segunda-feira, 13 de maio de 2013

11 Histórias de cozinha e dica de arroz soltinho

chefe cozinha pitacos de lua arroz soltinho
Dia 13 de maio é dia da Abolição da Escravatura, assunto esse que muitos blogs e programas de TV vão falar sobre, então eu vou comentar sobre um outro assunto que também é comemorado no dia 13 de maio (e eu só descobri essa semana) que é o Dia Nacional do Chefe de Cozinha!

Eu gosto de cozinhar e, durante um tempo, a cozinha me rendeu uma boa grana. 
Quando morei no Rio de Janeiro e tinha os finais de semana livre, pensei em algo que me rendesse um extra e optei por cozinhar porque era algo que eu tinha experiência, não só porque em casa sempre cozinhei, mas porque na época eu trabalhava como doméstica e, entre as funções, estava cozinhar. 

Eu trabalhava num condomínio de classe alta no Rio e já tinha ouvido pessoas reclamando que suas empregadas não cozinhavam bem ou reclamando que no fim de semana queriam comer algo diferente e vi aí uma oportunidade de ganhar uma renda extra. 

Fiquei pensando que colocar em folhetos e cartões 'cozinheira de fim de semana' não chamaria muita atenção do povo rico do condomínio, e como era uma época onde estava entrando na moda o tal 'personal' pra tudo,mandei fazer folhetos e cartões me anunciando como 'personal cook'.
Nos cartões eu me oferecia para dar aulas de forno/fogão para as empregadas, nas casas dos condôminos, o que resultaria no almoço do sábado ou domingo.

Eu montava vários cardápios com direito a entrada, prato principal e sobremesa e, sabe como eu fazia isso? Eu tinha computador, mas como eu não tinha acesso a internet no quarto de empregada, eu ia ao shopping e aproveitava que dava pra olhar os livros nas livrarias e copiava as receitas; copiava dicas dos sabores que combinavam, dos vinhos que casavam bem com o que, como arrumar uma mesa...Chegando em casa, montava os cardápios com pelo menos três opções de combinações. 

Foi uma época legal, cansativa, mas legal. Eu morava onde trabalhava e só depois das 23h eu conseguia ir deixar o cardápio na caixa do correiro da casa que tinha me ligado (muitas vezes em condomínios vizinhos) e, depois que optavam por um dos cardápios, eu voltava para deixar a lista de ingredientes. Eram longas caminhadas, mas os extras me rendiam um bom dinheiro e olha que fui até pra Búzios fazer ceia de réveillon  com direito a motorista levar e trazer...  

Bem, o dia do chefe de cozinha me lembrou dessa fase da minha vida e, em comemoração ao dia, eu vou deixar uma dica de como fazer o prato que, embora seja um do mais consumidos no Brasil, parece que deixa muita gente apreensiva na hora de fazer, mesmo quando são ótimos cozinheiros: arroz soltinho! 

Faz um bom tempo que eu só faço arroz na panela de pressão. É rápido, é prático, é fácil. E se você seguir a dica e usar um bom arroz (tem muita gente que acha que o arroz empapa por que usou muita água, e quase sempre é, mas tem arroz que não adianta, é dele. Então se você usa um arroz que sempre fica grudado, com cara de risoto, experimenta trocar a marca)

Início: coloco umas duas colheres de sopa de óleo na panela de pressão e adiciono alho picado (eu gosto de ralar porque não gosto de morder o alho) e pimenta biquinho picada (pimenta biquinho não arde, só da sabor). Eu não uso cebola, mas pra quem gosta, pode botar que não vai fazer diferença no cozimento. Dou uma fritada e adiciono o arroz.

arroz panela pressão
A medida de arroz é: uma xícara para duas de água fria. Vai fazer duas xícaras, são quatro de água. Dou uma fritadinha no arroz, junto com o alho e a pimenta, coloco sal (pra uma xícara eu coloco uma colher de café, mas sal é a tal questão de gosto. E quando quero com sabor diferente, coloco, pra uma xícara de arroz, meio caldo de galinha picado (espere dissolver pra tampar a panela)

Minha panela de pressão é daquelas tradicionais, estreitas, então estou postando essa foto que é da panela da minha mãe pra você ver que também dá pra fazer se a sua panela for mais larga

Em qualquer panela de pressão que você usar a dica é: colocou os ingredientes e adicionou a água, feche e espere a panela pegar pressão. Quando começar a chiar, conte três minutos e desligue a panela. Atente que eu disse TRÊS minutos. Não dois e meio, não quatro, ok? Então preste atenção para não passar do tempo e depois, enquanto o arroz acaba de secar com a panela desligada, você vai arrumar a mesa, fazer a salada, fritar o bife.

