falando sobre isso. É o assunto do momento e deve ser desenvolvido. Fé.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu!
    Cada religião dita o que bem quer, assim segue quem quer. Um católico ou qualquer fiel de outra religião, que somente vai à missa (ou culto) mas não segue os preceitos da igreja, não pode dizer que é religioso. Apenas está cumprindo um papel social ou melhor, dando satisfação social para seus "comparsas". Perdendo tempo por que não vai pro céu... rs.
    O Estado dita suas normas (leis) e quer cumpridas. Por exemplo, o aborto - existem leis que o regulariza mas são leis que já não satisfazem o que na realidade acontece. Como o Estado não tem capacidade de controle sobre as ações humanas e nem mesmo faz campanhas de esclarecimento; liberando o aborto, ele se isenta da punição.
    O nosso governo quer copiar o modelo de saúde da Inglaterra, no que tange a formação dos médicos, deveria era copiar o sistema social que dá todo apoia à adolescente gestante e depois mãe, até que ela encontre um trabalho definitivo após o período de amamentação.
    O que a Igreja quer do Estado é o respeito à vida e você está certa em dar uma cutucada nesse povo que reclama disso ou daquilo. Afinal, quem sofre não são as instituições, é o indivíduo que "rebelde" colhe os frutos da sua "independência". Ser dono do próprio nariz é arcar com as consequências do seus atos.
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  4. Lua,
    Parabéns pelo post. Não existe religião 100% perfeita. As pessoas tem o comodismo de julgar o que serve para o bem delas e sempre vai haver algo contra o que elas pensam. Espero respeito ao Papa e claro segurança, coitado quase foi levado pelo povo. Fiquei apavorada.
    Tem outra sugestão de muso que quer ver no blog?
    ótimo dia
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qto ao seu comentário lá no blog, Não roo unha, o formato das minhas unhas é pequeno mesmo. Herdei da minha avó paterna. :/
      Big Beijos

      Excluir
  5. Voltei aqui, porque fiquei em dúvida se o meu comentário havia sido gravado ou não, depois que li o seu comentário no meu blog. Eu não fiz uma crítica, e fiz questionamentos sobre a transformação que ocorre nas pessoas a presença do Papa. Tudo muda como se fosse uma magia. Eu cito inclusive que quando fui a Roma, escolhi que caisse num domingo pq eu queria ver o Papa. E te digo que foi uma das maiores emoções que tive na vida. É inebriante. http://www.superlinda.com/2013/02/fui-roma-e-vi-o-papa-bento-xvi.html

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...