Desligou, espere pelo menos uns 20 min pra abrir a panela (quando eu faço só pra mim, com 10 min já estou abrindo para comer que eu gosto do arroz molhadinho, meu pai é que gosta mais sequinho, então espero uns 20).
Abriu a panela, mexa com um garfo pra separar os grãos ou com uma escumadeira grande, coloque numa travessa (tá, aqui em casa vai na panela mesmo) e bom apetite!

cozinhar arroz pitacos de lua

Arroz soltinho, soltinho. Algumas vezes eu adiciono milho, ou mandioca picadinha, batata doce, coxa de frango. Nesses casos adiciono mais meia xícara de água e um cadinho mais de sal e aumento para 5 min o tempo de cozimento. 

Se você cozinha arroz na panela de pressão ou se testar a dica, conta pra gente. 

E você, qual o prato que você faz em casa que tem faz parecer um chefe de cozinha? Se tiver a receita no seu blog, posta o link


11 comentários:

  1. Em casa usamos a panela elétrica, super prática e deixa o arroz soltinho, além de mantê-lo aquecido por um bom tempo.

    Morro de medo de panela de pressão, não gosto nem de ficar na cozinha quando tem uma no fogão.

    Nunca comi arroz com pimenta biquinho, vou testar qualquer dia desses.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Vou mostrar essa receita para a minha mãe. Pois ela nunca consegue fazer um arroz assim soltinho. Que dica legal essa que vc mostrou. Nunca ela fez numa panela de pressão. Adorei. E se um dia ela fizer venho aqui te contar. Eu também não sei fazer arroz. Aliás, lá em casa a gente nunca come em casa mesmo...rsrs... Só no domingo e fico sempre ajudando no arroz mas nunca fica soltinho.
    Sua vida era mega corrida, né? Adorei saber mais de vc.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana eu até gosto daquele arroz molhadinho, estilo 'juntos chegaremos lá', mas se tem mais gente pra comer, não dá, né? A maioria prefere soltinho...

      Hoje em dia eu até tenho preferido, é mais agradável de comer, não faz aquele 'bolo' na boca :)

      Qualquer dia desses conto como eu fui do Rio de Janeiro pra Salvador pegando carona :)

      Excluir
  3. Oi, Lu!! O meu comentário poderia ser o mesmo comentário da Crys. Faço arroz na panela elétrica, além de outras coisinhas mais, como feijão. Tenho muito medo de usar panela de pressão, então não tenho. E se vou na casa de alguém que a panela esteja chiando, volto outra hora.
    Sou bastante preguiçosa para cozinhar, porém se estiver com gente animada, cozinhar vira uma grande alegria. Meu irmão é chef e tem um restaurante em Campos do Jordão. Aprendi muita coisa com ele, apenas olhando, porque na cozinha que ele está ninguém mete a colher. As únicas coisas que não me meto a fazer são tortas com massa folhada. Não gosto de usar rolo, ainda mais abrir e dobrar a massa inúmeras vezes... definitivamente não é comigo.
    Para mim, a melhor invenção dos últimos tempos, foi a esfiha aberta :)
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Crys e Luma

    Minha mãe tem essa panela elétrica, mas eu não gosto. Além de gastar luz, pra limpar, bem limpa, essa panela da trabalho já que o vapor do arroz (que é uma mistura do amido com a gordura do arroz) entra debaixo daquela borracha que, diferente da borracha da panela de pressão, não solta.

    Eu amo muito panela de pressão, depois que passei a morar sozinha, uso muuuuito porque misturo frango ou legumes com o arroz e cozinho junto, sem contar que em 5 min faz uma sopinha ótima!!!

    Problema da panela de pressão é o mau uso (encher mais do que a capacidade) e a falta de cuidado em desentupir a válvula e trocar a borracha.

    Mas eu já tive chefe que quando entrava na cozinha e a panela de pressão estava chiando, ele passava pela cozinha grudado na parece do outro lado do fogão rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha panela elétrica não tem borracha e ela solta a parte que cozinhamos da parte elétrica para poder ser lavada. Não tem trabalho algum :) Acho ótima cozinhar sem precisar vigiar a panela. Beijus,

      Excluir
    2. Luma minha mãe tem duas, de marcas diferentes e dia desses comprou outra pra dar de presente, as três tinhas borracha. Então vc teve sorte na escolha da sua panela (ou nunca observou que tinha que tirar pra lavar kkk)

      Ah, eu não ligo de vigiar a panela por 3 min não. Me incomoda é gastar luz numa coisa que não tem necessidade.

      Mas é questão de gosto. Eu AMO muito panela de pressão :)

      Excluir
  5. OI Lua, adorei a dica do arroz soltinho. Sabe que nunca fizemos arros na panela de pressaõ aqui em casa. E olha é que ainda é econômico, né?
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa!
    adorei a receita e o passo a passo!
    acho que sei fazer mais doces, porcariadas kkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Vai parecer ignorância, mas eu sou um bom cozinheiro, não vi na descrição do modo de fazer, você lava o arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rotsen, já lavei...hoje não lava mais. Arroz de boa qualidade, não carece mais dessa prática. Só dou aquela boa olhada nele antes de por na panela, vai que...

      Infelizmente ainda não dá pra dizer o mesmo do feijão...

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...